Desde a antiguidade, a vendimia (em espanhol) ou vindima (em português), significa o período de colheita da uva. vendimia é a tradicional festa da colheita da uva.
De modo geral, no hemisfério sul a vendimia é celebrada entre os meses de fevereiro e abril, enquanto no hemisfério norte ocorre entre julho e outubro. O período de colheita varia de acordo com diversos fatores: o tipo de uva, as particularidades do lugar e clima, o grau de maturação que se deseja do fruto, etc.
Mais especificamente aqui no Chile, março e abril são ótimos meses para os apreciadores de vinhos viajarem, pois nessa época as vinícolas estão trabalhando a todo vapor para finalizarem sua safra. Além disso, são meses de organização da vendimia. Todos os anos as programações surpreendem!
A pisagem de uvas é um trabalho tradicional que é feito no momento da colheita!
As festas da vendimia são separadas e organizadas por vales (por exemplo, Vale do Colchagua, Vale de Casa Blanca, Vale de Maipo, etc) e suas respectivas vinícolas. Ocorrem em lugares abertos como as praças das cidades que sediam o evento, atraindo muuuita gente para estas regiões. Cada vinícola organiza seu próprio espaço individualmente onde expõem seus vinhos.
Para provar os vinhos, as vinícolas montam um stand principal de venda de pulseiras de identificação. Após a compra dessa pulseira, vocês ganharão uma taça para degustação que irá ocorrer ao longo da comemoração.
O evento costuma, ainda, ter apresentações de danças típicas, shows de artistas locais, barracas com comidas e artesanato, entre outras atrações. Ou seja, uma experiência realmente inesquecível!!
Os vinhos trazem muita história e muito amor em sua produção!
Chegamos ao fim desse post sobre a festa da colheita da uva no Chile!
Ah, não esqueçam de ver meu vídeo sobre essa festança! Hahaha
Por fim, se quiserem saber mais sobre a festa, as degustações, locais e como ir, me chamem no whatsapp!
Beijão!