17.1 C
Santiago do Chile
CUSCO

MERCADOS POPULARES DE CUSCO

É quase impossível pensar em Cusco, sem lembrar de todas as suas cores, flores e nativos vestidos de roupas tradicionais e coloridas! Assim, quem visita a cidade deseja levar pra casa um pouquinho de toda essa beleza ímpar do nosso vizinho brasileiro. No entanto, uma das dúvidas de quem está em Cusco, é onde encontrar produtos típicos a preço justo e de boa qualidade. Por isso, neste post, vamos te apresentar opões topzeras para comprar desde aquelas lembrancinhas dos amigos, até alimentos típicos da região: os mercados populares de Cusco!


CUSCO

Cusco é considerado o “umbigo do mundo”. A cidade peruana com mais de 428.000 habitantes é parada obrigatória para quem visita o Peru. Localizada num ponto chave para quem deseja conhecer os sítios arqueológicos da região, Cusco serve como base para a maioria dos turistas em viagem pelo país. Além disso, a antiga cidade possui grande relevância histórico-cultural, pois foi a capital do Império Inca. Já respondemos as perguntas mais frequentes sobre Cusco neste post! (Não esquece de dar uma olhada, tá?)


MERCADOS POPULARES DE CUSCO

A tradição andina se faz presente em todos mercados populares de Cusco. As cores vivas e marcantes dos tecidos produzidos artesanalmente, as frutas típicas e exóticas da agricultura local, além dos artesanatos com características peculiares, dão o tom desses lugares. Para descrever um pouco mais sobre o que cada um desses centros comerciais oferecem, vamos falar com detalhes de cada um deles!

MERCADO SAN PEDRO

Prepare-se para conhecer o mercado mais raiz de Cusco! Sabe aquele mercado famoso da sua cidade, nada nutella sofisticado, onde você encontra de tudo, com zero frescura? O Mercado San Pedro é assim. Lá você vai encontrar todo o tipo de produto: frutas e verduras andícolas, chás, ervas, queijos, artesanatos e lembrancinhas com precinho acessíveis.

O local fica a poucas quadras de distância da Plaza de Armas, no centro de Cusco, ou seja, é super fácil de chegar até lá. As bancas são cheias de mercadorias com coloridos vibrantes, organizadas lado a lado, várias delas oferecendo o mesmo produto, o que facilita na hora da pechincha. Portanto, NEGOCIE! Sempre dá pra pagar um pouco menos, rs.

Porém, se você tem estômago fraco, recomendo evitar a seção de carnes! Nesta área, tanto o cheiro quanto o visual podem gerar um certo desconforto nos mais sensíveis. Isso porque, nessa espécie de açougue, os animais abatidos são cortados na hora da venda, bem diferente dos açougues brasileiros. No entanto, essa seção está localizada no fundo do mercado, então fica fácil de evitá-la, ok?

Mercado San Pedro – Google Maps

MERCADO DE WANCHAQ

O Mercado de Wanchaq é um dos mais populares da cidade, e fica no distrito de Cusco que leva o mesmo nome, bem próximo do Centro Histórico. Assim como os demais mercados da cidade, o Wanchaq também é um centro comercial com preços atrativos e muitas variedades. Embora seja muito movimentado, este mercado recebe majoritariamente a população local.

Diferente do mercado San Pedro, o Wanchaq é um mercado de alimentos e serviços. De um lado você pode encontrar chaveiros, relojoeiros, sapateiros e costureiras, enquanto na maior parte do espaço você vai ter frutas frescas, perfumadas, vindas de diversas regiões do Peru.

A praça de alimentação do mercado também merece ser citada. Num prédio anexo ao principal fica o conjunto de restaurantes do Wanchaq, que são bastante disputados pelos moradores da região, pois os pratos são generosos – como em todo o Peru –  e as refeições são baratas. Sem dúvidas, vale a pena visitar este mercado!

Mercado de Wanchaq – Google Maps

MERCADO PISAC

Pisac é um pequeno povoado que faz parte do Valle Sagrado dos Incas, nas redondezas de Cusco. Apesar de estar mais distante, cerca de 34km, compensa viajar 40 minutos para conhecer esta maravilha. Aqui, a riqueza cultural e a tradição preservada desde o tempo de império, fazem do mercado um ponto de parada indispensável para os turistas. Com várias barraquinhas coloridas, o centro comercial concentra artesanatos, roupas e bebidas típicas.

MERCADO PISAC

Outro marco deste mercado é a culinária. Além de produtos in natura, o local conta com restaurantes que oferecem diversas comidas típicas, muitas delas feitas a base de batata. Sim, BATATA! Se você não sabia, estudos comprovaram que essa paixão mundial nasceu no Peru, há cerca de 8.000 a.C. Atualmente, o Peru cultiva mais de 3.200 tipos de batatas diferentes e só em Cusco, são cultivados 1.200 amostras do tubérculo. Não é difícil entender porque os peruanos gostam tanto desse alimento, né?

Mercado Pisac – Google Maps

MERCADO BARATILLO

O Mercado Baratillo, também chamado de Mercado do Paraguai, é uma feira que acontece todos os sábados, no bairro de Santiago. Neste comércio você vai encontrar qualquer tipo de produto, e quando eu digo QUALQUER, eu quero dizer qualquer meeeeesmo! As mercadorias vão de antiguidades à objetos usados.

É uma verdadeira loucura! Roupas, músicas, calçados, eletrônicos, tecidos artesanais, objetos de decoração, móveis, bonecas e até vinis antigos podem ser encontrados por lá. Há quem diga que se você foi roubado, pode ser que encontre seu bem nesse mercado das pulgas. Assim, é preciso cautela! Embora seja um lugar inusitado, certamente não é o lugar mais seguro de Cusco, ok?

Mercado Baratillo – Google Maps


Bom pessoal, estes foram os mais importantes mercados populares de Cusco! Se você também quer saber sobre os melhores lugares para fazer compras em Cusco, é só dar uma conferida neste link!

Espero que você tenha gostado! Deixem nos comentários o que você achou, tá bom! besos :*

Related posts

EVENTOS ANUAIS DE CUSCO IMPERDÍVEIS

grazy cris

RESTAURANTE BEMBOS – FAST FOOD PERUANO

nathali abreu

O QUE FAZER EM CUSCO COM CRIANÇAS?

lua maria
%d blogueiros gostam disto: