20.7 C
Santiago do Chile
CUSCO

LUGARES PARA FAZER COMPRAS EM CUSCO

Cusco é uma das principais cidades do Peru, um país riquíssimo em valor histórico-cultural. Cheia de referências andinas, a antiga capital inca é ponto de partida para Machu Picchu, parada obrigatória para quem visita o país. E é claro que quem faz uma viagem incrível dessa, quer trazer lembranças inesquecíveis do lugar, inclusive as materiais, rsrs. Afinal, viagem sem souvenir não é viagem, não é mesmo? Então, nesse post vamos te mostrar os melhores lugares para fazer compras em Cusco. Vem comigo!


PLAZA DE ARMAS E CENTRO HISTÓRICO

A Plaza de Armas é sem dúvidas o principal centro econômico de Cusco. Lá, é possível encontrar desde lojas de joias fabricadas pelos próprios artesões locais, até lembrancinhas típicas do Peru. Além disso, as ruas próximas também oferecem várias opções de lojinhas, com tantas opções coloridas e encantadoras, que vai ser difícil escolher o que levar. Outra alternativa são os vendedores ambulantes, que apresentam um diversidade enorme de produtos, tais como joias, pedras, além das típicas roupas feitas com lã de alpaca (fofiiiinhas e quentiiiiinhas).  Embora seja o centro principal, na Plaza de Armas os preços são acessíveis e pechinchar é essencial. Aproveite para exercitar sua lábia e comprar produtos por precinhos maraaa!

Plaza de Armas – Google Maps

PLAZA DE ARMAS

BAIRRO SAN BLAS

Neste bairro, referência do cenário cultural de Cusco, você vai encontrar muitas lojas de artesanatos e ateliês. A região é repleta de galerias de arte, mas o principal atrativo para quem quer fazer boas comprinhas, é a feirinha de artesanato, que acontece todos os sábados, na praça da igreja. Além disso, o diferencial dessa área é que a maioria dos artigos são exclusivos e originais, bem diferentes dos encontrados na Plaza de Armas, por exemplo. Vale a pena reservar um tempinho no seu sábado para conhecer essa feira inusitada!

Bairro San Blas – Google Maps 

BAIRRO SAN BLAS

CENTRO ARTESANAL CUSCO

O Centro Artesanal pertence à prefeitura da cidade e fica localizado no final da Avenida El Sol. Neste mercado você vai se deparar com uma infinidade de produtos típicos, além de lembranças como camisetas, chaveiros, bonés, etc. O espaço é organizado em estandes, dispostos lado a lado, muitas vezes com produtos idênticos, logo, aproveite para negociar, ok?

Centro Artesanal Cusco – Google Maps

CENTRO ARTESANAL CUSCO

MERCADO SAN PEDRO

Bem parecido com nossos mercados centrais, o Mercado San Pedro é famoso por suas frutas exóticas, além da variedade de alimentos típicos da região que oferece. Embora seu ponto forte seja o comércio de verduras, queijos, carnes e grãos, sem esquecer sua disputada praça de alimentação, o local também conta com diversas bancas de artesanatos, a preços mais baratos que em qualquer outro lugar de Cusco.

Mercado San Pedro – Google MapsMERCADO SAN PEDRO


CHINCHERO

Chinchero é um povoado próximo a cidade de Cusco, com população nativa, cuja principal fonte de renda é a produção de tecidos artesanais. Os tecidos produzidos por este povo são totalmente confeccionados com técnicas seculares, assim como era feito durante o império inca. Além disso, todas as cores vibrantes são produzidas através de substâncias naturais.

CHINCHERO

As estampas também são tipicamente andinas, e todo o processo de confecção e tingimento das peças é explicado passo a passo pelos artesãos. Portanto, Chinchero é sem dúvidas um local fantástico para quem quer levar na mala um pouco da cultura inca.

Chinchero – Google Maps


CENTRO TÊXTIL TRADICIONAL DE CUSCO

Na Avenida El Sol, uma das principais avenidas de Cusco, está localizado o Centro de Textiles Tradicionales de Cusco. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos criada pelos próprios tecelões andinos, em 1996. Neste centro, tudo é artesanal. A origem e cultura é conservada e a técnica para confecção dos tecidos é secular. Infelizmente, devido à globalização e ao monopólio de grandes empresas têxteis, esta organização está ameaçada, por falta de recursos.

Se você procura roupas tradicionais com qualidade incomparável, não há na cidade lugar melhor que o Centro Têxtil. Além da oficina, o centro conta ainda com um museu, que conta a história da produção têxtil, e também com a loja, onde são comercializados os produtos. Dessa forma, ao comprar uma peça, você está apoiando não só a manutenção dessa cultura tão fantástica, como a sobrevivência dos produtores. Não deixe de conhecer esse lugar!


Bom pessoal, estes são os principais lugares para se fazer compras em Cusco. Espero que tenham gostado dessas sugestões!

Quer saber mais sobre Cusco? Confira nossas dicas sobre os passos iniciais na cidade neste post, e também as perguntas mais frequentes sobre Cusco nesse outro link aqui!

Não deixe de contar pra gente nos comentários sua experiência na cidade, hein? Besos :*

Related posts

PIZZARIA ALLEGRA

nathali abreu

TOUR LAGUNA HUMANTAY

camila cardua

ROTEIRO DE 7 DIAS NO PERU – LIMA E CUSCO

bruna godinho
%d blogueiros gostam disto: