Bariloche é um dos destinos mais procurados na Argentina, justamente porque oferece muitos atrativos. Porém, talvez a primeira coisa que venha à sua mente quando falamos dessa cidade seja a neve, mas aqui abaixo eu listo algumas sugestões de passeios pra te mostrar que Bariloche vai muuuuuito além.
Vem comigo!!
CIRCUITO CHICO
Recomendamos começar pelo tour do Circuito Chico porque ele meio que representa uma carta de boas vindas à cidade. Com certeza é um dos passeios de Bariloche mais procurados.
É um passeio que leva cerca da metade de um dia percorrendo cerca de 60 km desde as margens Lago Nahuel Huapi até o famoso Hotel Llao Llao.
O visu do trajeto é lindo, o que já ajuda pra tirar aquelas fotos icônicas nos mirantes encontrados ao longo do caminho e fazer sucesso nas redes sociais (me julguem! Kkkkk).
Nesse passeio é possível avistar o Cerro Campanário – de onde se tem a mais bela vista de Bariloche, o Cerro Lopez, a Capela de Santo Eduardo e a Colina da Capela.
CERROS
A região de Bariloche é repleta de Cerros (ou “morros”, no nosso bom e velho português), que por oferecerem uma visão privilegiada de toda beleza da cidade é algo que não pode faltar de jeito nenhum na sua programação de viagem a Bariloche.
O acesso se dá via teleférico, e cada Cerro proporciona uma experiência diferente.
Os Cerros Tronador, Bayo e Catedral são ideais para esquiar, sendo esse último o maior centro de esportes da América do Sul. Simplesmente imperdível!! Não tem como ir a Bariloche e não fazer check-in lá. Hahaha
Já o Cerro Otto foge do convencional porque lá existe uma Confeitaria Giratória, que te permite fazer uma pausa pro lanche enquanto aprecia a vista numa instalação rotativa. Bem legal!!
ROTA DOS SETE LAGOS
Outro passeio, porém de percurso um pouco mais longo – 110 km, é a Rota que passa passa por Sete Lagos da região: Espejo, Correntoso, Villarino, Falkner, Escondido, Machónico e Lácar.
O percurso é encantador e vai da cidade de Villa la Angostura a San Martin de los Andes.
Vale muito a pena sair desbravando as estradas de Bariloche e se apaixonar pela riqueza da natureza local, no melhor estilo road trip. Hahaha
CENTRO DA CIDADE
Não sei vocês, mas considero o centro das cidades que visito um point indispensável no roteiro.
Geralmente é o local onde fica concentrado o comércio local e funciona como uma espécie de bússola que direciona as saídas para todos passeios.
É tipo um ponto de referência. “Quer ir à atração tal? Ela fica na rua X à direita do centro.” Diz se não é mais ou menos assim que funciona? Kkkkkkkkk
Em Bariloche a rua mais procurada pelos turistas é a Rua Mitre. Lá você encontra restaurantes, lojas de artesanato local e lembrancinhas, lojas de aluguel e venda de roupas de frio, e vááááárias lojas que vendem chocolate.
Eu não falei que era um passeio indispensável? Hahaha
CENTRO CÍVICO
Declarado Monumento Histórico Nacional em 1987, o Centro Cívico de Bariloche é um conjunto de prédios históricos ao redor de uma praça no centro da cidade.
Dentre as construções ali situadas estão o Museu da Patagônia Francisco P. Moreno, a Biblioteca Popular Domingo Faustino Sarmiento, um Departamento de Polícia, Correio Municipal e a Prefeitura da cidade, em um prédio no qual há um relógio que mostra figuras que representam Bariloche: um índio, um missionário, um fazendeiro e um conquistador. Achei esse relógio uma graça! hahaha
É um programa beeeeem de turista mesmo, mas bacana pra conhecer mais a fundo a origem da cidade.
PASSEIOS DE BARCO
Por ser uma região de lagos (e lagos de águas cristalinas, meu bem! Hahaha), em Bariloche há passeios de barco muito procurados pelos turistas.
Uma ótima opção é o passeio à Isla Victoria e Bosque de Arrayanes.
Na Isla Victoria é possível navegar pelo lago Nahuel Huapi e suas águas translúcidas, além de explorar o lado norte da Patagônia Argentina. Segura o queixo pra ele não cair quando você vir tantas paisagens lindas. kkkkkk
Já no Bosque de Arrayanes, você encontrará árvores de troncos enormes, que chegam a medir 20 metros de altura, em uma área de vegetação muito linda que te leva a apreciar a riqueza da flora local.
Ali você se permite parar e contemplar a riqueza com a qual a mãe natureza nos presenteia, sentadinho debaixo de uma das muuuuuuitas árvores ou caminhando por suas trilhas.
Ao final do passeio, recomendo tomar um café na casa de chás disfarçada (hahahah) de cabana que tem lá.
PIEDRAS BRANCAS
Se você até gosta de esportes na neve, mas não tem habilidade (ou coragem kkkkkkk), Piedras Blancas é pra você!!
Lá as atividades são mais lúdicas, voltadas para diversão em família.
O esquibunda é garantia de muuuuuuuuuuita diversão. Pode apostar!
PARQUE NAHUELITO
Ideal para crianças, inclusive as maiores de idade (Me identifico! Kkkkkkkk), o Parque Nahuelito é uma área de três hectares na qual estão exibidas mais de 30 réplicas de dinossauros super realistas.
O passeio é todo acompanhado por guias, que nos passam informações detalhadas sobre cada espécie dessas criaturas que existiram há milhões de anos.
Me senti um pouco no filme Jurassic Park. Kkkkkkkk
EL BOLSÓN
Localizado a 120 km de Bariloche, El Bolson é um povoado super charmosinho onde existem vários pequenos produtores agrícolas, especialmente de frutas e de lúpulo. Não por acaso nesse região haver várias fábricas de cerveja artesanal.
Outro atrativo da cidade é a Feira Artesanal, que tem cerca de 300 bancas de frutas, legumes, flores, doces, couro, cerâmica, lã, madeira, metais etc. Quem aí, além de mim, é do time dos loucos por feirinhas? Kkkkkkk
Vale muito a pena separar um dia no roteiro para visitar esse povoado que parece de “faz de conta” de tão lindo.
Esses são os principais passeios de Bariloche.
Acho que deu pra mostrar bem que a cidade oferece opções de ecoturismo, esporte na neve, entretenimento e cultura, ideal para famílias, grupos de amigos, casais e até mesmo o viajante solo.
Partiu Bariloche??