14.4 C
Santiago do Chile
VINHOS

DOENÇAS DA UVA

Agora vou falar pra vocês sobre a questão das doenças da uva, que geram a CONCENTRAÇÃO DOS AÇÚCARES na uva. Prestem atenção porque lá na frente quando estivermos falando de alguns certos estilos de vinho, é importante lembrar disso pra entender o porque de alguns vinhos serem tão doces!)


SOBREMATURAÇÃO

Durante os primeiros momentos dessa situação, a uva vai desenvolver aromas de fruta madura exagerados e acumulam um nível de açúcar mais alto. Depois de um período mais largo, as uvas começam a converter-se em uvas passas porque a água que tem dentro delas simplesmente evapora. Isso vai concentrar os açúcares e os ácidos dentro da uva, fazendo com que ela desenvolva aromas de fruta seca. Na hora da colheita os níveis de açúcar vão estar tão altos que essas uvas são normalmente utilizadas para fazer vinhos doces.

Vinificación del vino dulce en el marco de Jerez. - CataDelVino.com

BOTRYTIS/PODRIDÃO NOBRE

DOENÇAS DA UVA

Botrytis é um fungo que ataca as uvas maduras! Oh ceeeeeeeus, como fazemos para impedir? hahahaha Na verdade, alguns produtores até querem que isso aconteça! Deixa eu explicar o porque!

Esse fungo vai fazer um orifício na pele das uvas, fazendo com que toda a água de dentro dela se evapore. Isso vai fazer o que? Vai concentrar os ácidos, açúcares e sabores da uva. Agora assim, atenção: O fungo pode facilmente destruir as uvas. E para que seja algo realmente benéfico, algumas condições específicas precisam acontecer:

  1. O fungo deve se desenvolver em uvas maduras
  2. Devem acontecer as condições ideais na vinícola: manhãs úmidas e com neblina para permitir o aparecimento e desenvolvimento do fungo, seguido de tardes quentes, secas e calorosas para limitar esse desenvolvimento e impedir que o fungo destrua a uva.

Essas uvas afetadas pela Podredumbre Nobre normalmente também são utilizadas para fazer vinhos doces!

Botrytis cinerea: la podredumbre noble | Vinoble

UVAS CONGELADAS

Em algumas regiões vinícolas, a concentração dos açúcares das uvas, é feita de uma forma diferente.

As uvas sãs são deixadas na videira durante todo o outono e inverno. Quando a temperatura cai o suficiente, a água de dentro das uvas se congela. A colheita dessas uvas é feita quando ainda estão congeladas, se transportam até a bodega e se prensam antes que se descongelem. E o legal é que quando se prensam uvas congeladas, tem como separar os cristais de gelo, assim como as peles, da pequena quantidade de líquido que ficou sem congelar.

E não preciso nem falar sobre este líquido bendito, né? Cheeeeeio de açúcares, ácidos e sabores! O vinho resultante dele é chamado de Icewine/Eiswein/Vino de hielo e vai ter características varietais concentradas e puras!

Uvas congeladas fondos de pantalla | Uvas congeladas fotos gratis
Texturas

Prontinho, espero que tenham gostado dessa aula do curso de hoje sobre as doenças da uva e concentração de açúcares. Agora já sabem o passo-a-passo sobre como ocorre o processo de amadurecimento das uvas e as situações específicas onde são concentrados os açúcares nela para produção de vinhos doces! (E magníficos! hahaha).

Por fim, se quiserem saber mais me chamem no whatsapp. Até a próxima aula!

Related posts

VINIFICAÇÃO – COMO OS VINHOS SÃO PRODUZIDOS?

Laíse Mesquita

CORREÇÕES NOS VINHOS

Laíse Mesquita

INTRODUÇÃO AO MUNDO DOS VINHOS

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: