14.4 C
Santiago do Chile
ARGENTINA

ESTAÇÕES DO ANO NA ARGENTINA

Ao programarmos uma viagem sempre pensamos sobre qual a melhor época para viajarmos. Pensamos justamente porque uma viagem mal planejada pode acarretar em vários probleminhas. Além disso, a escolha da estação correta com certeza impacta em 50% desse planejamento. Portanto, a fim de que vocês saiam daqui com essa porcentagem definida, aqui falarei sobre qual a melhor época para viajar à Argentina, dando ênfase em Buenos Aires, por ser a capital.

Dólar alto? Bora pra Argentina! | Dicas de viagem - Por CVC viagensA Argentina é, sem sombra de dúvidas, uma grande surpresa!

HISTÓRIA

Conhecida mundialmente como a terra do tango, Argentina surpreende e tem diversas atividades que atrai os olhares de vários países. Além disso, o país possui em seu currículo grandes histórias a serem contadas justamente por conta das suas lutas sociais e ditaduras ora ocorridas em seus pontos turísticos.

O país é o segundo maior da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola.

A área continental da Argentina está entre a Cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico. Além disso, faz fronteira com o Paraguai e Bolívia, com o Brasil e Uruguai e com o Chile.

Indo para parte econômica, a Argentina é uma das maiores economias da América do Sul, com uma classificação muito alta no Índice de Desenvolvimento Humano. Na América Latina, a Argentina possui o quinto maior PIB per capita e o maior PIB per capita em paridade do poder de compra.

Bom entender um pouco sobre o lugar antes de chegar até ele, né? Hahaha

What if Argentina Bought 0.5% of Bitcoin? – Best Bitcoin ExchangePesos argentinos. Atualmente, $ 1,00 peso custa cerca de R$ 0,24 centavos (reais).

ESTAÇÕES DO ANO ARGENTINO

O clima argentino é muito diversificado, ou seja, varia de região para região. Os principais tipos climáticos são: de morros a noroeste, sudeste e oeste; árido tropical a sul; árido frio a sudoeste, temperado continental ao sul; tropical ao norte; e subpolar no extremo sul.

Além disso, vale frisar que o clima no país é temperado, ou seja, com diversos contrastes e combinações.

Laíse, o que isso quer dizer? – Quer dizer que pode acontecer de tudo. Até neve em estação que não costuma nevar. Que louco, né? Hahaha

O que importa dizer é que, seja no outono ou no inverno, na primavera ou no verão, o país tem inúmeras atividades espetaculares e que não deixarão sua viagem ser pior ou melhor. Ela será excelente na medida do clima e do que vocês decidirão fazer.

5 lugares para visitar na Argentina - Patagonia Andina

Laíse, quero mais um empurrãozinho, ainda não decidi. 🙁 – Beleza, então se isso que vocês querem, vamos lá! Hahaha

PAÍS POR CADA ESTAÇÃO


OUTONO

Iniciando no dia 21 de março e terminando em 20 de junho, o outono argentino é para aqueles que não gostam de frio extremo. As temperaturas começam a cair (10 e 20 graus).  Além disso, cada canto do país encanta por suas ruas cheias de folhas amareladas, alaranjadas e por suas árvores com galhos secos. Com um clima ameno, o dia se inicia com um ar mais fresco; à tarde a temperatura aumenta; ao anoitecer, o friozinho gostoso se instaura em todo país. O outono é de um romantismo sem igual. Perfeito para os casais apaixonados!

Boa oportunidade para dar início a temporada de vinhos. O país possui uma média de 200 mil hectares de vinhedos, sendo considerada a região mais importante da América do Sul para a vinicultura. Experimente vinhos de uva Malbec, típica da Argentina.

Ah, dizem por aí ser a melhor época para viajar à Argentina! 🤭

Paisagem Outono no ParqueConseguiram entender a beleza do outono argentino? 😍

INVERNO

Iniciando no final de junho e terminando no final de setembro, o inverno argentino proporciona um clima frio e com muita neve, isso mais ao sul da Argentina (Bariloche, Patagônia, Ushuaia). Já para quem gosta de muitooo frio mas não desejam conhecer a neve, Buenos Aires, Córdoba e Mendoza são algumas boas opções, pois a probabilidade de cair neve é mínima.

O que sei é que o inverno argentino atrai inúmeros turistas brasileiros por ano. Durante o dia: 10 graus. As noites do país chegam a marca de 0º graus.

Em Buenos Aires venta muuuuito – culpa do clima oceânico! – e a sensação que sentimos ao sair na rua é que a temperatura está sempre mais baixa que o valor marcado nos termômetros.

Que tal se agasalhar e tomar bons vinhos? Se gostam disso, o inverno é a melhor opção. Aproveitem para ir em alguns dos cafés mais famosos também para tomar um chocolatinho quente – como o Café Tortoni, Café Lattente e o Coffee Town! Experimente o café local, o submarino (barra de chocolate mergulhada no leite quente), chás ou o matte, também comum na região Sul do Brasil.

DICA PARA MALA: Além das jaquetas e casacos, leve roupas para usar em camadas, luva, touca e cachecol. Isso porque, hotéis, restaurantes, museus e os estabelecimentos em geral, possuem aquecimento. Assim, quando você entrar no local, consegue tirar as blusas mais pesadas e ainda se manter aquecido.

O inverno na Argentina: sugestões de destinos e o que usar ...

PRIMAVERA

A primavera argentina vai do dia 21 de setembro até o dia 20 de dezembro. Para aqueles que odeiam frio e, também, odeiam calor, essa estação é a preferida. Além do clima ameno, essa estação surpreende por suas cores. Com muitas jacarandás (as famosas flores roxas), as cidades encantam. É sem sombra de dúvidas uma excelente época para conhecer o país. Além disso, informo que a cidade não para nessa estação também, viu? Então se preparem para os passeios e falem comigo caso queiram saber mais sobre eles. 🙂 Por conta da temperatura agradável (média entre 20° e 25°C) todas as atividades ao ar livre são extremamente recomendáveis.

Os parques ficam cheios durante todo o dia e há muitos grupos passeando de bicicleta, mesmo à noite. É o período perfeito para visitar o Paseo Del Rosedal e no Parque 3 de Febrero, em Palermo, que tem mais de 12 mil rosas de todas as cores e várias espécies.

Pontos negativos: Costuma chover um pouco nessa estação. Então não esqueçam de levar guarda-chuva e casacos leves, só para se prevenir.

DICA: experimentem os sorvetes porteños. São dos DEUSES!!! 😋

jacarandaes en flor, Buenos Aires, Argentina | Argentina travel ...Já se imaginaram tirando fotos aí? Muita blogueirice, né?! Hahaha 📸

VERÃO

Chegamos à última estação do post. Agora espero de fato que consigam decidir em qual delas viajar. 😂 Se tiverem oportunidade, experimentem ir em cada uma. Hahaha Estarão repetindo o país mas não a experiência. 😉

Bom, o verão argentino não costuma apresentar um clima absurdo de quente. É quente, mas não chega à sensação de 45º graus Hehehe. Normalmente vai de 30 a 35 graus! E é bem abafado, mesmo à noite. Essa estação vai de 21 de dezembro à 20 de março.

Não deixem de passar nas sorveterias para experimentar sorvetes de Dulce de Leche! hahaha Recomendo: Freddo, Jauja e Cadore!

Vantagem dessa época: Só escurece lá pras 19 horas! Então dá para aproveitar bastante durante o dia!

OBS: Sei que no Brasil verão é sinônimo de praia, mas em Buenos Aires.. não tem não, tá? Infelizmente! Não dava para ser perfeita! haha

Além disso, quem disse que Bariloche, Patagônia e San Martín de Los Andes só presta no frio está enganado. Esses lugares possuem maravilhosos lagos andinos e praias que vão deixá-los de queixo caído. É tudo muito gostoso e característico. Experimentem ver o pôr do sol, é lindo. Mais uma grande estação para conhecer!

Patagonia, ArgentinaOlha a cor desse lago na Patagônia

CURIOSIDADES CLIMÁTICAS

  • Veranito de San Juan (Verãozinho de São João): Por volta de 24 de junho, data do nascimento de São João Batista, em pleno inverno, a temperatura pode alcançar os 24°C (75°F). O fenômeno se estende entre 3 e 7 dias. É comum ver gente tomando sol nas praças da cidade, como se tivesse chegado a primavera.
  • Tormenta de Santa Rosa: Ciclo de chuvas e tormentas elétricas que acontecem com a chegada da primavera, ao terminar a estação do frio. Ocorre aproximadamente no dia 30 de agosto, festividade de Santa Rosa (“Buenos Aires, Ciudad secreta”, Germinal Nogués).
  • Neve em Buenos Aires: A história portenha registra somente duas nevascas: A primeira foi na noite do dia 22 a 23 de junho de 1918 e a segunda durante o feriado de 9 de julho de 2007.

CONCLUSÃO: QUANDO É MELHOR IR?

Pra te ajudar com essa pergunta, você basicamente vai precisar saber se quer viajar no frio ou no calor, com a cidade repleta de turistas ou mais vazia!

Resumindo: Lá, o verão é morno, úmido e com precipitação; o inverno é fresco e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 8 °C a 28 °C e raramente é inferior a 4 °C ou superior a 32 °C.

  • Se você não quer ir em uma época nem muito fria e nem muito quente: vá no outono ou na primavera! E tem uma outra vantagem de ir em uma dessas estações: os preços são mais econômicos devido à baixa temporada!
  • Mês mais quente: Janeiro!
  • Mês mais frio: Julho!
  • Época de alta temporada (onde a cidade fica lotada de turistas): De junho à agosto e no finalzinho de dezembro!

RESUMO DAS ESTAÇÕES DO ANO:

  • Primavera: temperatura agradável e cidade florida (de setembro a dezembro);
  • Verão: temperatura alta e cidade vazia (dezembro a março);
  • Outono: temperatura amena e temporada de vinhos  (março a junho);
  • Inverno: temperatura baixa, mas sem neve (junho a setembro).

Dicas extras: NÃO neva em Buenos Aires! E nem é de chover muito!

Nunca deixem de pesquisar “Buenos Aires clima” no Google na SEMANA QUE VOCÊ VAI! Pra saber exatamente como montar sua mala!


Perceberam que cada estação tem suas preferências e particularidades? Conseguiram ver que a viagem perfeita depende, exclusivamente, do gosto de vocês? Hahaha

Pelo menos tenho certeza que esse guia ficou bem explicadinho e que, agora, vocês conseguirão decidir qual a melhor época para viajar à Argentina. Uhuuuuuuuuul!

Na espera de que tenham gostado, encerro esse post muito feliz e na certeza de que sua viagem será um sucesso.

Ah, não esqueçam de tirar muuuuuuuuitas fotos. Me marquem, viu?!

Para saber mais, orçar passeios e obter descontos, falem comigo!

Related posts

PASSOS INICIAIS NA ARGENTINA

nathali abreu
%d blogueiros gostam disto: