27.5 C
Santiago do Chile
ILHA DE PÁSCOA

PASSEIOS TURÍSTICOS NA ILHA DE PÁSCOA

Conhecer a Ilha de Páscoa está na toplist de grande parte dos amantes da história mundial. A enigmática ilha do Oceano Pacífico desperta a curiosidade de milhares de turistas de todo canto do planeta, graças ao mistério que envolve os “Moai”, suas famosas estátuas de pedra. Além disso, essa ilha da Polinésia Francesa é simplesmente o território habitado mais afastado DO MUNDO! Então, se estão programando conhecer este ponto mítico pertencente ao Chile, se preparem para saber tudo sobre os passeios turísticos na Ilha de Páscoa neste post. Prontos? 

A ILHA DE RAPA NUI

Embora seja mais conhecida como Ilha de Páscoa, o nome nativo da Ilha é Rapa Nui, que inclusive é o mesmo nome do povo e do idioma local, não se atrevam a chamá-la de outro nome para os nativos, rsrs. Localizada a mais de 3.700 km de distância da costa chilena, esta ilha possui cerca de 7.750 habitantes. Eu contei tudo sobre a história da Ilha de Páscoa neste post aqui, então corre lá pra saber mais sobre a ilha, tá bom?

O grande lance da Ilha de Páscoa, que intriga historiadores do mundo todo, é como os Moai foram transportados de um ponto a outro, sendo que naquele tempo (1.000 d.C) não havia tecnologia suficiente para realizar tal proeza. Alguns acreditam em forças sobrenaturais, outros em ajuda alienígena… mas a verdade é que não há consenso científico sobre o tema.

Mas vamos direto ao assunto: os passeios turísticos na Ilha de Páscoa. Fiquem até o final desse post que vou te contar os principais e mais interessantes pontos dessa ilha misteriosa. Para facilitar a visualização, vou deixar abaixo o mapa com todos os pontos turísticos da ilha, ok?

MAPA ILHA DE PÁSCOA

AHU TONGARIKI

Os Ahus são plataformas sagradas com os moai. Ahu Tongariki é o sítio mais bem restaurado de toda a Ilha de Páscoa. Com 15 moais gigantes, muitos turistas consideram o mais bonito altar de moai da ilha, principalmente ao amanhecer ou entardecer, quando o sol dá uma beleza peculiar aos monumentos. Para chegar até lá são 20 km do centro de Hanga Roa, pela costa leste em direção ao norte.

AHU TONGARIKI

AHU TAHAI

Este ponto turístico é formado por três Ahus distintos: Ahu Vai Uri, com 5 moai, Ahu Tahai e Ahu Ko Te Riku, ambas com um moai cada uma. Perfeito para admirar o pôr do sol, este atrativo está localizado a 2 km de Hanga Roa e é o único que tem moai com olhos visíveis. Além disso, não é necessário o ticket do Parque Nacional Rapa Nui (expliquei sobre ele aqui) para entrar nesse sítio.

AHU TAHAI

AHU NAU NAU

O Ahu Nau Nau é uma plataforma que fica próxima da Praia de Anakena, onde vocês podem dar uma passadinha. Inclusive, os moai desse ahu são muito conservados e possuem uma riqueza de detalhes incrível, além de ser permitido chegar bem próximo deles. Então, com certeza é um ponto que vocês não devem deixar de visitar.

AHU NAU NAU

RANO RARAKU

Na região leste da Ilha de Páscoa, Rano Raraku é possivelmente a principal atração da ilha. Localizado no vulcão de mesmo nome, este ponto é conhecido como fábrica de moai, pois era nesse local que o antigo povo rapanui esculpia as gigantescas figuras de pedra antes de transportá-las para os outros pontos da ilha.

De alguma forma, os nativos descobriram que as pedras do vulcão eram mais maleáveis que as outras pedras encontradas na ilha e, por isso, escolheram este local para fabricar as esculturas. Atualmente, há cerca de 400 moai localizados nos canteiros do Rano Raraku. Não dá pra deixar de conhecer esse lugar, não é mesmo?

RANO RARAKU

RANO KAU

Trata-se de uma imensa cratera, formada pela erupção desse vulcão, o Rano Kau. Obviamente inativo, este é um dos três vulcões responsáveis por dar origem à ilha. Além do visual ser simplesmente INCRÍVEL, o lugar reserva muito da cultura rapanui. Portanto, vale super a pena conhecer esse lugar maravilhoso!

RANO KAU

ALDEIA ORONGO

Orongo é um aldeia erguida pelos antigos habitantes da ilha próximo ao Rano Kau. É neste ponto que acontecia a famosa competição do Homem-Pássaro – uma disputa entre os representantes de cada tribo na qual eles deveriam descer um paredão até o mar, nadar até a Ilha de Mutu, encontrar um ovo de pássaro e retornar todo o trajeto com o ovo intacto. Sem dúvidas, vale muito a pena visitar o local e conhecer mais sobre essa cultura!

ALDEIA ORONGO

AHU AVIKI

Ahu Aviki é a única plataforma da ilha em que os moai não estão de costas para o mar. De acordo com os guias, esses moai estariam olhando para a terra natal de onde vieram os primeiros polinésios e foram construídos assim para vigiar e proteger a ilha.

AHU AVIKI

AHU TE PITO KURA

Localizado no nordeste da Ilha de Páscoa, mais precisamente entre a praia Anakena e o Ahu Tongariki, está o Ahu Te Pitu Kura. Neste ponto há um moai gigante que foi derrubado há cerca de 200 anos, além de várias pedras dispostas de forma circular que os nativos rapanui denominaram “umbigo do mundo”. A pedra central é considerada magnética, sendo que alguns turistas afirmam ser possível sentir sua vibração ao tocá-la. Com certeza, vale a visita!

AHU TE PITO KURA

AHU TE PITO KURA

Bom, meus amores! Espero que tenham gostado deste post sobre os passeios turísticos na Ilha de Páscoa.

Quer saber mais sobre a Ilha de Páscoa? Então acesse este link e descubra tudo sobre esse destino incrível! Ah, e não se esqueça de deixar um comentário sobre o que acharam do post, ok?

E já sabem, se estiverem com dúvidas ou desejarem orçar passeios, falem comigo! Besos :*

Related posts

ONDE SE HOSPEDAR NA ILHA DE PÁSCOA?

adriana esteves

PASSOS INICIAIS NA ILHA DE PÁSCOA

Laíse Mesquita

10 RESTAURANTES NA ILHA DE PÁSCOA

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: