20.7 C
Santiago do Chile
Image default
VINHOS

A FAMA DOS VINHOS DE RIOJA

Conhecem os vinhos de Rioja? Sabem quais são suas uvas, quais as notas e o que eles tem de melhor? Se não sabem, corram aqui pois explicarei tudo!

Pra quem não sabe, a D.O. RIOJA é uma das mais antigas e mais rígidas denominações da Espanha!

Pra quem perdeu a aula de rótulos na Espanha, vou fazer uma lembrança básica para vocês meus alunos queridos! Hahaha

 

RÓTULOS NA ESPANHA

  • JOVEN: Normalmente são vinhos jovens e frutados. Não estão sujeitos a requisitos mínimos de envelhecimento e normalmente são lançados no mercado já no ano posterior à colheita. Tem sabores primários da uva utilizada.
  • ROBLE: Passa por estágio em barrica mas não na quantidade necessária para ser considerado um “Crianza”
  • CRIANZA: Esse tipo de vinho deve envelhecer no barril antes ser lançado no mercado. (Mínimo de 12 meses). Durante esse tempo, ganhará sabores secundário derivados do carvalho (baunilha, defumado), que se juntarão aos sabores primários.

RÓTULOS ENVELHECIDOS

  • RESERVA: Esses tem que envelhecer por um período de tempo mais longo, tanto nos barris de carvalho como na garrafa antes de serem lançados ao mercado. Com o tempo, os taninos se suavizam e os sabores de frutas vermelhas de caráter fresco, adquirem um sabor de fruta cozida ou seca. Quando são lançados no mercado ele tem sabores primários, secundários (da madeira) e terciários (champiñon, frutas secas).
  • GRAN RESERVA: Estão sujeitos aos requisitos mínimos de envelhecimento mais altos (mínimo de 24 meses em barrica e o restante na garrafa) e normalmente tem os aromas secundários e terciários mais pronunciados.
.

SUA FAMA

Imediatamente quando falamos em vinhos espanhóis, a primeira coisa que vem na cabeça é: RIOJA! Acertei, né? Haha

Mas por que ele ficaram tão famosos, tão conhecidos e tão expressivos?

Motivo I: As regras da D.O. são as mais rigorosas da Espanha – em relação à tempo de guarda do vinho, produtividade do vinhedo (não podem produzir um milhão de uvas porque elas vão perdendo a qualidade, complexidade de aromas e sabores… então os produtores tem que restringir essa produtividade com podas), com relação às cepas plantadas… etc

 

TERROIR

É um vale cortado pelo rio Ebro, tem estruturas rochosas e são solos pobres (argila, calcário e ferro) – propício pro desenvolvimento das videiras.

Clima: verões bastante quentes (com amplitude térmica bem grande)

Aí você vai me dizer: ok Laíse, mas várias outras regiões no mundo, inclusive na Espanha também tem características muito boas de terroir e métodos de vinificação maravilhosos! E não tem essa fama toda! O que Rioja fez de diferente?

Te respondo: a sorte bateu na porta deles! HAHAHAHA parece brincadeira, mas é sério!

Começou no século XIX quando chegou aquela praga terrível, Filoxera, que estava destruindo vários e vários vinhedos!

PRAGA NOS VINHEDOS

▷ ¿Qué es la Filoxera de la vid? Historia, síntomas, daños y ...

França estava sofrendo muuuuito com isso, porque eles são grandes produtores e consumidores de vinho. Então diante da demanda enorme, eles pensaram em outros países produtores de vinhos que estavam próximos – Espanha! Onde a praga demorou pra chegar por causa da cadeia montanhosa “Pirineus” que faz a fronteira dos dois países.

E além do mais, já haviam trens que poderiam chegar até a Espanha para buscar esse vinho! E olha só: a PRIMEIRA parada do trem era justamente Rioja! hahaha

Vinha o trem vazio da França, paravam em Rioja, abasteciam o trem com vinhos de lá, e dali mesmo já voltavam pra França! Então podemos dizer que foi um momento de sorte (a questão da praga e a NECESSIDADE francesa de atender à sua demanda) + a qualidade excepcional dos vinhos de Rioja!


Então é basicamente por isso que os vinhos de Rioja são tão famosos pelo mundo! Espero que tenham gostado dessa curiosidade e se você não está acompanhando nosso curso de vinhos aqui no site, tá perdendo viu! hahaha Beijão!

Related posts

VINHOS CABERNET SAUVIGNON

Laíse Mesquita

VINIFICAÇÃO – COMO OS VINHOS SÃO PRODUZIDOS?

Laíse Mesquita

DOENÇAS DA UVA

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: