14.4 C
Santiago do Chile
DESERTO DO ATACAMA

TOURS DO DESERTO DO ATACAMA

Antes de mais nada, começo informando que o Deserto do Atacama, além de ser o deserto mais árido do mundo, é um local que reúne belezas naturais estonteantes, dignas de um cartão postal, que merecem ser conhecidas nos tours oferecidos naquela região.

Nesse post vou elencar as opções de tours no Deserto do Atacama, de forma que vocês se programem e façam a viagem valer muuuuuito a pena.

Vamos lá!


VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE

Talvez um dos tours mais clássicos e passeio certo para quem visita o Deserto do Atacama pela primeira vez.

O Valle de La Luna está aproximadamente a cerca de 2 km de San Pedro do Atacama e seu nome é devido às semelhanças da sua paisagem com a superfície da lua, com crateras rochosas e solo acinzentado.

Já o Valle da Muerte recebeu esse nome por se parecer com as imagens que temos do planeta Marte, com várias rochas e dunas coloridas. Mas o que tem a ver Muerte com Marte, vocês devem estar se perguntando? Hahaha. Explico: originalmente, o local era chamado de Valle de Marte, porém, com o tempo passou a ser chamado Valle de la Muerte…

Nomenclaturas à parte (Hahahaha), esse tour é imperdível porque nele é possível subir no alto dos vales e contemplar a beleza da paisagem no horizonte, com seus tons e contrastes, além de presenciar o pôr do sol em um céu mesclado de cores. Portanto, lá é liiiiiiiiiindo de morrer!! 😍😍

Valle de la Muerte, um fascinante vale no Atacama - Seu Mochilão

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS E PIEDRAS ROJAS

Geralmente o tour para as Lagunas é combinado com o passeio para Piedras Rojas, pois como estão próximos é uma boa forma de otimizar o tempo e matar dois passeios com uma viagem só. Hahaha

As lagoas visitadas são a Lagoa Miscanti e a Lagoa Miñiques, que estão localizadas a cerca de 100 km de San Pedro do Atacama e, por estarem em meio a um cenário árido do deserto, fazem acreditar que vocês de fato estão em meio a um oásis. Então a minha recomendação é que vocês fiquem atentos à respiração porque realmente o visual é de tirar o fôlego! Hahahaha.

A depender da época do ano que vocês visitem a região, vocês irão se deparar com um ambiente diferente: em geral as lagunas têm águas tranquilas e são cercadas por vegetação em tons ocre; já no inverno, as águas podem estar congeladas e haver neve sobre os morros.

Especificamente sobre Piedras Rojas, o visual é apaixonante com suas pedras avermelhadas e uma lagoa ao fundo.

Toda essa reunião de belezas naturais faz com que seja um dos tours mais procurados pelos turistas que visitam a região do Deserto do Atacama.

Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

VALE DO ARCO-ÍRIS E YERBAS BUENAS

Esse é um dos tours no Deserto do Atacama indicados (também!) para quem gosta de geologia, pois nele é possível conhecer os petroglifos, que são inscrições datadas de mais de 3500 anos feitas nas rochas por povos antigos que viveram na região, além de contemplar cânions de superfícies coloridas.

O Vale do Arco-Íris fica a 90 km de San Pedro de Atacama, seu nome

TOUR DO VINHO

Sim! Em uma das áreas mais remotas e áridas do planeta cultiva-se uvas e faz-se vinhos de qualidade.

Esse tour tem como destino as vinícolas de Toconao – área relativamente perto de San Pedro de Atacama. Chegando lá vocês são recepcionados e conhecem um pouco da história da vinícola e do processo de produção dos vinhos, tudo em meio às parreiras. Uma experiência bem agradável e interativa.

Ao final é possível degustar o vinhos acompanhados de uma bela tábua de queijos. Yummy!!!!!

Ótimo tour para os enófilos de plantão. 🍷😁

Tour de Vinhos no Deserto do Atacama - Viajantes de Estação em Estação

SALAR DO ATACAMA E LAGOA CHAXA

O Salar Atacama é um deserto com um aspecto único: crostas de sal que se perdem de vista e têm como pano de fundo os vulcões que tornam a paisagem ainda mais incrível.

Além disso, há a Lagoa Chaxa onde flamingos reinam absolutamente, o que deixa a paisagem ainda mais especial. Simmmm, os flamingos são para muitos turistas o ponto alto do passeio. Mas não se preocupem. Eles são em muitos e é praticamente certo que vocês irão encontrá-los por lá.

Excursão Salar do Atacama e Toconao saindo de San Pedro de Atacama

SALAR DE TARA

Localizado a 140 km de San Pedro do Atacama e estando a uma altitude de 4400 metros, o Salar de Tara é o local onde vocês enfrentarão as condições mais extremas de altitude, temperatura e distância no Deserto do Atacama.

Maaaaassss tantas adversidades (que para os mais aventureiros não passam de desafios a serem superados) são recompensadas por uma paisagem incrível, composta por uma lagoa e as formações rochosas dos Monges de Pacana, que foram esculpidas pelo vento e água ao longo dos anos e chegam a medir 40 metros de altura.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile - 2019 | Dicas do Chile

GEYSERS EL TATIO

Eis um dos tours mais gelados do Deserto do Atacama! ❄❄❄

Geysers são fendas no solo onde acontecem erupções de água, a qual é expelida em alta temperatura. Os Geysers el Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e o campo geotermal em maior altitude do planeta.

Devido a essas características, a temperatura local é super baixa, então minha recomendação é aquela dos nossos pais: “Levem casaco!” Hahahaha. Brincadeiras à parte, é imprescindível que vocês estejam muito bem agasalhados com segunda pele, roupa térmica, meias, luvas, gorros etc.

Esse passeio começa beeeem cedo, antes mesmo do sol raiar. Isso porque é nesse horário que ocorre o choque térmico entre a temperatura da água e a temperatura do ar, resultando em um vapor expelido que de longe parece nuvens brotando do solo.

Vale muito a pena presenciar esse espetáculo da natureza.

Geysers del Tatio - Passeios em San Pedro de Atacama | Do Brasil ...

TERMAS DE PURITAMA

Depois de falar do gelo dos geysers, que tal relaxar em águas termais?

Nesse tour é possível mergulhar nas águas quentinhas dessas termas de propriedade privada, localizadas a de 30 km de San Pedro do Atacama.

Ao total são oito piscinas naturais com temperaturas que variam entre 28°C e 35°C, cercadas de muita natureza.

O local dispões de vestiário, banheiro e área para fazer refeições. Ou seja, uma ótima pedida pra relaxar de verdade.

Termas de Puritama: descubra as águas termais no Deserto do Atacama

TREKKING DE GUATIN

Caminhada que termina nas Termas de Puritama desbravando a região típica do deserto. Repleta de cactos e rochas, o Trekking de Guatin é feito em um vale cortado por um rio de águas frias e límpidas, sendo uma excelente oportunidade para fazer uma boa caminhada em contato com a natureza.

Se vocês nunca fizeram um trekking não tem problema. O percurso é super tranquilo e indicado para qualquer pessoa que não tenha limitações de mobilidade.

Saiba quais são as experiências que você pode conhecer em um ...

LAGUNA CEJAR, OJOS DEL SALAR E LAGUNA TEBINQUINCHE

A Laguna Cejar é composta por 40% de sal. Por conta dessa característica é possível mergulhar sem afundar. Isso mesmo!!! Vocês vão ficar lá tranquilões boiando, despreocupados com a vida…. Hahaha. Ideal para quem não saber nadar, para quem tem medo ou simplesmente pra quem quer curtir essa experiência relax em águas cristalinas. Hehehe.

Esse tour é combinado com visitas ao Ojos del Salar, que são duas crateras profundas com água cristalina. Vale ressaltar que a água aqui não tem a mesma salinidade da Laguna Cejar e por isso vocês não irão boiar. Então cuidado redobrado para não se distraírem e afundarem.

A última parada do passeio é na Laguna Tebinquinche, que conta com enormes blocos de sal em águas calmas, o que permite contemplar o reflexo das montanhas e um lindo pôr do sol.

Ojos del Salar e laguna Tebinquinche

VULCÃO LASCAR

Vulcão Lascar é o mais ativo do Chile e estando a 132 km de San Pedro de Atacama pode ser avistado de vários tours do Deserto do Atacama, já que conta com cerca de 5600 metros de altitude.

Esse passeio é especialmente procurado pela galera que gosta de fazer trekking e montanhismo. O percurso para subir leva em média 3 horas e a descida dura cerca de 1h30min, tudo envolto por paisagens incríveis.

Não é necessário ser atleta para subir o vulcão, apenas bom estado de saúde. No mais, divirtam-se nessa experiência inesquecível.

Vulcão Lascar - FlaviaBiaExpediciones

PASSEIO DE BALÃO

O clima no Deserto do Atacama em geral oferece um céu limpo e poucas chuvas, condições favoráveis para curtir o tour de balão, que é feito logo nas primeiras horas do dia, já que nesse período do dia os ventos são bem moderados e é possível contemplar lá do alto o nascer do sol, a beleza das paisagens e a imensidão do Deserto, com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Experiência única na vida. Eu garanto!!

O voo dura em média 1 hora e pode subir a 700 metros em uma velocidade de 18 km/h.

Deserto do Atacama: o que você precisa saber - Viagem - Estadão

LAGUNAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE

As Lagunas de Baltinache são sete lagoas cercadas de sal, formando espelhos d’água.

São “escondidas” porque além de estarem localizadas a 60 km de San Pedro de Atacama, o acesso a elas se dá através de uma caminhada de cerca de 30 minutos em estrada de terra.

São considerados por muitos como “o Caribe no Deserto”, devido a coloração azul turquesa de suas águas.

Cenário digno de tirar muitas fotos e ganhar muitos likes. Hahahaha.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Passeios em San Pedro de ...

TOUR DE BIKE

Desbravar o Deserto do Atacama em cima de uma bicicleta é uma experiência que foge ao convencional. Conhecer aquela imensidão toda de uma forma tão próxima, trilhando caminhos nos quais em geral há pouquíssimas pessoas é surreal e muito desafiador.

A dica é contratarem um guia e começarem o pedal logo pela manhã já que a incidência solar é mais favorável nesse horário. Além disso, não se esqueçam de irem vestidos com roupas confortáveis e munidos com protetor solar, óculos escuros e muuuuita água pra reporem os sais minerais nessa aventura maravilhosa. Como recompensa para tamanho esforço, vocês terão a vista do alto da montanha e a sensação de dever cumprido sobre duas rodas. Hahahaha.

Uma aventura de bike no Deserto do Atacama, no Chile

PUEBLO TOUR

Passeio dedicado a conhecer a história, curiosidades, peculiaridades da cidade de San Pedro de Atacama. Portanto, é uma ótima pedida para desacelerar depois de ter feito todos os tours do Deserto.

San Pedro de Atacama: como é e o que fazer na cidade - Mulher ...

TOUR ASTRONÔMICO

Finalmente o último de nossa lista. Aqui deixo uma opção de passeio noturno para explorar o deserto observando o céu e as estrelas. Isso tudo é possível especialmente devido à altitude, baixa umidade do ar e a pouca iluminação artificial na área, que resultam em uma visão privilegiada do céu com a ajuda de lunetas e telescópios disponibilizados pelos guias os quais contam curiosidades astronômicas durante todo o tour.

Tour Astronômico do Atacama: tudo que você precisa saber | Em ...

Ufa! Acho que consegui listar todos os tours do Deserto do Atacama.

Sei que é muita informação mas a quantidade de atrações dessa região é diretamente proporcional à intensidade das experiências e do sentimento que vocês irão vivenciar lá. Por isso não percam tempo e preparem já suas malas para contemplarem tudo o que foi dito aqui com seus próprios olhos!!

Caso tenham alguma dúvida sobre algum tour, contratação, valores, seguro viagem etc, podem me chamar no WhatsApp que terei o maior prazer em atender vocês.

Espero seus contatos.

Beijosssss. 😘

Related posts

ONDE COMER NO DESERTO DO ATACAMA

Laíse Mesquita

COMO CHEGAR NO DESERTO DO ATACAMA

bruna godinho

O QUE ENCONTRAR NA RUA CARACOLES

leticia mafia
%d blogueiros gostam disto: