14.4 C
Santiago do Chile
NEW YORK

ESTAÇÕES DE TREM EM NEW YORK

New York é magnífica em diversos aspectos. Além disso, o local possui estações de trem que não deixam a desejar. A cidade é grandiosa em diversos aspectos, dentre os quais destaco a quantidade avassaladora de turistas que a visitam por ano, que em 2018 passou de 65 milhões de pessoas. Isso sem contar os cerca de quase 2 milhões de moradores, só na região de Manhattan…

Tamanho ziguezague de pessoas demanda um sistema de transporte à altura, especialmente meios de transportes públicos, e como não podia deixar de ser, a Big Apple não decepciona quanto a isso! Hahahaha.

Relativamente ao sistema ferroviário, New York City conta com duas estações de trem que de tão importantes e emblemáticas, merecem um post dedicado só a elas. Hahaha. E é sobre isso que iremos conversar agora: estações de trem em New York.


GRAND CENTRAL TERMINAL

HISTÓRIA

Inaugurada em 1871 com o nome de Grand Central Station, essa estação de trem surgiu da necessidade de inovar no sistema de transporte público após o declínio dos trens a vapor, tão comuns à época. Em 1913, passou a chamar-se oficialmente Grand Central Terminal, agregando o serviço ferroviário e metroviário.

Por volta de 1950, com a popularidade dos meios de transporte particular em alta, o sistema ferroviário entrou em declínio e o Grand Central Terminal se viu ameaçado. A solução encontrada foi associar ao local áreas destinadas a outros fins, como comércios e escritórios, o que resultou nisso que conhecemos hoje: a maior estação de trem do mundo. Tá bom pra vocês? Hahahaha.

Everything You Never Knew You Wanted To Know About Grand Central ...

DECORAÇÃO

O Grand Central, além de ser uma das estações de trem de New York, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, ao lado de atrações como Rockefeller Center Central Park. E isso se deve, ao menos em parte, pela belíssima decoração.

Na parte de fora, na entrada principal na 42nd Street, há a escultura Transportation, juntamente com o maior relógio de vidro da Tiffany do mundo. LUXOOOOO! Hahahaha.

Wallpaper New York, USA, grand central terminal, Central station ...

Já na parte de dentro, chão de mármore, luminárias de ouro e um “modesto” relógio de quatro lado estimado no valor de em apenaxxxxx 20 milhões de dólares compõem a decoração.

Isso sem falar no teto da área central do Grand Central Terminal, que conta com uma pintura representado o Mar Mediterrâneo sob a perspectiva divina.

Tamanha riqueza de detalhes já foi palco de inúmeras produções cinematográficas como Gossip Girls, Glee, Fuga à Meia Noite, MIB: Homens de Preto, Armageddon, Superman: O Filme, Os Vingadores etc.

Grand Central Terminal

WHISPERING GALLERY

No Grand Central terminal há uma “galeria de sussurros”. Hahahaha. Explico!

A área, está localizada no segundo piso entre The Main Concourse e Vanderbilt Hall, na qual há uma cúpula construída com uma arquitetura que permite que sussurros feitos por alguém em uma das suas extremidades sejam ouvidos no outro extremo da cúpula, localizado a cerca de 15 metros de distância.

Não se sabe se esse efeito foi propositalmente idealizado… Seja como for, é um atrativo a mais desse lugar encantador que é o Grand Central Terminal.

The Whispering Arch, Grand Central Station – History of New York

LOJAS

Eu já disse que o Grand Central é bem mais que uma estação de trem, né? E isso é confirmado pelo número de lojas situadas ali, em boa parte responsáveis pelo grande número de pessoas que transitam diariamente naquelas instalações.

lojas de roupas, acessórios, eletrônicos, relógios etc., mas eu destacaria a enorme loja da Apple, que é uma boa alternativa para fugir do burburinho da loja da Quinta Avenida.

Para conferir a lista completa de lojas do Grand Central, basta clicar aqui.

New York City One-Week Itinerary - Jetsetting Fools

RESTAURANTES

O Grand Central Terminal conta com mais de 30 opções de restaurantes e lanchonetes, dentre as quais destaco Oyster Bar and Restaurant, Magnólia Bakery e Shake Shack.

Clicando aqui você tem acesso a lista completa de locais onde pode fazer sua refeição estando por lá.

Reviews for Grand Central Oyster Bar, Rosette, and More - Eater NY

GRAND CENTRAL TERMINAL EM NÚMEROS

  • Área de 49 hectares;
  • 44 plataformas;
  • 41 linhas no nível superior e 26 no inferior;
  • 660 trens, sendo 98% deles pontuais;
  • 120.000 usuários por dia;
  • 600.000 transeuntes;
  • 21.600.000 turistas por ano;
  • 1.100 metros quadrados de sala de espera;
  • 10 castiçais pendurados 110 lâmpadas, cada.
Transit Walk: Midtown Manhattan & Grand Central Terminal - New ...

CURIOSIDADES

  • A estação conta com diversos relógios dispostos em suas instalações. Todos eles estão adiantados intencionalmente em 1 minuto para que os passageiros tenham uma margem de 60 segundos e assim não percam seus compromissos;
  • Há um grande setor de Achados e Perdidos que recebe mais de 50.000 itens todos os anos. Por dia são cerca de 19.000 objetos perdidos!!!! Surreal! NY é gigante até nisso! Hahahaha. De tanta coisa perdida por lá, cerca de 60% é devolvida aos seus donos.
  • Há também uma quadra de tênis, acreditem ou não. Hahahaha. O Clube de Tênis Vanderbilt está localizado no 4º piso e é aberto ao público, mediante ao pagamento de $ 90,00 a 260$ por hora, a depender do horário escolhido.
  • Hotel Waldorf Astoria tem sua própria plataforma no Grand Central Terminal. Trata-se da de número 61.
Grand Central Station has a tennis court hiding in its rafters ...

LOCALIZAÇÃO

Horários: Aberto diariamente das 5h30 às 2h.

Endereço: Entre o Chrysler Building e o Bryant Park, com a entrada principal na 89 e 42nd St.


PENNSYLVANIA STATION

HISTÓRIA

A Penn Station como é carinhosamente conhecida originalmente foi um dos prédios mais bonitos da cidade. Projetado pelos arquitetos McKim, Mead and White em 1910, em 1964 o prédio foi demolido e a estação passou a funcionar apenas subterraneamente, ao passo que na parte externa surgiu o aclamado Madison Square Garden.

What Would It Take to Rebuild the Original Penn Station? - Curbed NY

CONEXÕES FERROVIÁRIAS

É um dos pontos da Northeast Corridor, linha ferroviária que liga Washington, Filadélfia e Boston. Além disso, é uma das principais formas de acesso à Ilha de Manhattan para quem desembarca no Aeroporto de Newark, em New Jersey.

A empresa Amtrak opera as linhas interestaduais enquanto a Long Island Rail Road gerencia as linhas locais.

Amtrak HD 60fps: Northeast Corridor Action @ Newark Penn Station 5 ...

PENN STATION NA ATUALIDADE

Atualmente é a principal estação ferroviária interurbana de NYC e a mais movimentada do Ocidente, recebendo cerca de 600.000 passageiros por dia.

Além disso, conta um grande numero de lojas, lanchonetes e restaurantes (destaque para TGI Friday’s e Charley´s Grilled Sub), além do supermercado K-Mart.

Pennsylvania Station stinks, but the neighborhood is looking up

LOCALIZAÇÃO

Endereço: 1 Penn Plaza, funcionando de Segunda a Domingo, full time.


Well, well, well….. essas são as estações de trem de New York, que muito mais do que terminais ferroviários são pontos turísticos que contam muito sobre a história da cidade.

Espero que tenham gostado de conhecer o Grand Central Terminal e a Penn Station, locais tão representativos de NY.

Por fim, caso tenham algum comentário ou consideração adicional a fazer, fiquem a vontade para interagir comigo pelo whatsapp. Vou adorar trocar figurinhas com vocês! Hahaha.

Beijão. 😘

Related posts

HOSPEDAGEM EM NEW YORK – TOP 10!

grazy cris

SHAKESPEARE IN THE PARK

bruna godinho

EMPIRE STATE BUILDING

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: