20.7 C
Santiago do Chile
PERU

COMO EVITAR O MAL DE ALTITUDE

Sabe aquela vontade de viajar?! Temos… Aliás, sempre temos! Hahahahaha!!!

Mas dependendo do lugar pra onde estejamos indo, é bom ligar as anteninhas para alguns detalhes mega importantes.

Portanto, se estão pensando em conhecer e desfrutar das belezas do Peru, estejam atentos, o mal de altitude é um dos pontos que devem deixar suas anteninhas ligadas!!!


MAS O QUE É MESMO ESSE MAL DE ALTITUDE?

Primeiramente, vamos definir o que vem a ser essa altitude, depois a gente fala mal dela…🤭🤭🤭

Pois bem, na geografia, o conceito de altitude tem relação com a distância vertical, medida em metros, de um determinado ponto em relação ao nível do mar.

Então, mal de altitude, mal da montanha ou soroche são reações que sentimos em nosso corpo causadas pela altitude que, em alguns lugares, pode ser bem diferente da que estamos habituados.

Por exemplo, no Brasil, estamos praticamente ao mesmo nível do mar. Agora imagine um belo dia sair deste ambiente e ir para outro aonde a altitude é de 3.400 metros como é no caso do Peru?! É claro que alguma coisa vai acontecer…

Mas e aí, o que pode acontecer?!

Mal da montanha - Como evitar a doença da altitude? - Destinos Vividos

NA PRÁTICA, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

Bem, vale ressaltar que cada organismo pode reagir de inúmeras formas às circunstâncias a que é submetido, pois em cada um de nós é único! E dentro desta perspectiva, nem sempre o que o outro sentiu, sentiremos da mesma forma ou na mesma intensidade.

Dito isto, os sintomas mais comuns são:

  • Dificuldades para respirar;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • dor de cabeça;
  • enjoo ou
  • fraqueza/fadiga.

Mas vamos com calma, tá?! Não pensem que já vão descer do avião passando mal horroooooores e desesperados por oxigênio (hahahaha… não é pra tanto), pois pode ser até que quase nem sintam nada destes desconfortos que eu citei. 😉

É possível?! Sim, é possível, mas depende de cuidados que temos que tomar conosco! A começar do nosso psicológico, ok?! 😅

Independente do que disseram por aí, vamos nos permitir termos a NOSSA experiência. Nem pensem em se privar de fazer essa viagem por medo das coisas que ouvem… Nem pensar, hein!!! 🤨🤨🤨

Mal de altitude: causas, sintomas e como se prevenir | Blog ...

COMO PASSAR PELO MAL DE ALTITUDE SEM PIRAR?

Inicialmente, a preparação começa antes da viagem!!! Isso mesmo, ANTES DA VIAGEM. Estar lendo esse post já é uma forma de preparação, pois informação também é essencial.

Por outro lado, também temos que nos atentar às medidas de cunho prático, especialmente as voltadas à nossa saúde física.

Viajar para um local como o Peru, com condições climáticas fora da nossa habitualidade sem estar com a saúde em dia, pode ser uma furada! 😰

No entanto, se a saúde estiver ok, precisaremos apenas de alguns cuidados bem básicos para nos mantermos numa boa durante a viagem: uma alimentação saudável e equilibrada, muita hidratação (mas é muuuuuuuuuuuuiiiiita mesmo, tipo super, hiper, mega, ultra hidratação!!!😉), evitar bebidas alcoólicas no primeiro dia (vamos deixar o organismo se ambientar primeiro, ok?!) e depois, ao consumi-las, ir com calma, de leve!

Contudo, não para por aí… Temos ainda as opções locais pra passar mais tranquilamente pelos possíveis males de altitude!

Assim sendo, a mais clássica opção de todas é o famoso chá de coca! Sua folha possui propriedades medicinais e atuam não somente para combater o mal de altitude, possuindo também efeitos analgésicos, diuréticos e ainda auxilia na digestão. Ahhhhh, não tome o chá poucas horas antes de dormir, pois ele é também tem efeito estimulante!!!

Mas podemos relaxar, ninguém vai sair por aí chapado depois de tomar o chá não, viu?! Hahahaha!!! O efeito principal do chá é apenas minimizar os efeitos do mal de altitude! Pode-se também mascar essas folhas, mas já vou avisando que o gosto não é nada agradável.

Além dessas opções, há também as Soroche Pills, comprimidos naturais facilmente encontrados nas farmácias. Inclusive não precisam de receitas para serem adquiridos!

Outra dica um pouco mais saborosa são as balinhas de coca. As encontramos nas vendinhas da cidade, basta pedir por caramelos de coca!

Portanto, com essas dicas aqui, certamente conseguiremos passar pelo mal de altitude numa boa!😉

Como amenizar os efeitos do soroche, o mal de altitude ou de montanha

DICA DE OURO: ACLIMATAÇÃO!

Tão importante quanto seguir todas as dicas que eu já passei aqui é se atentar à aclimatação.

Mas como é esse negócio aí mesmo?! Simples!!!

No fim das contas, aclimatar-se é dar tempo para que o corpo se acostume com o novo ambiente! E um excelente caminho para isso é permanecermos em alguma cidade base por uns dois dias para que nosso corpo produza mais hemácias e, consequentemente, tenha uma melhor oxigenação!

Nesse mesmo sentido, outra dica valiosa é não sairmos desbravando por aí como se não houvesse amanhã e partindo para os pontos mais incríveis do local. Devemos dar preferência para uma programação onde a escala das cidades mais altas suba gradativamente! Vamos ajudar o nosso a corpo a nos ajudar!

Mal de altitude: Como praticar trekking em altitude sem problemas

DICA DE PRATA: SEGURO VIAGEM.

Obviamente esperamos que dê tudo certo em nossa viagem, afinal, a gente se programou pra isso, não é mesmo?!

Mas e se alguma coisa der errado??? E a gente bem sabe que pode dar, pois não estamos isentos de imprevistos e sendo assim, é melhor estarmos preparados! É como naquela máxima: “melhor prevenir do que remediar”!

Então, já vou indicar aqui um post meu, o SEGURO VIAGEM – DÚVIDAS FREQUENTES, onde eu explico um pouco mais sobre a importância de se contratar um seguro viagem, tiro as principais dúvidas sobre essa contratação!

E pra não não dar margem àqueeeela desculpa pra não contratar o seguro viagem, já tô disponibilizando aquele cupomzinho de desconto maroto, tá?! ⛔DESCONTO SEGURO VIAGEM

Mesmo assim, se restaram alguma dúvida ou precisarem de alguma outra informação, podem me chamar pelo WhatsApp que terei o maior prazer em atendê-los.😉

Como contratar Seguro Viagem (você não pode ficar sem!)

Enfim, depois dessas dicas, espero que essa viagem seja simplesmente S E N S A C I O N A L e que vocês se cuidem pra aproveitarem tudo que estiver ao alcance!

Beijoooooooossss!!!😘😘😘

Related posts

SUPERMERCADOS PERUANOS

camila cardua

ROTEIRO DE 10 DIAS PELO SUL DO PERU

bruna godinho

MOTIVOS PARA IR AO PERU

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: