27.5 C
Santiago do Chile
VINHOS

CORREÇÕES NOS VINHOS

Além dos processos de vinificação comuns, há várias opções em que o produtor pode escolher para influenciar no estilo do vinho que quer produzir. Você sabia disso? Hoje vamos falar de algumas dessas correções nos vinhos!

CORREÇÕES NOS VINHOS

As vezes as uvas não tem a proporção correta de determinados componentes que o produtor necessita. Hoje em dia são utilizadas algumas técnicas para fazer a correção do grau alcóolico nos vinhos e de outras coisas também. Assim, os produtores podem fazer pequenas correções na quantidade de açúcar e ácido presentes no suco da uva.


AÇÚCAR

Nos climas frios, o nível de açúcar nas uvas pode ser muito baixo. Os vinhos elaborados a partir dessas uvas tem um baixo nível de álcool e pouco corpo. Nesses casos, é possível aumentar o nível de açúcar no suco da uva – essa técnica é conhecida como chaptalização. Isso dá como resultado um vinho com maior nível de álcool.

correções nos vinhos

ÁCIDO

Nos climas quentes, o nível de ácido nas uvas durante a maturação pode se tornar muito baixo. Os vinhos elaborados a partir dessas uvas seriam desequilibrados, devido à baixa acidez. Para evitar esse problema, o produtor pode adicionar ácido durante a vinificação.

Nos climas frios, o nível de ácido nas uvas pode ser bastante alto. Nesses casos, para que o vinho não fique desequilibrado por causa da alta acidez, os produtores podem neutralizar parte desse ácido.

correções nos vinhos

GRAU ALCÓOLICO

Há três métodos de aumento do grau alcoólico no vinho: Chaptalização, adição de mosto concentrado e adição de aguardente vínica ao mosto em fermentação.

Sobre a chaptalização já falamos ali em cima. Basicamente consta na adição de açúcar de beterraba ao mosto. Por cada 17 gramas de açúcar aumenta-se 1% Vol. de álcool provável no vinho final.

correções nos vinhos

ADIÇÃO DE MOSTO CONCENTRADO

Essa técnica é totalmente neutra na formação dos aromas finais do vinho feito. Um litro de mosto concentrado tem cerca de 800 gramas de açúcar, ou seja, um potencial alcoólico de 47% Vol

Urbina Vinos Blog: Remontado del mosto-vino y su contacto líquido ...

ADIÇÃO DE AGUARDENTE

Método usado no fabrico de vinhos generosos. Consiste na adição de aguardente a um pré-estabelecido momento da fermentação alcoólica com o propósito de a interromper e parar, de modo a produzir um vinho doce (com maior ou menor teor de açúcar residual) e com elevada graduação alcoólica.

Cachaça e vinho no Circuito das Águas: um roteiro pelo polo ...

SULFITAGEM DO MOSTO

A utilização do dióxido de enxofre na enologia é uma das correções nos vinhos que acontece há muito tempo na história da enologia!

As principais propriedades do SO2 são: ação seletiva sobre as leveduras, ação anti-oxidante, anti-oxidásica e conservante.

Serve para neutralizar possíveis reações químicas e bioquímicas de oxidação e evitar o crescimento de microrganismos indesejáveis no vinho. Deve-se adicionar SO2 ao mosto antes do início da fermentação alcoólica, de modo a inibir o crescimento de bactérias e leveduras selvagens que competiriam com a cultura pura de levedura, com prejuízo para a qualidade do vinho.

Sistemas de dosagem de sal líquido

ADIÇÃO DE ENZIMAS

A utilização de enzimas pectinolíticas aumenta o rendimento da uva em mosto, facilita a filtração e a clarificação de mostos e vinhos e contribui para a obtenção de vinhos mais límpidos. Os preparados enzimáticos podem ser adicionados sobre a uva esmagada ou sobre o mosto na saída da prensa, no caso de vinificação em branco.

Enzima - Wikipedia, la enciclopedia libre


ESTABILIZAÇÃO

A estabilização é a fase que sucede as fermentações alcoólica e malolática. Nela, diversos elementos originados da uva ou da autólise das leveduras são neutralizados e induzidos à sedimentação via métodos químicos ou físicos. Uma vez decantados, são então extraídos.

correções nos vinhos

Basicamente são essas as opções de vinificação mais utilizadas e que são mais diferentes aos procedimentos comuns. Claro que existem muitas outras, mas essas são as menos complicadas de entender!

Espero que tenham gostado e encontro vocês na próxima aula!

Aqui embaixo deixo alguns links que podem ser úteis nos estudos de vocês!

PRIMEIRA AULA DO NOSSO CURSO:

https://laisemesquita.com.br/vinhos-para-principiantes/

TODAS AS AULAS EM FORMA DE VÍDEOS NO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLc4mS0JKSLS09x6cVjF3XV4iAWx6iT1fE

FLASHCARDS DE ESTUDO SOBRE TEORIA:

https://www.brainscape.com/p/36Z5W-LH-9D683

FLASHCARDS DE ESTUDO SOBRE VARIEDADES DE UVAS:

https://www.brainscape.com/p/36Z5W-LH-9BKVD

Related posts

VINHOS MERLOT

Laíse Mesquita

DOENÇAS DA UVA

Laíse Mesquita

VINHOS CHARDONNAY

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: