14.4 C
Santiago do Chile
CUSCO

MARAS E MORAY – PASSEIO EM CUSCO

Visitar as impressionantes Salinas de Maras e o engenhoso projeto inca de Moray é um daqueles passeios imperdíveis para quem vai ao Peru. Se estão planejando uma viagem ao país, certamente vai valer a pena incluir essa experiência no roteiro. Querem mais informações sobre esses destinos? Continuem lendo e confiram tudo o que vocês precisam saber!

O tour para Maras e Moray é uma das opções possíveis de visitação pelo Vale Sagrado dos incas, uma região nos Andes cheia de ruínas arqueológicas super curiosas. Os dois pontos ficam próximos à cidade de Cusco e a melhor opção é visitá-los de uma só vez quando estiverem por lá. Tem vídeo no canal mostrando um pouco do passeio pra vocês sentirem a energia dessa região comigo! 🤩


SALINAS DE MARAS

Maras é uma cidadezinha a cerca de 40 quilômetros de Cusco, conhecida pelas suas salinas, que são um conjunto de cinco mil tanques de extração de sal. Esses tanques, que podem apresentar diferentes cores, formam uma paisagem única, como um grande mosaico natural. Pra chegar até lá são mais ou menos 4 quilômetros de caminhada, numa altitude que chega a 3.300 metros acima do nível do mar (haja disposição e chá de coca! Hahaha! 😂).

Ruínas-de-Moray-e-Salineiras-de-Maras-3 - Valter Patrial Fotografia

O curioso é que o processo de extração é da época dos incas, mas se mantém o mesmo até hoje. Os tanques de água salgada ficam expostos ao sol, a água evapora e, por fim, o sal se cristaliza, ficando pronto para ser extraído. Além disso, outro fato interessante é que as Salinas de Maras estão entre os três únicos lugares do mundo onde é possível extrair o sal rosa. Os outros dois são Himalaia e Bolívia. Muito legal né?


SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE MORAY

Bem próximo a Maras, fica o complexo arqueológico de Moray, a 3.800 metros de altitude (vão se preparando, viu?). A paisagem é muito impressionante, mesmo sem qualquer informação sobre o que é aquele conjunto de formas concêntricas no meio do Vale Sagrado. No entanto, é quando a gente conhece a história do lugar e percebe a genialidade por trás daquela invenção que a beleza completa de Moray se revela.

SALINERAS DE MARAS E MORAY - Fabulous Peru Tours

O complexo é, na verdade, um experimento agrícola dos incas, formado por três conjuntos de terraços com diferentes níveis. Primeiramente, eles observaram que em cada nível havia uma variação de temperatura para mais ou para menos. Consequentemente, isso gerava variados microclimas que favoreciam o cultivo de diferentes produtos agrícolas. Assim, era possível descobrir que plataforma era mais adequada para cultivar cada alimento, melhorando a qualidade da produção. Genial, não é mesmo? 😱


COMO CHEGAR A MARAS E MORAY

Como é uma região próxima a Cusco, normalmente os passeios partem de lá. Geralmente, as pessoas contratam agências de turismo, pois elas já oferecem passeios que incluem os dois pontos (se quiserem fazer um orçamento, é só falar comigo clicando aqui! 😉)

Os passeios costumam durar apenas metade do dia e incluem uma parada em Chinchero para visitar uma comunidade de mulheres artesãs e conhecer alguns produtos feitos com o sal extraído localmente. Se tiverem pouco tempo, esse passeio pode ser combinado a outros pelo Vale Sagrado, mas se estiverem mais folgados e quiserem aproveitar bem cada ponto, pode ser mais interessante separar um dia só para Maras e Moray.

Outra opção é alugar um carro e ir por conta própria partindo de Cusco. No entanto, nesse caso, é bom pelo menos contratar um guia quando chegarem aos locais.


INFORMAÇÕES

Se vocês estiverem pensando em fazer esse passeio, tanto com uma agência como por conta própria, é importante ter algumas informações. As entradas são pagas e, no caso de Moray, vocês precisam adquirir um Bilhete Turístico.  Se quiserem orçar o passeio, me chamem no Whatsapp que eu passo os preços e explico tudo direitinho pra vocês, tá 😉?

Entrada em Maras: $ 10 soles (cerca de R$ 15,00 reais).

Bilhete Turístico: o preço atualizado pode ser consultado no site.


O QUE OS CLIENTES DIZEM SOBRE MARAS E MORAY


                                  TripAdvisor

E aí? Ansiosos pra curtir esses tesouros peruanos? Se quiserem mais dicas, informações sobre passeios e roteiros, confiram os outros posts do blog sobre o Peru! Tem um texto muito legal com as 20 perguntas mais frequentes sobre cusco. Corram la! 😉

Related posts

ONDE SE HOSPEDAR EM CUSCO

Laíse Mesquita

PRINCIPAIS PARQUES/PRAÇAS DE CUSCO

leticia mafia

TOUR LAGUNA HUMANTAY

camila cardua
%d blogueiros gostam disto: