27.5 C
Santiago do Chile
PERU

VALE SAGRADO DOS INCAS

Quem escolhe o Peru como destino de viagem, naturalmente já tem pelo menos um ponto de interesse certo: Machu Picchu. E nada mais justo, afinal, é de uma uma das sete maravilhas do mundo moderno que estamos falando! Seria um grande equívoco não considerar todos os tesouros geográficos e arqueológicos que ficam ali na mesma região e que compõem o Vale Sagrado dos Incas.

Caminhos de Uma Viajante: Vale Sagrado

O Vale Sagrado foi nomeado assim por ser uma área com qualidades climáticas e geográficas de destaque, coberta por vários rios, sendo o Rio Urubamba o principal. Esses atributos faziam com que os terrenos da região fossem muito férteis e ali eram produzidos diversos produtos agrícolas no tempo dos incas. Por esse motivo, eles acreditavam que aquelas terras eram abençoadas, atribuindo à região um caráter sagrado.


POR QUE VISITAR O VALE SAGRADO DOS INCAS?

Numa visita ao Vale Sagrado, é possível experienciar bastante da energia e da história vivida pelo povo inca, pois há ruínas arqueológicas e elementos históricos em todo canto e que fazem os visitantes “reviverem” muito do que acontecia por ali. É simplesmente fascinante 😍! E é por isso que dá pra afirmar com toda certeza que vocês precisam dedicar um tempinho da viagem de vocês pelo Peru para conhecer esse pedacinho do mundo que é tão especial!


ONDE FICA O VALE SAGRADO DOS INCAS?

A área geográfica conhecida como Vale Sagrado dos Incas tem mais de 100 quilômetros de extensão e é limitada pelas cidades de Pisac e Ollantaytambo, incluindo várias outras localidades e vilarejos próximos a Cusco, como Chinchero, Maras, Urubamba, Tipón, Calcas e Andauaylillas, entre outros.

São muitos lugares com nomes diferentes pra decorar, né? Hahaha 😂! Mas, calma! A verdade é que para visitar todas as cidades e pontos turísticos do Vale Sagrado, geralmente os visitantes gastam pelo menos uns quatro dias. Mas nem todo mundo quer se aprofundar tanto ou gastar esse tempo todo por lá. Para essas pessoas, existem os tours de um dia inteiro pela região, com visitas aos principais pontos de interesse. E é sobre isso que vamos falar agora!


TOUR PELO VALE SAGRADO DOS INCAS

O passeio de um dia pelo Vale sagrado sai da cidade de Cusco logo pela manhã, retornando à noite, e tem duração total de aproximadamente 10 horas, entre paradas e deslocamentos. O almoço é incluso no valor do passeio, assim como o guia turístico. Aliás, a presença de um guia é fundamental no Vale Sagrado, pois a experiência é outra quando tem alguém para passar todas as informações e curiosidades dos locais, tornando-os infinitamente mais interessantes.

E só um lembrete! Se quiserem qualquer informação sobre esse passeio, preços e tudo mais, é só falar comigo clicando aqui, tá 😉? De antemão, confiram todos os locais que vocês podem conhecer nesse tour!

MERCADO ARTESANAL DE PISAC

O roteiro começa em Pisac, uma cidadezinha colonial a 33 quilômetros de Cusco, que abriga ruínas importantes e o mais famoso mercado do Vale Sagrado. O Mercado de Pisac, além de servir para comprar souvenirs e artesanato local, é uma atração à parte, pois as lojas e barracas têm o poder de trazer cor e vida à praça central de Pisac. Lembrando que todas as terças, quintas e domingos, o mercado funciona. Nele, vocês vão encontrar de tudo desdevartesanato, bijuterias, roupas, sapatos, acessórios, tecidos, tapeçaria, objetos decorativos e de cozinha, a assim alimentos cultivados na região.

File:Pisac 04 mercado.jpg - Wikimedia Commons

RUÍNAS DE INTIHUATANA – RELÓGIO SOLAR

A próxima parada é nas ruínas de Intihuatana, onde é possível visitar uma interessantíssima invenção inca: o Relógio Solar. Trata-se de uma rocha entalhada que, à primeira vista, pode até parecer apenas uma pedra. Mas nada é tão simples quando estamos falando da civilização inca, certo? A partir dessa pedra, eles faziam várias observações astronômicas e usavam as sombras para determinar o calendário, as estações do ano e os melhores períodos para o plantio. Simplesmente não dá pra não ficar impressionado com a inventividade desse povo!

CURIOSIDADE: segundo os estudos, o local também era usado para rituais religiosos.

Passagem Machu Picchu 2020 | MACHUPICCHU.CENTER

URUBAMBA

Depois das compras e da aula de história em Intihuatana, é feita uma parada para o almoço em Urubamba, cidade que leva o mesmo nome do principal rio da região e que serve de base para muitos visitantes que estão explorando o Vale Sagrado em roteiros maiores.

Visite Urubamba: o melhor de Urubamba, Cusco – Viagens 2020 ...

OLLANTAYTAMBO

Após o almoço, o passeio segue por Ollantaytambo, uma das cidades mais conhecidas do Vale Sagrado, justamente por sua proximidade de Machu Picchu, que faz com que ela também sirva de base para alguns turistas. Além disso, a cidade em si já é uma atração, pois mistura ruínas e construções originais, como se fossem um museu a céu aberto. Lá é possível conhecer os canais hidráulicos construídos pelos incas entre as montanhas e templos. É lá também que fica o Templo do Sol, com seus curiosos e enormes blocos de granito rosa.

Saiba tudo sobre Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas | Em ...

CHINCHERO

Por fim, o tour se encerra no povoado de Chinchero, que é mais uma cidade construída sobre as ruínas das antigas construções incas. Nesse lugar existe a visita ao Mercado Artesanal, que é formado por produtos nativos que incluem comida e artesanato, e o Templo Colonial, que foi erguido sobre um antigo palácio inca e que reflete a arquitetura dos primeiros colonizadores da região.

Iglesia Colonial de Chinchero, Peru 2019

Depois de visita a Chinchero, o grupo retorna para Cusco cheio de novos conhecimentos e com uma bagagem muito mais pesada de experiências, sem dúvidas 😄!


O QUE OS CLIENTES DIZEM

TripAdvisor

E aí? Curtiram o roteiro? Com certeza vocês vão amar os momentos no Vale Sagrado! Ah! Leiam também esse post sobre Maras e Moray, outros tesouros maravilhosos dos incas para vocês conhecerem no Peru, e o post sobre a montanha de sete cores! No mais, é só me chamar no whatsapp caso tenham qualquer dúvida ou queiram orçar os passeios de vocês pelo Peru comigo, tá? Até mais! 😘

Related posts

ROTEIRO DE 10 DIAS PELO SUL DO PERU

bruna godinho

ROTEIRO PELO NORTE DO PERU

Laíse Mesquita

PERUVIAN EXPERIENCE – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: