14.4 C
Santiago do Chile
CÓRDOBA

O QUE FAZER EM CÓRDOBA?

Segunda cidade mais populosa da Argentina, atrás somente de Buenos Aires, Córdoba esta situada a 713 km da capital portenha, contando com vários pontos turísticos, históricos e culturais. Ela é considerada por muitos a capital cultural das Américas

A cidade é sempre muito movimentada, em especial por receber constantemente um grande fluxo de estudantes, tanto argentinos quanto de outras nacionalidades, muito por conta da Universidade Nacional de Córdoba, considerada uma das mais importantes universidades da América Latina. Sem falar nos intercambistas, moradores e turistas. Ou seja, agitação e alto astral não faltam por lá!

INICIALMENTE…

Te convidamos a iniciar Córdoba conhecendo primeiramente a  Manzana Jesuítica, um complexo histórico da cidade que conta com diversas construções da época dos jesuítas, dentre elas a Capela Doméstica, o Colégio Nacional de Monserrat, a Igreja da Companhia de Jesus e a antiga sede da Universidade Nacional de Córdoba. Não por acaso a Manzana Jesuítica ganhou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco no ano de 2000. Beeeeem pra quem curte história mesmo! 🙂

Para sentar embaixo de uma árvore e observar a dinâmica da cidade, o local ideal é a Plaza San Martin, onde há uma bela catedral e uma estátua em bronze homenageando aquele que é considerado o herói nacional argentino e que também dá nome à praça. Melhor lugar para aquela foto com a legenda “Estive em Córdoba” não há! hahaha

Quando estiver na Praça São Martin, reserve um tempinho para a Catedral de Córdoba e prepare-se para ficar em dúvida sobre o que é mais impressionante: a grandiosidade do templo, que combina alguns estilos arquitetônicos – principalmente o barroco e o neoclássico, ooouuu o luxo do seu interior, que conta como uma pintura barroca no teto de tirar o fôlego, além de uma decoração dourada chiquérrima! Duvido você não ficar de boca aberta! Hihihi

IMPRESSIONA, VIU?

Sabe aquele fôlego que você perdeu quando entrou na Catedral? Pois bem! Recupere o fôlego, suba até a torre do sino e desfrute de uma linda vista. E é nessa mesma torre que há um relógio, o qual você pode consultar quando estiver se despedindo da Catedral e perceber que o tempo passou e você nem percebeu. Mas não se assuste. Córdoba faz isso mesmo com a gente. =D

Ainda ali na Plaza San Martin, vale visitar o Cabildo – antiga sede do governo colonial e um dos ainda restantes prédios genuinamente no estilo colonial na Argentina. Atualmente ele é um centro cultural, abrigando o museu da cidade.

CRIPTA

Já falei da riqueza cultura e histórica de Córdoba? Pois é. A Cripta Jesuítica é mais um Patrimônio da Humanidade da Unesco, sendo uma edificação subterrânea construída na época em que os jesuítas chegaram à Argentina. Originalmente foi uma espécie de retiro para os padres. Porém, nos anos 20 foi enterrada tendo sido redescoberta apenas em 1989, quando uma empresa da cidade, ao fazer as obras de instalação dos seus serviços, deparou-se com as ruínas da Cripta. Incrível né? Me senti naqueles filmes de arqueologia, tipo Indiana Jones. Kkkkkk =P

Atualmente as instalações foram recuperadas e tornaram-se um centro cultural subterrâneo de visitação pública e entrada gratuita (sempre bom economizar, né? haha), contando com exposições e apresentações. Com certeza é um local must go pra quem visita Córdoba.

Partiu fazer umas comprinhas? Melhor parte, né? hahaha Paseo de Las Flores é o point. Localizada na Rua Obispo Trejo, S/N, é uma área fechada para carros onde você vai poder andar livremente entrando e saindo das inúmeras lojas que ficam uma ao lado da outra. E se perder na tentação de comprar tudo! hahahaha

MERCADÃO

E de um bom mercadão, quem gosta? =D Pra quem realmente quer se integrar na cidade, especialmente na gastronomia local, o Mercado Norte é parada obrigatória! Bancas de frutas, verduras, carnes, temperos, pescados… Sim! Mesmo Córdoba estando a milhares de quilômetros do litoral, é impressionante a variedade e frescor dos frutos do mar encontrados no Mercado Norte. E se a pedida é realmente essa, La Cocina De Fazzio é tido como um dos restaurantes imperdíveis em Córdoba. Simbora degustar uns peixinhos e crustáceos por lá??

Ao se deparar com uma verdadeira obra-prima da arquitetura, uma construção ma-ra-vi-deu-sa em estilo romano, saiba que trata-se do Palácio da Justiça. Sede da mais alta corte jurídica da província de Córdoba, ocupa “apenas” um quarteirão inteiro! Haja justiça, néam?! Kkkkkkkkk

O QUE FAZER

Fica em frente à Praça 6 de Julho, uma área arborizada e bem legal pra descansar as pernas enquanto você admira os monumentos ao redor. Porque, né? Vamos combinar que a essa altura uma pausa pra descanso é bem-vinda. Ufa! hahaha

Pra curtir um fim de tarde, o ideal é visitar o Paseo del Buen Pastor, um centro comercial e cultural, onde é possível comer alguma coisa em um dos vários restaurantes que tem por lá e depois ir curtir as apresentações dos artistas de rua ou ainda o Show das Águas Dançantes, um espetáculo gratuito ao ar livre com exibição todos os dias das 17h às 22h. Imperdível!!

Outra ótima pedida é uma visita à Iglesia Del Sagrado Corazón de los Capuchinos, uma igreja no estilo neogótico construída entre as décadas de 1920 e 1930, considerada a Primeira Maravilha de Córdoba. Impressionante! 

Também vale ir até o Museu de Belas Artes Evita, cujo nome foi dado em homenagem à ex-primeira-dama argentina Eva Perón. O local conta com salas de exposições, auditório e biblioteca.  À noite ele fica todo iluminado e é cenário perfeito pra aquele registro fotográfico noturno. 

Construção que abriga o Museu Evita de Belas Artes, o Palácio Ferreyra conta com três pavimentos, nos quais estão expostas cerca de 400 obras de arte – coleção tida com uma das melhores de Córdoba. Tá bom pra você? hahaha Exposições à parte, precisamos falar sobre o hall de entrada do Palácio, que tem uma escadaria belíssima coberta de couro, além de elevadores de acesso. Acessibilidade? Temos!! =D

O QUE DISPÕE

O Palácio também dispõe de um restaurante e um jardim. Ou seja, é um passeio completo: arte + natureza + alimentação. Quem ama esse combo, respira! Kkkkk A entrada no Palácio é gratuita, já para visitar o Museu Evita é cobrada uma taxa (atualmente 15 pesos).

Se você é da turma dos loucos por comprinhas (Oi??! Alguém me chamou??? Kkkkk), melhor lugar do que o Paseo de las Artes não há. Uma feirinha super charmosa onde você encontra artesanato local, roupas, antiguidades e comidinhas típicas, tudo num clima super descontraído e familiar. Não pode faltar no seu roteiro. Vai por mim, hein?!

Ok! História, cultura, compras… Sentiu necessidade de desacelerar e entrar em contato com a natureza? Seu destino é o Parque Sarmiento, um verdadeiro pulmão verde localizado bem próximo ao centro da cidade. Com seus extensos jardins, lá é possível apenas relaxar apreciando esculturas e a lagoa, ou praticar esportes ao ar livre. 

BICENTENÁRIO

Nos arredores do Parque Sarmiento você se deparará com enormes anéis coloridos em uma praça: eis o Paseo del Bicentenário, uma praça construída em homenagem aos 200 anos do país, onde os enormes arcos representam grandes marcos históricos da trajetória argentina.

Delícia de lugar pra explorar num dia com a vibe mais tranquila e, digamos, bucólica – hahaha, até porque o Paseo conta com museus, lagos e até um zoológico.

Caso seu estilo seja mais aventureiro aposte em ir a Los Gigantes, uma região montanhosa com vales e cavernas, onde é possível praticar escalada, caminhadas e cavalgadas.

Erguido em honra aos mortos e torturados durante o período da ditadura militar na Argentina, o Museu de la Memoria situa-se em um antigo centro de detenção clandestino da época.

LA MEMÓRIA

Conta com diversos testemunhos de quem presenciou e viveu as inúmeras violações dos direitos humanos características da ditadura militar, além de uma área dedicada às pessoas desaparecidas naquela época sombria. Com entrada gratuita, o Museu de la Memória é tão impactante quanto emocionante.

A noite caiu… O que fazer? Por ser um polo universitário, Córdoba tem noites que agradam a todos os gostos. Desde restaurantes com cardápios variados, passando por bares agitados nas regiões de Nueva Córdoba e Güemes, ou ainda pra quem quiser virar a noite se divertindo há as baladas (ou Boliches, como os argentinos preferem chamar). Assim como os bares, os Boliches localizam-se na área de Nueva Córdoba, e no centro histórico de Córdoba.

Por muitos considerada a balada mais tradicional de Córdoba, a Nuvvia é um casa enorme na qual toca uma igualmente enorme variedade de ritmos em seus dois andares, de quinta a sábado.

Pra quem curte uma pegada mais alternativa, a Belle Epoque Club é a pedida porque envolve uma diversidade artística e cultural.  Lá você encontra desde apresentações teatrais a mostras de fotografia. Já no quesito música toca de tu-do!! De reggae a rock, sempre às sextas e aos sábados.

DORIAN

Já para aqueles que curtem a dance music, na Dorian Gray Club há ótimos DJs arrebentando no tunts tunts às sextas e sábados. Bem famosinha e apreciada por todos os públicos, inclusive o LGBT. Todo mundo junto e misturado. Adooooro!!!

Ok. Quer só sentar e apreciar uns bons drinks num lugar descolado? Com certeza Dada Mini Tienda Bar, com seus drinks hiper elaborados e saborosos pra agradar seus olhos e seu estômago. Hahaha O ambiente é outra atração do local: móveis retrô e muuuuuuitas luzes coloridas. Aberto todos os dias a partir das 18h30.

Por essas e por tantas outras é que Córdoba encanta a todos por esse mix de cultura e agitação.

Related posts

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE CÓRDOBA

lua maria

PASSOS INICIAIS EM CÓRDOBA

Laíse Mesquita

20 DICAS IMPERDÍVEIS DE CÓRDOBA

nathali abreu
%d blogueiros gostam disto: