27.5 C
Santiago do Chile
LIMA

PONTOS TURÍSTICOS GRATUITOS EM LIMA

Todos concordamos que quanto mais pontos turísticos conhecermos em uma viagem melhor, né? E se forem pontos turísticos gratuitos? Melhor ainda, hehehe. Pensando nisso, preparei esse post com os principais pontos turísticos gratuitos em Lima, para que vocês possam conhecer o máximo possível dessa cidade maravilhosa sem gastar nada!

Antes de tudo, se quiserem saber quais foram as minhas primeiras impressões de Lima, vejam o meu vídeo. Lá eu mostro um pouquinho da cidade para vocês. 😁

Com aproximadamente 12 milhões de habitantes, a charmosa capital do Peru, Lima, é a região metropolitana mais populosa do país, bem com a terceira maior cidade da América Latina, ficando atrás somente de São Paulo e da Cidade do México.

Sendo assim, essa linda cidade reserva uma infinidade de pontos turísticos, principalmente relacionados à sua história, como: museus, parques e praças.


CENTRO HISTÓRICO

O primeiro lugar para se conhecer gratuitamente em Lima é o centro histórico. Afinal, após a UNESCO declarar o Centro Histórico de Lima como Patrimônio da Humanidade, em 1990, essa região vem passando por um processo de recuperação e nas últimas décadas tornou-se um dos lugares mais bonitos da América do Sul.


PLAZA DE ARMAS

A primeira parada para começar o tour deve ser a famosíssima Plaza de Armas (ou Plaza Maior, como também é conhecida). Essa praça é o marco zero da cidade e foi lá onde o famoso conquistador do Peru, Francisco Pizarro, fundou a cidade de Lima em 1535.

Assim, lá estão representados os três principais poderes do Peru: Palácio Presidencial (governo), Palácio Municipal (povo) e a Catedral (igreja).

Cada prédio desses guarda MUITA história! Por isso recomendo contratar o city tour de Lima comigo, para realmente conseguirem entender a importância deles e o que de fato aconteceu!


MUSEU DE LA SANTA INQUISICIÓN

Bem próximo à Plaza de Armas, vocês verão, antes de mais nada, o Museu de La Santa Inquisición (EL Museu del Congresso y de La Santa Inquisición). Esse museu, apesar de ser pequeno, é o mais visitado do Peru. 😯

Localizado no prédio onde funcionou a filial da América Latina de uma das mais famosas e terríveis instituições da Igreja Católica, o Tribunal da Santa Inquisição.

Considerado como Patrimônio Cultural da Humanidade esse ponto turístico já abrigou inúmeras instituições, por exemplo: o Tribunal da Santa Inquisição (1584 até 1820), Senado Nacional (1821 até 1939), Biblioteca Pública da Câmara dos Deputados (1940 até 1943) e, por fim, Museu da Inquisição de Lima (1944 até hoje).

Sendo assim, são disponibilizadas visitas guiadas gratuitas em vários idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e português). As visitas em espanhol são frequentes e realizadas durante o dia todo, já em outros idiomas são realizadas em horários restritos.

Ah, importante dizer: o tour guiado dura aproximadamente 30 minutos, porém, vocês podem permanecer mais tempo no museu se quiserem absorver um pouco mais de sua história.


PLAZA SAN MARTÍN

Definitivamente, esse é outro ponto gratuito imperdível no Centro Histórico!

É possível chegar à Plaza San Martín seguindo o calçadão Jirón de la Union, um lugar com muitas lojas e restaurantes, partindo da Plaza de Armas.

Vocês caminharão aproximadamente cinco quadras e aqui, a minha dica é: se estiverem com fome, aproveitem para fazer uma refeição por ali, os restaurantes nessa rua costumam ser bem econômicos. 

Em síntese, essa praça é famosa porque lá é possível admirar uma grande estátua do libertador San Martín em seu cavalo, bem como o primeiro Hotel construído em Lima, o Hotel Bolivar.


BAIRRO MIRAFLORES

Desde já, é possível afirmar que esse é o bairro mais turístico de Lima. Sendo assim, um dos lugares preferidos para quem vai se hospedar na cidade, fazer compras ou curtir bares e aproveitar a cultura local.

Além disso, o bairro combina referências clássicas e históricas, juntamente com toques joviais e modernos e, acima de tudo, é um dos lugares mais incríveis para se aproveitar a vista do Oceano Pacífico.


MALECÓN

O local perfeito para começar o tour pelo bairro e curtir um lindo pôr do sol é o Malecón.

Malecón, é o calçadão da cidade, um local para onde as pessoas vão para aproveitar momentos de lazer como andar de bicicleta, skate, utilizar as quadras esportivas e os brinquedos infantis, ou, simplesmente, sentar em um dos bancos e contemplar a beleza do Oceano Pacífico.

Como a cidade de Lima está em um dos pontos mais altos do país,  Malecón é o “camarote com vista privilegiada” e costuma ser um dos lugares mais agitados da cidade.


PARQUE KENNEDY

Outro ponto interessante para conhecer em Miraflores. Um parque público, bem cuidado, localizado no centro do bairro.

Esse parque ganhou o apelido carinhoso de Parque dos Gatos, porque mais de 100 gatos andam por lá, há mais de 20 anos e geralmente são amigáveis e não tem medo dos humanos.

Assim, acariciar os gatinhos é uma atividade que costuma ser muito divertida para os turistas, já que muitos vão até o parque só para acariciá-los e tirar umas fotinhas, hehehe. 😍


SHOPPING LARCOMAR

O Shopping Larcomar é um centro comercial à céu aberto de frente para o Oceano Pacífico.  Lá existem diversas lojas de marcas famosas e restaurantes renomados. Contudo, não se enganem, esse shopping oferece opções de atrações e refeições para todos os gostos e bolsos.

Ainda mais: possui 12 salas de cinema, teatro e sala de jogos eletrônicos. Todavia, o que mais atrai os turistas é a belíssima paisagem do Oceano Pacífico à ser contemplada, principalmente ao pôr do sol.

Então, mesmo que vocês não façam compras, vale muuuuito a pena conhecer esse shopping. 😊 Espero que consigam ir quando eles façam algum evento – os de vinho são maravilhosos!


PARQUE DO AMOR

É impossível ir ao bairro Miraflores e não conhecer o Parque do Amor, um dos locais mais românticos da cidade!

Esse parque tem uma das vistas mais lindas de Lima! De lá é possível admirar a Baía de Lima, as montanhas de Chorillos e o Oceano Pacífico.

Assim, as principais atrações desse parque são: um mosaico multicolorido inspirado na obra do artista Antônio Gaudí, no Parque Güell em Barcelona e a escultura do Beijo (El Beso), feita pelo artista peruano Victor Delfim.


BAIRRO BARRANCO

Barranco é considerado o bairro mais boêmio de Lima. Chamado de “berço” dos artistas, foi construído no século 19 para ser um destino de praia para a aristocracia da época.

Ali é possível observar mansões no estilo colonial, que agora viraram lojas ou restaurantes, bem como ruas repletas de palmeiras.

A principal atração desse bairro é a arte urbana. Afinal, as ruas de Barranco tornaram-se, nos últimos anos, uma galeria a céu aberto.

Nesse bairro vocês vão querer tirar fotos em todos os muros, confiem em mim, kkkkk. 🤣 Vão ter foto até final de 2030! hahahaha


PONTE DOS SUSPIROS

Essa ponte é um dos pontos altos do bairro Barranco. Ela foi a inspiração de uma canção famosa do compositor Chabuca Granda, chamada “El puente de los Suspiros”.

Em suma, diz a lenda que se a pessoa atravessar a ponte sem respirar todos os seus desejos serão realizados (quem arrisca? hehehe). Eu consegui atravessar sem respirar! Morrendo, mas consegui! Só tem um problema:

Não lembro qual o desejo que fiz para saber se foi realizado ou não. hahaha


BAIRRO SAN ISIDRO

San Isidro é um dos bairros mais cobiçados para se morar em Lima. Entretanto, esse bairro cheio de charme e luxo ainda oferece opções grátis para quem quer conhecê-lo sem deixar um rim, hahaha. 😂

LUM – LUGAR DA MEMÓRIA

Um museu com 3 andares livres para visitação, incluindo: salas de interação audiovisual, muitas televisões com trechos de documentários selecionados, inúmeros murais, documentos, roupas, bem como outros objetos que contam a história dos anos mais difíceis do Peru.

Esse museu fica à beira da costa San Isidrina, um lugar fantástico com uma linda vista para o mar. 😍

Todavia, se atentem aos horários, afinal, o museu fica aberto das 10:00h às 18:00h.


PARQUE EL OLIVAR

Um parque que chama atenção por suas árvores tortas e seu pequeno lago, bem como seu vasto bosque de oliveiras muito bem cuidado (quem já viu uma oliveira de perto? Devem ser lindas! 🤩).

Localizado quase no fim do bairro San Isidro, esse parque pode render um excelente passeio. Além das pontes, pequenas trilhas e do bosque, dentro do parque existe uma Casa de Cultura com programação especifica (que pode ser paga ou não), vale a pena conferir!


PARQUE MUNICIPAL DE BARRANCO E PASAJE SANCHEZ CARRION

Esse é um ponto turístico para quem quer curtir a noite ao ar livre, afinal, é uma das regiões mais movimentadas do bairro. Vocês poderão encontrar muitas famílias, casais e grupos de amigos, transitando enquanto comem ou bebem e curtindo a paisagem e natureza até chegarem à Pasaje Sanchez Carrion.

Essa rua concentra vários bares e boates, bem como lojas de conveniência e ambulantes. Contudo, os preços das atrações não são interessantes para quem curte uma viagem mais barata, mas vale conhecer essa rua pelo movimento de pessoas e beleza do lugar.


CALLAO E LA PUNTA

Esse é o último bairro da baía central de Lima e oferece uma vista única da cidade e do porto, assim como das casas locais, com suas arquiteturas históricas. Além disso, a região portuária de La Punta, é tranquila e vocês poderão caminhar despreocupados até durante a madrugada.


Enfim, o que acharam dos pontos turísticos gratuitos de Lima? Muuuuitas coisas para fazer, né? Planejem direitinho seu roteiro e incluam alguns desses pontos turísticos encantadores! Garanto que vão adorar!

Ah, se quiserem solicitar orçamentos, conhecer meu portfólio ou receber outras informações, não deixem de me chamar no WhatsApp 😉

Beeeijos! 😘

 


Links de desconto:

Descontos em Santiago

Desconto Seguro Viagem

Desconto Arbnb

Leiam também:

Viajar sozinho ao Peru, e agora?

Melhores Mirante de Lima

Tour em Arequipa

Dicas extras:

Baixe gratuitamente meus portfólios Chile e Peru

Adquira meu livro de Santiago

Related posts

O QUE FAZER EM DIAS CHUVOSOS EM LIMA

chris

MAPA DE LIMA

ana nascimento

FREE WALKING TOUR BARRANCO – PERU

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: