20.7 C
Santiago do Chile
Image default
Santiago

WINE DAY ACONCÁGUA

Se vocês são apaixonados por vinho, com toda a certeza a experiência de um Wine Day no Chile é obrigatória. Na verdade, todo turista que vai a Santiago automaticamente procura uma das principais vinícolas da região para incluir no roteiro. Afinal, é dessa forma que vocês podem conhecer um pouco do processo produtivo, tirar belíssimas fotos, degustar alguns produtos locais e comprar vinhos por um preço bem mais em conta do que em estabelecimentos comerciais da cidade. No entanto, caso vocês sejam realmente amantes de vinhos ou simplesmente queiram conhecer algumas das vinícolas chilenas menos turísticas, aqui vai uma dica: programem um Wine Day pelo Vale do Aconcágua!

Primeiramente, qual é a diferença entre fazer um tour numa vinícola e um Wine Day? Em resumo, numa experiência de Wine Day vocês não vão visitar apenas uma vinícola. É um passeio em que os visitantes passam o dia todo conhecendo várias vinícolas selecionadas de acordo com a região que vocês escolherem. Isso mesmo! Um dia inteirinho degustando vinhos 😍! Não é incrível? De fato, existem algumas alternativas de Wine Day pelo Chile e se vocês quiserem saber todas as opções ou solicitar orçamentos, falem comigo clicando aqui! Mas hoje vocês vão conhecer mais detalhadamente o Wine Day Aconcágua. Vamos nessa!


VALE DO ACONCAGUA

Antes de mais nada, existem cinco principais regiões de produção de vinho no Chile e o Vale do Aconcágua é uma delas. Fica a aproximadamente 65km de Santiago, aos pés da cordilheira dos Andes. Além disso, leva o nome da maior montanha fora da Ásia: a montanha Aconcágua.

Vale do Aconcagua | Chile Travel

Uma curiosidade é que o gelo dos Andes é uma fonte água para os vinhedos do vale e as condições climáticas possibilitam uma maturação mais lenta das uvas, resultando em vinhos com sabores maduros e encorpados. As principais uvas produzidas na região são Cabernet Sauvignon, Syrah, Carmenere e Sauvignon Blanc.

Uma das vinícolas mais famosas do Vale do Aconcágua é a Errázuriz. Mas existe uma série de vinícolas menores e familiares que valem muito visita. Inclusive, o grande diferencial dessas experiências de Wine Day é justamente a possibilidade de conhecer as chamadas “vinícolas boutique”, que produzem em menor escala e têm processos menos industriais. No Wine Day Aconcágua, vocês terão a chance de visitar e degustar vinhos de três delas: Viña San Esteban, Viña El Escorial e Flaherty Wines. Saibam um pouco mais sobre elas a seguir.


VIÑA SAN ESTEBAN

A primeira parada do Wine Day é na Viña San Esteban, uma vinícola familiar instalada em terras que pertencem à família Vicente há várias gerações. Foi fundada pelo produtor de uvas José Vicente e seu filho, o enólogo Horácio. A proposta deles é produzir vinhos de alta qualidade aproveitando as condições climáticas e do solo do Vale do Aconcágua. Para isso, as uvas são plantadas às margens do Rio Aconcágua e em suas encostas, o que segundo eles, cria um microclima ideal para a produção de uvas de mesa.

Galeria - Viña San Esteban

Além dos vinhos, a Viña San Esteban produz óleos e uvas para exportação. Para os visitantes, a vinícola oferece algumas opções de passeio ao ar livre que incluem piqueniques, aluguel de bicicletas, passeios a cavalo e tour arqueológico, além dos tradicionais tours mais focados na produção. Tudo com guias que falam português. No Wine Day, como ainda tem outras vinícolas no roteiro, é feita apenas a visita guiada às vinhas e adegas, finalizando com uma degustação.

INFORMAÇÕES

Telefone: +56 3 4248 2842

E-mail: insitu@vse.cl

Site

Facebook

Instagram

Endereço: La Florida 2220, San Esteban, Valparaíso, Chile

O QUE OS CLIENTES DIZEM



TripAdvisor

VIÑA EL ESCORIAL

A Viña El Escorial é uma vinícola liderada pelos enólogos Victor Vargas e Verena Mardones e é a segunda parada do Wine Day Aconcágua.  Eles também produzem em pequena escala, mas com uma tecnologia moderna e um processo que inclui provas e análises em seu pequeno laboratório. A temperatura média da região é de 16ºC, o que favorece a plantação de uvas viníferas. Assim, eles produzem tanto as uvas tradicionais Cabernet Sauvignon, Carmenere, Syrah e Malbec como as menos conhecidas Cabernet Franc, Petite Sirah, Petite Verdot, Zinfandel e Sangiovese.

Inicio - Viña El Escorial de Panquehue

Durante a visita à Viña El Escorial, inicialmente é feito um passeio pelo local com a apresentação de sua história e forma de produção. Uma experiência bem legal lá é quando provamos os vinhos ainda em fermentação direto das barricas. Além disso, é feita uma visita na adega subterrânea, onde acontece uma degustação do resultado final dos vinhos já engarrafados. Para harmonizar, a vinícola oferece uma tábua de queijos, chips e frutos secos.

INFORMAÇÕES

Telefone: +56 3 4259 1390

Email: reservas@elescorial.cl

Site

Facebook

Instagram

Endereço: lote b1-parcela 12-camino E-643, Panquehue, Valparaíso, Chile

O QUE OS CLIENTES DIZEM

TripAdvisor

FLAHERTY WINES

Por fim, a última parada do dia é na Flaherty Wines, uma típica vinícola boutique. Foi fundada em 2004 por um casal de californianos que vive no Chile desde 1993. A produção deles é bem limitada e no primeiro ano de empresa foram produzidas apenas 1.200 garrafas de um único vinho. Desde então, a produção cresceu e hoje chega a uma média de 40.000 garrafas por ano. Mas a produção continua essencialmente artesanal, com uvas colhidas manualmente, trabalhadas em prensa manual de madeira e fermentadas em tanques com abertura superior. O envelhecimento leva cerca de 18 meses.

5 things I learned about wine in the Aconcagua Valley | by Juliet Daniel | Medium

A história da vinícola é bem curiosa. Os donos Ed Flaherty e Jen Hoover se mudaram para o Chile justamente para trabalhar com produção de vinhos e Ed chegou a ser enólogo chefe de vinícolas famosas como a Errázuriz. Mas o trabalho administrativo não o satisfazia e foi para voltar às raízes que o casal fundou a Flaherty Wines. Agora, além dos vinhos, Ed Flaherty se aventura na cozinha testando combinações de ingredientes para harmonizar com seus vinhos.

A sede fica num casarão pós-colonial de mais de 100 anos com vários elementos da arquitetura original, o que é mais um atrativo da vinícola. A visita inclui um passeio pelas instalações com explicação de toda a história e a forma de produzir da casa. E, obviamente, não teria como fechar o dia de forma diferente. O passeio se encerra com uma bela degustação dos vinhos artesanais da Flaherty Wines.

INFORMAÇÕES

Telefone: +56 9 8561 3801

Email: reservas@flahertywines.com

Site

Facebook

Instagram

Endereço: E-85 1258, Santa Maria, Valparaíso, Chile

O QUE OS CLIENTES DIZEM

TripAdvisor

Curtiram esse roteiro de enoturismo pelo Vale do Aconcágua? Se vocês curtem vinhos, certamente esse passeio é imperdível! Se quiserem conhecer outras opções de Wine Day pelo Chile, não deixem e conferir também os posts sobre o Wine Day Colchagua Premium e o Wine Day Valle de Casablanca. E qualquer dúvida, já sabem! É só falar comigo! Beijoos! 😘

Related posts

ONDE COMPRAR BOTAS IMPERMEÁVEIS EM SANTIAGO?

amanda casale

BUTECO: UM RESTOBAR BRASILEIRO EM SANTIAGO

Laíse Mesquita

RESTAURANTE CIRO’S BAR

aline santana
%d blogueiros gostam disto: