27.5 C
Santiago do Chile
PATAGÔNIA ARGENTINA

20 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A PATAGÔNIA ARGENTINA

A Patagônia Argentina é um destino encantador, sobretudo para quem ama frio, neve, trilhas e aventuras na natureza. Se vocês estão pensando em programar uma viagem para esse destino, certamente vão surgir algumas dúvidas. E para responder aos principais questionamentos, este texto reúne 20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina, com respostas bem completas para ajudar no planejamento de viagem de vocês. Vamos nessa? 😉


1 – QUAL É A LOCALIZAÇÃO DA PATAGÔNIA ARGENTINA?

A Patagônia é a região que fica no extremo sul da América do Sul e inclui o Chile e a Argentina. A parte argentina abrange Bariloche, El Chatén, El Calafate e Ushuaia, sendo esta a cidade mais extrema do país. Na verdade, Ushuaia é a cidade mais ao sul no planeta, ficando localizada a cerca de mil quilômetros da Antártida e a 3 mil quilômetros de Buenos Aires. Por isso, ganhou o curioso apelido de “fim do mundo”. Imaginem que legal voltar de viagem e falar pra todo mundo: “Eu estive no fim do mundo!” (Hahaha! 😂).

Localização da Patagônia Argentina

2 – COMO CHEGAR À PATAGÔNIA ARGENTINA?

Os destinos mais populares na Patagônia Argentina são Bariloche, Ushuaia e El Calafate. Como não existe voo direto para nenhum desses locais, vocês devem pegar um voo para Buenos Aires e de lá seguir para o destino escolhido na Patagônia.


3 – QUE COMPANHIAS AÉREAS VÃO PARA A PATAGÔNIA ARGENTINA?

Para Ushuaia, a Latam é a companhia aérea que tem voos regulares. Caso queiram ir para El Calafate, os voos são oferecidos pela Gol. Já pela Aerolíneas Argentinas é possível voar para qualquer dos dois destinos, além de Bariloche.


4 – É NECESSÁRIO VISTO PARA IR À PATAGÔNIA ARGENTINA?

Não. Para entrar na Argentina, os brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte. Basta viajar com o documento de identidade atualizado, bem conservado e sem violações. Mas, se vocês forem do tipo “colecionadores de carimbos”, é sempre bom levar o passaporte para ganhar mais um registro de viagem e ajudar a preencher as páginas em branco, né 😜? Hahaha!

20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina

5 – QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A PATAGÔNIA ARGENTINA?

Essa certamente é uma das perguntas mais frequentes sobre a Patagônia Argentina. A melhor época para viajar para Patagônia é o verão, pois é o período em que as temperaturas são mais amenas e os dias são mais longos. Assim, dá para aproveitar ao máximo os passeios e as paisagens por lá. Os meses mais indicados são de dezembro a fevereiro, no auge do verão. A partir de março, a probabilidade de vocês enfrentarem chuvas e neve é bem alta, além de que os ventos são bem mais frios e desconfortáveis para quem não está acostumado ao tipo de clima.


6 – COMO É O VERÃO NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

O verão na Argentina vai de 21 de dezembro a 20 de março. Antes de mais nada, é bom lembrar que o frio na Patagônia dura o ano inteiro. Ou seja, ainda que as temperaturas no verão sejam mais confortáveis, não esperem calor! A temperatura média máxima por lá é de 19 graus e, nessa época, o sol nasce às 4h e se põe às 23h. Então, para quem adora passar o dia aproveitando passeios, é uma super vantagem! Além disso, essa é a melhor época para curtir os programas ao ar livre, passeios de aventura como trekkingsvisitas aos glaciares, e para quem planeja conhecer um pouco da vida selvagem na região.

20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina

7 – COMO É O OUTONO NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

De 21 de março até 20 de junho é quando a Argentina está no outono. Nesse período, as temperaturascomeçam a cair e os dias vão ficando mais curtos. A  grande vantagem de ir à Patagônia nessa época é que tudo fica menos lotado de turistas e as paisagens ficam lindas, com vistas bem diferentes das que vocês vão encontrar no verão. Além disso, com a queda de temperatura, fica mais fácil ver algumas espécies de animais selvagens que descem das montanhas para buscar alimento porque as regiões de maior altitude já têm neve nesse período. Em resumo, se vocês não puderem ir à Patagônia Argentina no verão, o outono ainda é uma boa opção.


8 – COMO É O INVERNO NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

Em 21 de junho começa o inverno na Argentina e vai até 2 de setembro. Se no verão já faz frio, imaginem como é o inverno na Patagônia! Então, se preparem para um frio rigoroso, inclusive com temperaturas negativas e dias muito mais curtos, já que o sol nasce por volta das 9h e se põe às 17h durante essa estação.

20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina

Essa é a pior época que vocês podem escolher para ir à Patagônia Argentina caso o objetivo seja fazer trilhas. Por outro lado, para quem curte atividades de neve como esqui, passeios de trenó, patinação, entre outros, o inverno é a melhor opção. Em resumo, ir no inverno pode ser bom ou ruim. Tudo depende do objetivo da viagem de vocês! 😉


9 – COMO É A PRIMAVERA NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

A primavera na Argentina ocorre entre 21 de setembro e 20 de dezembro. Assim como no outono, a primavera é uma boa alternativa para fugir das aglomerações de turistas típicas do verão. Na segunda metade da estação, as temperaturas já começam a ficar mais agradáveis, os dias vão começando a esticar e as paisagens vão ficando mais verdinhas com a neve indo embora. Outra vantagem é que preços normalmente são mais baixos do que no verão, o que é ótimo para quem prioriza economizar.


10 – ONDE SE HOSPEDAR NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

Felizmente, a Patagônia Argentina é bem servida de hospedagens para todos os gostos e bolsos. É possível encontrar desde hostels descolados a hotéis de luxo com spa. Com toda a certeza, vocês vão encontrar algo dentro do perfil de vocês por lá.

Hospedagens na Patagônia Argentina

Dependendo dos planos e roteiros, vocês podem se hospedar em Bariloche, Ushuaia, El Calafate e El Chatén. Aqui no blog tem uma lista incrível com 10 opções de hospedagem na Patagônia Argentina para ajudar vocês na escolha!


11 – QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

Definitivamente, tem muita coisa pra fazer na Patagônia Argentina e a seguir vocês terão uma lista resumida com os pontos e passeios mais procurados pela região: Lago Nahuel Huapi, Cerro Catedral (um dos principais centros de esqui da América do Su), Laguna Esmeralda, Glaciar Vinciguerra, Laguna de los Témpanos, Província de Chubut, Glaciares Perito Moreno, Upsala e Viedma, Monte Fitz Roy e as trilhas de El Chatén.

20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina

12 – O QUE FAZER À NOITE NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

Apesar de programas noturnos não serem o grande atrativo da Patagônia Argentina, pode ser que vocês estejam procurando opções para curtir a região à noite. Caso queiram sair para jantar, existem bons restaurantes por lá. E caso prefiram algo mais animado, vocês podem visitar cervejarias ou baladas locais. Sair para provar os vinhos argentinos também é uma ótima pedida!


13 – ONDE COMER NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

As cidades mais turísticas da Patagônia Argentina têm alguns restaurantes bem famosos. A maioria deles são focados em pratos típicos com carnes ou frutos do mar da região e cartas de vinhos argentinos. Alguns dos mais famosos são o Casimiro Biguá, em El Calafate, o Restaurante Kuar, em Ushuaia e o El Patacón, em Bariloche. Mas se vocês quiserem outras sugestões, com detalhes e médias de preços, confiram esse post com 10 restaurantes famosos na Patagônia Argentina!


14 – COMO MONTAR A MALA PARA A PATAGÔNIA ARGENTINA?

Essa aí fica no topo da lista de perguntas mais frequentes sobre a Patagônia Argentina! Bom, vocês já sabem que faz frio o ano inteiro na Patagônia Argentina, certo? Então, na hora de fazer a mala, vocês precisam ter isso em mente. Obviamente, vocês vão precisar levar casacos, mas nada de incluir aqueles casacos levinhos que estão acostumados a usar no Brasil! Foquem em casacos corta vento, impermeáveis e quentinhos. Reservem os mais pesados caso viajem no inverno.

Mala para o frio

Além disso, é muito importante lembrar que nos momentos mais frios vocês vão precisar se vestir em camadas. Ou seja, calça e blusa térmicas por baixo, blusa de lã ou fleece no meio e casaco corta vento por cima. Se seguirem essa dica direitinho, vocês não vão morrer de frio e vão aguentar os ventos gelados da Patagônia. Acessórios de inverno como gorros, cachecóis e luvas são muito bem vindos! Óculos de sol e protetor solar também são itens indispensáveis! E para as trilhas, levem/comprem/aluguem as botas impermeáveis!


15 – COMO SE LOCOMOVER NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

Primeiramente, tudo depende do roteiro que vocês querem seguir e dos lugares que desejam conhecer. Se vocês viajarem apenas para Bariloche, por exemplo, podem se locomover pela cidade de táxi ou remis (transporte tipo táxi bem comum em cidades pequenas da Argentina).

Mas se quiserem visitar várias cidades, como El Calafate, El Chatén e Ushuaia por exemplo, vocês vão precisar se deslocar de avião ou de ônibus, dependendo do trecho. Os passeios a partir desses lugares normalmente serão realizados com os transportes de agências de turismo, então vocês não precisam se preocupar com isso.

Uma questão que pode surgir é: “dá pra se locomover de carro pela Patagônia Argentina?”. E a resposta é sim. No entanto, só recomendável com automóveis de tração nas quatro rodas e para quem tem experiência com estradas desse tipo. As rotas são difíceis, com muitos trechos sem sinal de celular e poucos postos de gasolina. Então, é melhor deixar a ideia de uma road trip para outro destino, tá?


16  – QUAL É A MOEDA OFICIAL NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

A moeda oficial na Argentina é o peso argentino. Entretanto, muitos estabelecimento também aceitam dólares americanos ou reais na Patagônia Argentina. Assim, o ideal é verificar um pouco antes da viagem o que vale mais a pena comprar de acordo com as cotações do período 😉.

20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina

17 – QUAL É O FUSO HORÁRIO NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

O fuso horário na Argentina é o mesmo do Brasil, exceto no verão, quando o horário no Brasil fica adiantado uma hora em relação ao horário na Argentina. De qualquer forma, a diferença é pequena e vocês provavelmente não sofrerão as temidas consequências do jet lag.

20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina

18 – É NECESSÁRIO CONTRATAR SEGURO VIAGEM PARA IR À PATAGÔNIA ARGENTINA?

Essa é uma das perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina que, na verdade, se repete para vários destinos internacionais. Gente, levem isso para a vida: vão fazer uma viagem internacional? Façam um seguro viagem! E isso é muito sério! Lembrem que vocês estarão fora do Brasil, sem cobertura de plano de saúde e expostos a vários riscos.

É claro que a gente nunca quer precisar de um seguro e a ideia é contratar apenas por segurança. Mas, entre todas as despesas de uma viagem internacional, esse é um dos menores custos para se preocupar. E acreditem: caso vocês precisem, vai ser um alívio ter feito um seguro viagem.

A boa notícia é que com o meu cupom LAISEMESQUITA5, vocês ganham desconto para contratar o seguro viagem de vocês pelo site da Seguros promo. Se tiverem qualquer dúvida, podem falar comigo clicando aqui! 😉


19 – É EXIGIDA ALGUMA VACINA PARA IR À PATAGÔNIA ARGENTINA?

Entre as perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina, sempre surge alguma dúvida em relação a vacinas. E é bom salientar que não é exigida nenhuma vacina de turistas brasileiros para entrar na Argentina no momento. Como essas informações podem sofrer alterações, quando vocês forem viajar, consultem as recomendações atualizadas no site da Anvisa.


20 – COMO SÃO AS TOMADAS NA PATAGÔNIA ARGENTINA?

Primeiramente, é preciso destacar que na Argentina não existem tomadas de 127V como no Brasil. Dessa forma, vocês só devem levar para a viagem aparelhos eletrônicos bivolt ou 220V. Não se preocupem com celulares, notebooks, secadores de cabelo e chapinhas, por exemplo, já que esses equipamentos costumam ser bivolt. Mas outros eletrônicos de uso menos comum devem ser checados.

adaptador de tomada universal

Em segundo lugar, vamos falar sobre os modelos de tomadas usados na Argentina, que são completamente diferentes dos usados no Brasil. Em resumo, nenhum equipamento eletrônico comprado no Brasil vai ter um plug compatível com as tomadas argentinas.

Mas isso é muito fácil de resolver. Basta comprar um adaptador universal e os problemas com as  tomadas diferentes de cada país estarão completamente resolvidos! Inclusive, esse é um item fundamental para qualquer viajante! Fica a dica! 😎


Enfim, curtiram esse post com 20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Argentina? Espero ter tirado o máximo de dúvidas de vocês sobre esse destino incrível! E se também quiserem saber sobre a Patagônia Chilena, confiram o post com as 20 perguntas frequentes sobre a Patagônia Chilena! Beijooo!

Related posts

PASSEIOS TURÍSTICOS NA PATAGÔNIA ARGENTINA

ana nascimento

10 OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NA PATAGÔNIA ARGENTINA

aline santana

10 RESTAURANTES FAMOSOS NA PATAGÔNIA ARGENTINA

aline santana
%d blogueiros gostam disto: