17.1 C
Santiago do Chile
PERU

ROTEIRO DE 10 DIAS PELO SUL DO PERU

O Peru é um dos destinos mais procurados pelos turistas do mundo todo, com milhares de atrativos e pontos turísticos. Esse país é capaz de agradar todo tipo de viajante!

Pensando nisso, que tal falarmos um pouquinho sobre as belezas das cidades do sul do Peru? Nesse sentido, preparei um roteiro de 10 dias para que vocês possam conhecer e aproveitar tudo o que essa região tem de melhor a oferecer! 

Antes de mais nada, se quiserem saber qual a melhor época para viajar ao Peru, bem como as dicas iniciais de passeios, vejam o meu vídeo clicando aqui. O vídeo tá beeem explicadinho, dividido até por regiões, hehe.

Em síntese, as principais cidades do sul peruano são aquelas com maior altitude, ou seja, aquelas que estão mais altas em relação ao nível mar. São elas: Cusco (a cidade Imperial), Puno (a cidade do Altiplano), Arequipa (a cidade Branca) e Huaraz (a capital da Amizade Internacional). Todas essas cidades estão localizadas nos arredores da imponente Cordilheira dos Andes.

Portanto, como são regiões montanhosas é muito importante levar agasalhos, protetor solar, óculos escuros (por causa da claridade das regiões com neve), bem como tomar as devidas precauções a fim de diminuir ou evitar (difícil 😥) o famoso “mal da montanha”, em outras palavras, um mal estar relacionado com os efeitos da altitude. Sendo assim, mantenham-se hidratados, agasalhados e façam a viagem no seu ritmo para não passar nenhum apuro. 🤗

Agora que vocês já possuem as informações básicas, vamos ao que interessa? 🤩


4 DIAS EM CUSCO

A cidade de Cusco é uma das maiores e mais conhecidas do Peru, afinal, é o destino de muitos mochileiros em busca de aventuras. Portanto, merece pelo menos 04 dias para ser bem aproveitada, mas, com certeza, vocês vão encontrar muitos motivos para passar mais tempo, hehehe.

Cusco tem muito a ser explorado! Não se enganem achando que tudo se resume à Machu Picchu, hahaha. Nessa cidade, vocês encontrarão grandes templos e majestosas construções do Império Inca, muitas vezes com um toque especial da colonização dos espanhóis. Entretanto, se estão querendo conhecer um pouco da região, vejam meu vídeo sobre Machu Picchu, lá eu mostro um pouco dessa lindeza de lugar! 🤩

Então, algumas sugestões de passeios que valem a pena em Cusco:

  • City tour pelos Sítios Arqueológicos:
    Aqui vocês poderão conhecer o Qorikancha, Templo do Deus Sol, além de outros templos nos arredores da cidade. Esse passeio é perfeito para o dia de chegada em Cusco, já que dura uma tarde e envolve pouca variação de altitude (e quase nenhum esforço físico), ou seja, ótimo para a aclimatação.
  • Vale Sagrado: o Vale Sagrado fica às margens do rio Urubamba, à 35km de Cusco. Suas principais cidades são: Pisaq, Ollantaytambo, Maras, Moray, Chinchero, Tipón e Urubamba. Lá vocês conhecerão a Montanha Colorida (Montaña de Los Colores), bem como as minas de sal de Maras e Moray (tem post contando sobre esse destino incrível aqui e um vídeo bem aqui, corram pra ver porque tá bem engraçado, kkkk 😂). Além de diversos outros pontos que valem muito a pena!

A dica é: reservem o primeiro dia para o city tour e os outros 03 para conhecer Vale Sagrado. Contudo, se não conhecem Machu Picchu, reservem mais uns 2 só para conhecer de verdade aquela região!


2 DIAS EM PUNO

Puno é considerada a cidade folclórica do Peru, localizada a 4 mil metros de altitude, suas principais atrações são: Plaza de Armas, a Catedral, o Museu Municipal Dreyer e os complexos arqueológicos de Kalasaya (ou Pucará) e Sillustani, localizado na Península da Lagoa Umayo.

Quem vai à Puno não pode deixar de conhecer as ilhas flutuantes de Uros, muito famosas por serem construídas a base de junco e habitadas por nativos que se dedicam ao artesanato e a cerâmica. Esse é um dos passeios que vale muito a pena fazer, porque essas ilhas ficam localizadas no Lago Titicaca, o lago mais alto navegável do planeta. 


2 DIAS EM AREQUIPA

Arequipa é conhecida como a cidade Branca por causa do silhar (uma pedra vulcânica de cor branca) presentes em suas construções e vias. E também por causa da neve que encobre os vulcões Misti e Chachani.

Além disso, essa cidade é muito bem desenvolvida e economicamente e é a segunda maior cidade do país, ficando atrás somente de Lima, capital do Peru. Legal, né?

Em Arequipa, vocês poderão conhecer a Catedral da cidade, o Monastério de Santa Catalina, o Museu Histórico Municipal, diversas casas coloniais dos nobres, bem como a Casa Goyenechea, onde fica o Banco Central da Reserva do Peru.

Não esqueçam de visitar o Vale do Coca! É obrigatório para quem vai à Arequipa! Lá é possível encontrar diversas piscinas termais, terraços pré-colombianos e um lindo mirante, que, em determinados horários do dia, é possível avistar o voo do condor. Já pensaram que espetáculo da natureza? 😍


2 DIAS EM HUARAZ

Huaraz fica localizada há aproximadamente 7 horas de Lima, é uma cidade muito charmosa com inúmeros atrativos e o mais legal é: fica fora do circuito popular de quem vai para o Peru.

Em Huaraz a principal atração é o Callejón de Huayalas, um vale andino de 180 km formado pelas cordilheiras Branca e Negra e é riquíssimo em belezas naturais e culturais. Além disso, o Mirante Natural de Winchus e as piscinas termais de Monterrey são outros pontos turísticos maravilhosos.

À primeira vista, essa cidade é muito parecida com Embalse El Yeso, no Chile. Saudades! 😥


E aí? Gostaram de conhecer um pouco das cidades do sul do Peru? Lindas, né? Contudo, é preciso dizer que, o trajeto para algumas dessas cidades pode ser bem perigoso, principalmente no inverno. Então, se puderem, contratem uma agência especializada, assim, irão com toda a segurança e conforto merecido.

Por fim,se quiserem solicitar orçamentos, conhecer meu portfólio ou receber outras informações, me chamem no WhatsApp) 😉

Beeeijos! 😘


Links de desconto:

Descontos em Santiago

Desconto no Seguro Viagem

Desconto ARBNB

Leiam também: 

Viajar sozinho ao Peru, e agora?

Tour em Arequipa

Clima de Cusco

Dicas extras:

Adquira meu livro de Santiago

Baixe gratuitamente meus portfólios Chile e Peru

Related posts

VALE SAGRADO DOS INCAS

aline santana

COMO EVITAR O MAL DE ALTITUDE

adriana esteves

VIAJAR SOZINHO AO PERU, E AGORA?

adriana esteves
%d blogueiros gostam disto: