20.7 C
Santiago do Chile
Image default
Santiago

EMBALSE EL YESO OU PORTILLO?

Definitivamente, todos nós concordamos que ao elaborarmos um roteiro de viagem é sempre importante sabermos tudo sobre nossos passeios para aproveitar ao máximo, né? Pensando nisso, elaborei esse post com 10 perguntas frequentes sobre dois destinos queridinhos do Chile: Embalse El Yeso e Portillo. 😁

Antes de mais nada, gravei um vídeo mostrando como são os passeios para Embalse El Yeso e Portillo, deem uma conferida aqui. Fiz um vídeo beeem informativo, mostrando as diferenças de cada lugar, ficou top! Hehehe.

Agora, vamos ao que interessa? 😎


#1 CAJÓN DEL MAIPO E EMBALSE EL YESO SÃO O MESMO LUGAR?

Antecipadamente podemos dizer que essa é uma dúvida muito comum entre os turistas. Entretanto, de antemão, esclareço: Cajón Del Maipo e Embalse El Yeso não são o mesmo lugar! Mas, então, por que ocorre tanta confusão? 🤔

Calma, vou explicar, hehehe.

Cajón del Maipo é o nome da região banhada pelo rio Maipo, uma cidade localizada à aproximadamente uma hora de Santiago. Lá existem 22 pequenas províncias (ou localidades, como muitos gostam de chamar), dentre elas: Embalse El Yeso. 

Sendo assim, podemos descrever Embalse El Yeso como um imenso reservatório de água com vista para a Cordilheira dos Andes. Dessa forma, Embalse El Yeso tem uma função muito importante (vocês acharam que era só beleza, né?😂): captar água do rio El Yeso para o abastecimento de milhares de pessoas que residem em Santiago. Essa represa tem uma impressionante capacidade para armazenar 253 milhões de metros cúbicos de água (CHOCADA, kkkk 😮).

Contudo, Embalse El Yeso permaneceu fechada desde o segundo semestre de 2019 até janeiro de 2020, após um infeliz acidente com deslizamento de algumas pedras. 😢

Contudo, após as adequações solicitadas pelas autoridades, a represa foi reaberta com algumas medidas de segurança e alterações dos passeios para maior segurança dos turistas.

Ah, para complementar esse conteúdo, vou deixar mais um vídeo para vocês sobre perguntas frequentes de Cajón del Maipo. Vale a pena conferir, o vídeo tá beem curtinho, mas muito explicativo, hehehe 😉

Além disso, se tiverem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre os outros passeios em Cajón del Maipo, confiram o meu canal no youtube, tem váaaaarios vídeos bem completos sobre essa região!


#2 O QUE É PORTILLO?

Portillo é uma das estações de esqui mais antigas e tradicionais do Chile e desde o fechamento de Embalse El Yeso tem sido muito procurada pelos turistas.

Localizada na Cordilheira dos Andes, a estação “Ski Portillo” foi inaugurada no fim da década de 1940 e ainda hoje é conhecida por seu charme. 💁‍♀️

Além disso, Portillo abriga um dos hotéis mais luxuosos em todo o Chile, o Hotel Ski Portillo, um resort à aproximadamente 2.880 metros acima do nível do mar! Assim, como não existem cidades próximas, nem centro comerciais, quase todas as atividades acontecem dentro do próprio resort.

Então, na temporada de esqui, a visita à Portillo para quem não vai esquiar, fazer algum passeio ou está hospedado no hotel, é exclusivamente contemplativa. Portanto, o acesso às pistas de esqui é liberado somente para quem é praticante do esporte.

Aposto que vocês ficaram pensando: mas em que Portillo se assemelha à Embalse El Yeso, tirando a neve? 🤔

Em Portillo encontramos a Laguna Del Inca, um lago maravilhoso com uma cor oscilante entre azul e verde esmeralda, dependendo da época do ano, é claro.

Entretanto, uma antiga lenda chilena diz que a lagoa tem essa cor incrível por um motivo bem triste. Há muitos anos a noiva de um guerreiro inca, no dia do seu casamento, tropeçou no próprio vestido e despencou de uma das montanhas vizinhas à lagoa. Seu corpo ficou inerte no fundo da lagoa que, sem explicação, passou a reluzir uma cor esverdeada, da mesma cor dos olhos da noiva. 😢😮

Enfim, se quiserem saber como é o passeio para Portillo e ver mais de perto a Lagoa Del Inca, deem uma olhada nesse vídeo. Ai gente, esse lugar é um espetáculo! 😍


#3 LOCALIZAÇÃO EMBALSE EL YESO?

Embalse El Yeso está localizado à 2.500 metros de altitude na Cordilheira dos Andes, na Região Metropolitana de Santiago.


#4 LOCALIZAÇÃO DE PORTILLO?

Portillo fica localizado na Ruta 60, 420, em Los Andes. Próximo à fronteira com a Argentina.


#5 QUAL A MELHOR FORMA DE CONHECER: CARRO OU AGÊNCIA?

Tanto para conhecer Embalse El Yeso quanto Portillo, as únicas opções são: contratar um passeio ou ir de carro alugado (ou próprio). Assim, é necessário que vocês avaliem os prós e contras de cada opção dentro do seu estilo de viagem.

Por exemplo, se optarem por ir de carro, não precisam se preocupar com o horário para ir e voltar, bem como podem parar na estrada para fotografar paisagens incríveis! Porém, é necessário ter experiência e segurança na direção, já que alguns trechos das estradas são estreitos e podem estar cobertos de neve.

Além disso, se optarem por ir com uma agência não precisarão se preocupar com o aluguel do carro e segurança na estrada.

Para chegar nos dois destinos de carro, a primeira coisa a se fazer é considerar o clima. Afinal, as estradas são muito estreitas e exigem a máxima atenção, então, se estiver nevando muito, alguns trechos das estradas ficam intransitáveis ou podem requerer o uso de correntes nos pneus. Por isso, pesquisem o clima direitinho e não se arrisquem, tá?


#6 QUE ROUPAS DEVO USAR?

A princípio, tanto no verão quanto no inverno as regiões de Embalse El Yeso e Portillo são bem frias. Portanto: vão sempre bem agasalhados.

Aqui, mais uma vez, indico que vocês pesquisem bem sobre o clima, porque nem sempre o uso de roupas para neve é necessário.

Se vocês forem na primavera/verão o ideal é ir com agasalhos que segurem bem o vento. Afinal, por conta da altitude, mesmo no verão, vocês poderão enfrentar um ventinho gelado. Então, não esqueçam o casaco! kkkkk.

Agora, se vocês forem no outono/inverno e estiver nevando, sugiro que usem agasalhos mais acolchoados e pesados. Aqui, vale apostar naquela segunda pele térmica, já que essas peças costumam reter bastante o calor do corpo.

Para saber mais, não deixem de conferir meu post sobre MALA DE INVERNO – O QUE LEVAR! Está bem completinho e tenho certeza que ajudará vocês.

Outro item que é essencial e vocês não podem esquecer é: bota para neve! Se forem encarar a neve sem um calçado adequado, garanto que o passeio não será tão incrível quanto imaginaram.

Nesse vídeo eu falo sobre onde alugar roupas para neve quando forem à Embalse El Yeso. Se quiserem se preparar melhor, hehehe. 😁😉


#7 QUAIS SÃO OS ITENS INDISPENSÁVEIS PARA LEVAR?

Vocês já perceberam que em casos de passeios em regiões montanhosas, é sempre bom conferir o clima da região e se preparar bem, né? kkkkkkk.

Sendo assim, para conhecer Embalse El Yeso ou Portillo, é recomendado sempre levar (além dos agasalhos): protetor solar, óculos escuros (para se proteger da claridade refletida pela neve) e água (primordial para evitar o mal estar causado pela altitude). Um item adicional seria: protetor labial, porque ajuda a manter a hidratação dos lábios e evitar queimaduras por causa da neve.

Além disso, é recomendável levar seu próprio lanche.


#8 QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA IR?

Isso vai depender do tipo de paisagem que vocês querem conhecer. Em outras palavras, podemos dizer que esses destinos são totalmente diferentes no verão e no inverno.

Apesar da “ausência de neve” em Embalse no verão, a paisagem é magnífica! O clima é bem agradável e as estradas estão mais transitáveis.

Já em Portillo, a paisagem é igualmente linda no verão! O trajeto também será bem mais tranquilo, o clima estará extremamente agradável (mas não abram mão de um casaco, hehehe) e vocês podem até fazer um piquenique quando chegarem por lá!


#9 PRINCIPAIS ATRAÇÕES?

A principal atração de Embalse El Yeso é a represa El Yeso, sem dúvida uma das paisagens mais magníficas do Chile. Afinal, o que não seria magnífico na Cordilheira dos Andes, não é mesmo? hehehe.

Entretanto, fora a paisagem contemplativa, essa região não oferece outra atração, infelizmente.

Sobre as novas medidas de segurança, uma das principais alterações foi com relação ao trânsito de turistas a pé pela estrada que circunda Embalse El Yeso, ou seja, evitando que as pessoas se arrisquem em locais onde possam ocorrer deslizamentos de pedras.

Sendo assim, os turistas não podem andar livremente à pé pela estrada, entretanto, existem pontos específicos para acessar e contemplar a represa. Um deles é um mirante que foi construído após o fechamento de Embalse.

Outra alteração importante foi com relação a sinalização nas áreas de risco e áreas para estacionamento. Então, fiquem sempre atentos!

Já em Portillo, além de contemplar a beleza da Lagoa Del Inca, vocês podem aproveitar a neve e praticar algum esporte como esqui ou snowboard.

Entretanto, para aproveitar as pistas de esqui e todas as atrações (na época em que as pistas estão abertas) é necessário que fiquem hospedados no Hotel Ski Portillo.


#10 EXISTEM ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS?

Infelizmente, Embalse El Yeso não é o melhor destino para crianças no Chile. Por requerer algum esforço para caminhada e o passeio ser só “contemplativo”, as crianças podem se sentir entediadas e cansadas rapidamente.

Agora, em Portillo, se vocês estão procurando atrações para crianças, devem se hospedar no Hotel Ski Portillo, afinal, esse resort oferece inúmeras (sério, muitas mesmo!) atrações para crianças, inclusive com guias treinados para passeios, aulas de esqui, leituras, grupos para as crianças interagirem, bem como um berçário para os menores. A experiência nesse hotel é bem completa para as crianças.

Porém, se optarem por fazer o passeio com a duração de um dia, será bem parecido com Embalse El Yeso, somente contemplativo.

Então, para os dois destinos, avaliem bem se seria a atividade certa para os seus pequenos. 😉


E aí? O que acharam de Embalse El Yeso? E de Portillo? Já sabem qual destino incluir no próximo roteiro? Garanto que em qualquer um deles vocês terão experiências maravilhosas e conhecerão lugares inesquecíveis!

Ah, já sabem, né? Se quiserem solicitar um orçamento, conhecer meu portfólio ou receber outras informações me chamem no WhatsApp 😉

Beijos e boa viagem! 😘


Links de desconto: 

Descontos em Santiago

Desconto Seguro Viagem

Desconto ARBNB

Leiam também:

Valparaíso e Viña del Mar

Onde trocar dinheiro em Santiago

Cinco Golpes Comuns em Santiago

Dicas extras: 

Baixe gratuitamente meus portfólios Chile e Peru

Adquira meu livro de Santiago

Related posts

CAMBIASO APART HOTEL

leticia mafia

BAIRRO ITÁLIA

lua maria

RESTAURANTE CIRO’S BAR

aline santana
%d blogueiros gostam disto: