27.5 C
Santiago do Chile
BUENOS AIRES

O QUE FAZER EM BUENOS AIRES COM CRIANÇAS

Viajar com crianças com toda certeza não é uma tarefa simples. Exige planejamento, adaptação de programação e atenção a alguns pontos bem específicos. Escolher o destino também demanda um cuidado especial. Afinal, o que adultos gostam de fazer como passeio nem sempre vai ser tão legal para os pequeninos. Mas, se vocês estão pensando em visitar Buenos Aires com crianças, tenho uma ótima notícia! A capital argentina é um destino maravilhoso para conhecer com toda a família. E, acima de tudo, a cidade tem uma série de pontos turísticos e locais de lazer voltados especialmente para crianças. Empolgaram?

Se vocês querem descobrir as melhores opções para fazer em Buenos Aires com crianças, fiquem ligados nas dicas desse post! Certamente vocês vão montar uma programação de viagem bem melhor para curtir com os pequenos depois de lerem esse texto 😉. Vamos conferir?

ATENÇÃO: A PALAVRA “MUSEU” EM ESPANHOL É ESCRITA “MUSEO”, COM “O” NO FINAL!


MUSEUS

Um programa em Buenos Aires que costuma divertir muito a garotada é visitar museus. Pode até parecer estranho, mas calma! Não estamos falando em levar crianças aos museus mais tradicionais e obrigá-los a passar horas vendo quadros e esculturas que eles nem entendem na maioria das vezes. Na verdade, estamos falando sobre museus voltados especificamente para o público infantil. Entretanto, antes de falar dos museus infantis de Buenos Aires, vale deixar a dica de visita ao Museo Argentino de Ciencias Naturales.


MUSEO ARGENTINO DE CIENCIAS NATURALES

Nesse museu, as crianças vão poder conhecer a história do planeta Terra através das peças expostas. O local possui algumas salas temáticas e apresenta fósseis de animais e exposições de geologia e botânica, além de um aquário. Mas, o que encanta mesmo a garotada são os fósseis de dinossauros e animais empalhados. Eles amam! E os adultos também costumam curtir. Sem dúvidas, o passeio por lá será muito divertido, além de educativo.

Recorridos Argentinos: MUSEO ARGENTINO DE CIENCIAS NATURALES " BERNARDINO RIVADAVIA" - Buenos Aires . Argentina

Agora sim, vamos aos museus voltados especialmente para o público infantil em Buenos Aires!


MUSEO DE LOS NIÑOS

Primeiramente, vale citar o Museo de los Niños. Esse é um museu completamente interativo em que as crianças podem fantasiar e brincar à vontade. Ele recria alguns espaços e elementos de uma cidade e de meios de transporte como navios, ônibus e caminhões. A ideia é que as crianças entrem no clima e “façam a cidade funcionar”. Para isso, eles podem incorporar personagens de médicos, caixas de supermercado, motoristas de ônibus, entre outras profissões. Eles também podem visitar lanchonetes, fazer compras e entrar numa enorme fábrica de doces! É tudo muito bem pensado para entreter os pequenos. Além disso, eles têm uma área baby voltada exclusivamente para crianças de até 3 anos. Ou seja, diversão garantida para todas as idades!

Museo de los Niños: fascínio e aprendizado – Aguiar Buenos Aires

Mas o Museo de los Niños não é a única atração com esse perfil. Além dele, tem o Museo Participativo de Ciencias – Prohibido no tocar.


MUSEO PARTICIPATIVO DE CIENCIAS – PROHIBIDO NO TOCAR

A proposta também é gerar interação entre as crianças e os elementos do museu, com base na filosofia do “aprender fazendo”. Lá a garotada aprende muita coisa sobre ciência literalmente brincando. Show, né? Cada sala do museu é dedicada a um tema científico e os visitantes podem experimentar ou observar vários fenômenos químicos, mecânicos, tecnológicos, sonoros, elétricos, da luz, das forças da natureza e até elementos artísticos e matemáticos. Certamente, todos sairão de lá cheios de curiosidades e novos conhecimentos!

Prohibido No Tocar - MUSEO PARTICIPATIVO

PARQUES TEMÁTICOS

Que criança não adora um parque temático, não é verdade? Por isso, se vocês querem um programa certeiro, que não deixa qualquer dúvida de que a criançada vai curtir, essa é a solução perfeita! Existem algumas boas opções de parques para curtir com crianças em Buenos Aires, seja na própria capital, seja em cidades próximas, e vocês vão conhecer um pouquinho de cada um deles a seguir.


PARQUE DE LA COSTA

O Parque de la Costa é o principal parque de diversões da Argentina. O que ele oferece não é muito diferente do que tem na maioria dos parques aos quais estamos acostumados. Mas há uma boa diversidade de atrações para toda a família, tornando o passeio bem agradável. As opções vão desde brinquedos radicais, como as montanhas russas, a espaços mais infantis e temáticos para as crianças. Para adultos, o passeio pode não ser nada de extraordinário, já que o parque não é tão grande e não se compara a um Beto Carrero do Brasil, por exemplo. Mas, se a ideia é deixar a galerinha feliz, podem ir sem medo! Mas, de preferência, tentem visitá-lo na baixa temporada para evitar filas muito longas e cansativas.

PARQUE DE LA COSTA | Funny Times Travel

ECOPARQUE

O Ecoparque está situado na região onde ficava o antigo zoológico de Buenos Aires. A transição transformou o lugar em um ecoparque interativo que estimula uma relação mais consciente com os animais e com o ecossistema em geral.  Para eles, as visitas em família compõem o processo de transformação de consciências a fim de trazer melhoras à qualidade de vida dos animais ali presentes. Muitos dos animais circulam livremente pela área, algo muito bonito de se ver. E é uma ótima oportunidade para ter um dia tranquilo e de contato com a natureza em família.

El Ecoparque abre sus puertas | Noticias | Buenos Aires Ciudad - Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires

REPÚBLICA DE LOS NIÑOS

Ah! Esse parque é puro encanto! Se vocês planejam visitar Buenos Aires com crianças e procuram por programas infantis mais culturais e educativos, não deixem de visitar a República de los Niños! Sério, é demais! O parque foi inicialmente pensado para apresentar algumas instituições democráticas e oferecer atividades cívicas de uma forma lúdica e totalmente adaptada para os pequenos. Assim, vocês vão encontrar por lá réplicas de algumas construções e criações para inserí-los nesse contexto, como a Casa do Governo, o Parlamento, a Câmara dos Deputados e Senadores do Governo Infantil da República e o Palácio da Justiça Infantil, entre outros. Além disso, na praça principal sempre acontecem algumas apresentações educativas que complementam o passeio. Muito legal, né?

La República de los Niños reabre renovada - Argentear

ZOOLÓGICOS

Programas que incluem contato com a natureza e com animais são sempre uma boa opção para fazer com crianças. Além de ser mais um tipo de passeio educativo, já que eles podem conhecer espécies que jamais conheceriam no ambiente doméstico, é um programa que também costuma agradar adultos. Falando de interação com animais, enquanto estiverem em Buenos Aires, será possível conhecer dois zoológicos. Confiram um pouco sobre eles a seguir.


ZOO DE LUJÁN

O primeiro é o Zoo de Luján. Acreditam que lá vocês conseguem tirar fotos pertinho de animais selvagens como leões e tigres? Se tiverem coragem, é claro! Hahaha! Mas essa é uma prática bem comum por lá, além de ser o grande atrativo do local. Existem muitos questionamentos sobre essa prática, já que provavelmente os animais precisam ser dopados de alguma forma para viabilizar os clicks com os visitantes. Por isso, há quem prefira evitar o passeio e poupar suas crianças da experiência. De qualquer forma, o local fica aqui listado para vocês mesmos avaliarem essas questões.

Patagônia 3/11: Zoológico de Luján - Colecionando Ímãs

BIOPARQUE TEMAIKÈN

A segunda opção para ter uma experiência com animais em Buenos Aires é visitar o Bioparque Temaikèn. O local se propõe a ser uma mistura de jardim zoológico, jardim botânico, aquário e museu de ciências naturais. E apesar de estar aqui como uma opção de zoológico, eles mesmos não gostam dessa classificação. Isso porque se empenham em transmitir a mensagem de cuidado e respeito aos recursos naturais e contribuem com a proteção da vida selvagem e de espécies nativas em extinção. Além disso, os animais lá são mantidos em locais amplos e diferentes dos que são encontrados nos zoológicos tradicionais. Ou seja, para quem dá mais atenção a essas questões de maus tratos contra animais, o Temaikèn com toda a certeza é a melhor opção para visitar com as crianças.

Bioparque Temaiken | Buenos Aires To Go

PASSEIOS AO AR LIVRE

Por fim, uma das melhores alternativas para conciliar os interesses dos adultos e das crianças numa viagem a Buenos Aires é fazer passeios ao ar livre. Podem ser tanto visitas a jardins e parques abertos como caminhadas pelos bairros de Buenos Aires, que são incríveis.

BOSQUES DE PALERMO

A primeira sugestão é passar uma manhã ou uma tarde nos Bosques de Palermo. Trata-se de uma ampla zona verde da cidade formada por vários parques. Lá vocês poderão conhecer El Rosedal, que é um ponto turístico clássico e, de quebra, um ótimo lugar para as crianças correrem e gastarem energia!

El Rosedal (Jardim das Rosas) - Buenos Aires - Blog da Flaviana

Também podem levar a garotada ao Jardín Japonés, que é uma graça. É uma bela oportunidade para apresentar a eles um pouquinho sobre uma cultura diferente. Além disso, tem o lago de carpas, que é um show à parte para as crianças. Elas ficam super animadas observando os peixinhos coloridos.

Jardin Japones - Buenos Aires | Fally Killradio | Flickr

CAMINHADA PELOS BAIRROS DE BUENOS AIRES

Caminhar pelos bairros de Buenos Aires é um programa imperdível para qualquer turista. Afinal, explorar a capital argentina a pé é uma das melhores coisas para se fazer por lá. Com crianças, então, essa experiência pode ter um gostinho especial. Os bairros sempre têm algum cantinho verde, um parquinho ou algum atrativo que os anima.

RUA CAMINITO

Se quiserem sugestões, vocês podem levá-los à famosa rua Caminito, no bairro La Boca. É um lugar lindo e cheio de cores, atrativo tanto para adultos quanto para crianças.

▷ Buenos Aires: Caminito y barrio de la Boca. Qué ver, hacer, llegar, tours

SAN TELMO

O bairro de San Telmo também é legal para levar crianças. Aos domingos, tem feirinha de antiguidades e shows de tango acontecendo ao ar livre. Mas tem uma parada por lá que é a cara da garotada e sempre rende boas fotos de lembrança. Estou falando da estátua da Mafalda, personagem queridinha do cartunista argentino Quino. Confessem, vocês já estão aí imaginando a foto dos pequenos com ela, né? Hahaha! É muuuito fofa!

Mafalda em Buenos Aires: dicas que você vai amar

PUERTO MADERO

Para concluir, a última sugestão de lugar para caminhar e conhecer com a garotada em Buenos Aires é Puerto Madero. Lá não tem nenhum atrativo infantil específico. Mas, a vantagem de aproveitar o bairro com crianças é que ele tem um ambiente agradável, com espaço de sobra para caminhar, correr e brincar. Com ou sem crianças, vocês provavelmente já iriam dar uma passada por lá, já que ele é um bairro bem requisitado pelos turistas. Então, aproveitem para unir o útil ao agradável!

As Mulheres de Puerto Madero | Buenos Aires muitas paixões

Enfim, gostaram das dicas sobre o que fazer com crianças em Buenos Aires? Com toda a certeza o problema agora será como encaixar todas as opções no roteiro, né? Hahaha! Se quiserem outras dicas para curtir a capital argentina, não deixem de conferir todos os posts incríveis sobre o tema disponíveis no blog! Querem uma sugestão para começar? Leiam o post com os primeiros passos para uma viagem a Buenos Aires. Até a próxima, pessoal! 😘

Related posts

PRINCIPAIS LUGARES DE COMPRA DE BUENOS AIRES

Laíse Mesquita

MELHORES BALADAS DE BUENOS AIRES

Laíse Mesquita
%d blogueiros gostam disto: