20.7 C
Santiago do Chile
Image default
DESERTO DO ATACAMA

DÚVIDAS SOBRE O DESERTO DO ATACAMA

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O DESERTO DO ATACAMA


Viajar para o Deserto do Atacama com certeza é uma experiência inesquecível! Mas surgem várias dúvidas sobre esta aventura, e o objetivo deste post é responder às perguntas mais frequentes sobre este local. Vamos começar?

Vulcão Licancabur, Chile

ONDE FICA O DESERTO DO ATACAMA?

O deserto do Atacama começa no norte do Chile e vai até a fronteira com o Peru. É conhecido pela natureza e os vários passeios turísticos são voltados para explorar essa região do mundo tão diferente. Ao escolher o deserto do Atacama como destino de viagem, o viajante tem a oportunidade de conhecer gêiseres, vulcões, montanhas e até desertos de sal. Legal, né?


EXISTEM CIDADES NO DESERTO DO ATACAMA?

Sim. A cidade de San Pedro do Atacama, que é a principal, fica a 1.670 km ao norte de Santiago. Ela tem uma boa estrutura para receber os turistas e conta com hospedagens variadas, casas de câmbio, bares, restaurantes, agências de turismo, entre outros. Todos os estabelecimentos são bem próximos uns dos outros.

2 dias no Atacama: dicas, fotos e roteiro de atrações pelo deserto chileno - Viajante Sem Fim

É VERDADE QUE QUEM VAI PASSA MAL COM A ALTITUDE?

Quem viaja ao Atacama precisa estar consciente que a altitude do deserto é elevada. A cidade de San Pedro do Atacama, por exemplo, está a 2.400 m acima do nível do mar, e o Salar de Tara fica a pouco mais de 4.000 m acima do nível do mar. Portanto, é recomendado considerar a altitude do Atacama ao fazer o planejamento da viagem.

A reação do corpo à diminuição de oxigênio varia bastante de pessoa para pessoa. Cada organismo reage de um jeito. Como orientação geral, se recomenda não exagerar na alimentação (o conselho é comer de 3 em 3 horas algo leve durante os passeios), tomar bastante água, descansar bem antes de cada passeio e se precaver levando alguns remédios. Além de tudo isso, os guias dos passeios são bem preparados para essas situações.

O que fazer no deserto do Atacama (Chile): dicas de passeiosDESERTO DO ATACAMA

O QUE FAZER EM CASO DE PASSAR MAL DEVIDO A ALTITUDE?

Primeiramente, nem todos que visitam o deserto do Atacama sentem algum desconforto. Mas caso aconteça do turista chegar em San Pedro e sentir dor de cabeça ou tontura é bom ficar alerta. É importante também evitar comidas pesadas, como carne vermelha, e principalmente bebidas alcoólicas. Mesmo que o turista se sinta bem, é aconselhado evitar estes alimentos especialmente nos dias que antecedem os passeios mais altos – beber álcool e depois ir para a altitude pode não ser uma boa combinação.

Outra sugestão é mascar folhas de coca, que são facilmente encontradas em qualquer mercadinho de San Pedro. Durante os passeios, os guias também levam algumas folhas com elesEsta planta é um remédio natural que alivia os sintomas do mal de altitude, além de acelerar a digestão. Portanto, fique tranquilo!

Destino Atacama

DESERTO = TEMPERATURA “ABRAÇANDO O SOL”. CERTO?

Este é um mito comum. No deserto do Atacama as temperaturas são sim bastante elevadas. O que muitos desconhecem é que a temperatura é elevada tanto para mais quanto para menos. Como assim?

Por exemplo, em San Pedro as temperaturas durante o dia são bem altas e facilmente ultrapassam 35° C. Mas de noite a temperatura cai bastante, chegando na média dos 15° C. Já na madrugada, a temperatura vai entre 1° C a 10° C. Este é um clima suportável para estar na cidade sem maiores problemas, se não planejar fazer alguma excursão noturna durante o período da viagem. Agora se você quiser fazer um dos passeios noturnos (observação das estrelas, por exemplo), é bom estar preparado.

Em passeios durante o dia nos locais de maior altitude que a cidade (e mais afastados), mesmo debaixo do sol do deserto, o clima é frio porque quanto maior a altura do lugar menor a temperatura. Tem mais um detalhe: lá em cima o vento é intenso e gelado, o que contribui para sensação térmica diminuir ainda mais. Portanto, o clima do Atacama não é só calor não tá?

O encontro com o infinito no Deserto do Atacama | CLAUDIA

QUANDO IR?

O clima no deserto do Atacama praticamente não varia ao longo do ano: faz calor durante o dia, frio durante a noite e quase não chove. No verão a temperatura vai de 5º C a até 27º C, e no inverno vai de 1º C a cerca de 25º C, ou seja, diferença mínima. No mesmo dia o clima varia do frio extremo (de manhã ou após anoitecer) ao calor desértico durante a tarde. Então, quanto ao clima, o deserto do Atacama pode ser visitado em qualquer época do ano.

Há também o quesito “alta e baixa temporada“. Nos meses de dezembro a maio e setembro a novembro, as temperaturas são mais amenas tanto durante o dia como durante a noite, sendo a diferença entre o dia e a noite de 10 a 15 graus. Já nos meses de junho a agosto, as temperaturas durante o dia são bem agradáveis girando em torno dos 22º C – e isso atrai mais viajantes. Esses são os meses considerados como alta temporada.

Portanto, o ideal é conhecer o deserto do Atacama em baixa temporada (março a maio ou setembro a novembro). O clima vai estar melhor, tudo vai estar mais barato e os passeios são mais tranquilos.

San Pedro de Atacama | Perdido pelo Mundo

QUANTO TEMPO PASSAR LÁ?

São necessários pelo menos 5 dias completos para os principais passeios do deserto do Atacama.  Orientamos deixar também um dia para chegar, se aclimatar, trocar dinheiro e um dia inteiro para fazer o trajeto de volta para o Brasil.

Recomendamos agendar os passeios com antecedência para não perder nenhum segundo da sua viagem. E te ajudamos com isso! Clica nesse link para ver o portfólio de passeios disponíveis! Temos os melhores preços, horários e a melhor equipe para te atender!

Caso a pessoa fique por um período menor, vai perder vários passeios. Se ficar mais dias que isso, vai sobrar tempo e acaba não compensando o investimento. Então fica a dica: 5 dias de aventura!

atacama

O QUE LEVAR NA MALA?

Essa é uma das perguntas mais feitas e ironicamente uma das maiores dores de cabeça. O destino é “somente” o deserto mais árido do mundo, onde tem areia, poeira, ar seco, sol forte e frio de congelar. É um local extremamente de aventura. Por isso, toda atenção é preciosa na hora de fazer a mala.

Como já mencionado diversas vezes, é recomendado estar preparado tanto para o calor como para o frio, e é importante lembrar que o frio brasileiro não é igual ao frio chileno. Vamos deixar aqui algumas orientações básicas para lhe ajudar na preparação da bagagem.

O meu caminho de Santiago

ROUPAS

Geralmente o peso maior da bagagem é a roupa que se leva. Em San Pedro do Atacama existem lavanderias que cobram em média 1.800 pesos chilenos (aproximadamente R$ 8,00) por quilo de roupa. Vale mais a pena levar itens estratégicos e lavar durante a viagem do que várias roupas diferentes para cada dia. Na preparação para o clima quente, roupas leves e de tecido “frio” (que não absorvem calor) são melhores na hora da escolha. Além disso, peças em tons claros também ajudam bastante (roupas escuras são praticamente um forno, o que não é legal no meio do deserto). Alguns passeios envolvem banho em piscinas naturais, portanto, levar roupa de banho é essencial. Também seria bom levar aquelas calças que se transformam em bermudas (para ir aos passeios) e um tênis mais reforçado.

Para o frio é bom levar pelo menos duas calças e duas blusas segunda pele, jaqueta de tecido fleece (aquele que é tipo um veludo), calça de tecido tactel (parece uma legging e protege mais contra os rasgos), no mínimo três pares de meias (incluindo pelo menos uma meia mais grossa), uma jaqueta corta-vento e calça jeans para a noite (é só viajar com uma e levar outra na mala para economizar espaço). É importante também levar luvas e cachecol.

Pacotes de viagem para Deserto de Atacama. Viagem para Deserto de Atacama | Freeway Viagens | Freeway Viagens

MALA OU MOCHILA?

O ideal é ser o mais prático possível quanto à bagagem. Para San Pedro, sem dúvida nenhuma a mochila é melhor que a mala porque as ruas são terríveis para malas de rodinha. Não é bom que a bagagem seja muito pesada, tanto pela questão da facilidade de carregar como pela questão de economia (é necessário pagar a bagagem despachada de Santiago para San Pedro).

Outra coisa importante é economizar espaço. A ideia aqui é ser o mais básico possível e levar somente o que se usará na viagem. Recomendamos pensar em combinações de roupas seguindo a mesma ideia de economizar. Além disso, é muito útil levar uma mochila extra, mais simples mesmo, para levar nos passeios. Não tem como ficar sem ela no Atacama, especialmente porque durante os passeios a pessoa vai tirando as blusas durante o dia e o mais prático é guardar na mochila.

Jalapão: Mala ou Mochila? - Woman Trip

ITENS COMPLEMENTARES

Água é fundamental. O ideal é levar uma garrafa de água de no mínimo um litro de capacidade. Isso vai fazer uma diferença tremenda na viagem, porque muitos passeios são das 9h ao meio-dia e das 15h às 19h. O protetor solar também é vital e é orientado que tenha fator de proteção de no mínimo FPS 50. Em caso de pele sensível, é melhor um bloqueador solar também de pelo menos FPS 50. É melhor inclusive você procurar comprar um de rápida absorção, de preferência com textura gel, para facilitar durante o dia.

LEVO PROTETOR OU BLOQUEADOR?

Os dois. A diferença entre o bloqueador e o protetor solar é a seguinte: apesar dos fatores de proteção serem os mesmos em ambos os casos, a composição do produto é o diferencial. O bloqueador tem uma ação mais efetiva e fecha os poros da pele, então se você tem uma pele oleosa tome bastante cuidado. Já o protetor solar não fecha os poros, mas não tem ação tão efetiva quanto o bloqueador. Recomendamos que você alterne de duas em duas horas entre o protetor solar e o bloqueador. E sempre que possível lave o rosto, tá? Especialmente no retorno dos passeios, já que sua pele vai estar com bastante resíduos e ambos os produtos contribuem para que a sujeira fique impregnada na pele mais ainda.

CONTINUANDO…

Protetor labial também é item fundamental, assim como hidratante. Vale também levar óculos escuros e um chapéu confortável.

Quanto a acessórios, um carregador portátil vai ser de grande utilidade bem como tomada universal. Se for acessível, sugerimos incluir também pen drive/ notebook. Se não tiver esses itens, recomendamos abrir uma conta no Google Fotos para armazenar todas as fotos e vídeos feitos durante o dia e assim liberar espaço no celular (o Google Fotos funciona como um pen drive virtual – a pessoa “carrega” as fotos e vídeos nele (upload), e depois de fazer o upload pode apagar os arquivos do celular. É só entrar no site depois para ter acesso a tudo novamente).

Garrafa Retrátil Dobrável de Silicone Para Viagem Ícone - Os Melhores Produtos para Casa Você Encontra Aqui

KIT DE MEDICAMENTOS

Como mencionado, esta é uma viagem de aventura. Um kit de medicamentos faz a diferença durante a viagem, especialmente para país estrangeiro. Alguns itens de emergência que valem a pena ter disponíveis são os seguintes:

  • Remédio para dor de cabeça (Aspirina/ Melhoral/ Paracetamol);
  • Para enxaqueca (Neosaldina/ Ibuprofeno)
  • Dor de barriga (Repoflor)
  • Prisão de ventre (Tamarine)
  • Gases e estufamento (Simeticona)
  • Má digestão (Digeplus)
  • Azia (Eno/ Estomazil)
  • Enjoo (Dramin)
  • Febre e dor (Paracetamol)
  • Lactose (LacLev)
  • Pomada para infecções, queimaduras e ferimentos da pele (Nebacetin/ Hipoglós)
  • Termômetro
  • Compressas de gaze
  • Esparadrapo
  • Curativo adesivo (Band-aid)
  • Pastilhas contra tosse e irritação na garganta
  • Creme pós sol de babosa (aloe vera)
  • Soro nasal (Rinossoro/ Soro Fisiológico)
  • Álcool em gel (mínimo 100 ml de álcool 70%)

No caso do deserto do Atacama, também é recomendado ter no kit algumas folhas de coca porque ajudam a aliviar os sintomas do mal de altitude.

2 pces portátil primeiros socorros de emergência (apenas saco sem medicamentos) sobrevivência saco envoltório caça saco de armazenamento de viagem kit de primeiros socorros bolsa de primeiros socorros|travel storage|storage bagtravel storage bag -

KIT DE HIGIENE

Nunca é demais andar com um kit prático de higiene, principalmente em viagens. No deserto do Atacama, a região é bastante empoeirada e se caminha bastante tanto na cidade quanto na região ao redor. Portanto, é importante estar preparado com alguns itens básicos para higiene pessoal como:

  • Shampoo
  • Condicionador
  • Creme hidratante para o cabelo
  • Sabonete
  • Hastes flexíveis de algodão (cotonetes)
  • Pasta de dente
  • Escova de dente
  • Fio dental
  • Desodorante
  • Barbeador
  • Cortador e lixa de unha
  • Pinça
  • Perfume (prefira os de toque seco)
FLUID KIT PARA VIAGEM C/8 - Tok Stok - M

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

Para entrar no Chile, basta o RG ou o passaporte. Informação importante: apenas estes dois documentos são aceitos. Não adianta levar carteira de motorista para identificação pessoal (apesar de poder dirigir no Chile com carteira de motorista brasileira) ou certidão de qualquer natureza, porque a imigração chilena não reconhece estes documentos brasileiros. O RG precisa estar em bom estado de conservação, com foto recente e data da emissão inferior a 10 anos. Importante também levar cópias autenticadas, para alguma eventualidade que ocorra na viagem.

Crianças e adolescentes com menos de 18 anos podem entrar no Chile desacompanhados, desde que apresentem a autorização dos pais. E, mesmo que a criança esteja acompanhada somente pela mãe, é necessário apresentar a autorização assinada pelo pai ou vice-versa. A autorização deve ser feita no cartório (brasileiro mesmo), assinada pelos pais, com firma reconhecida em duas vias. Crianças, bebês ou adolescentes também precisam apresentar o RG para a imigração. A certidão de nascimento não é válida para autorização de entrada no Chile.

RG ou PASSAPORTE

DOCUMENTAÇÃO ADICIONAL

Recomendamos levar impressas as reservas das hospedagens, dos passeios e dos voos, bem como a documentação do seguro viagem. Antes de viajar, veja quais os contatos de emergência deles também para estar bem preparado. Inclusive, se quiserem contratar o seguro, tenho um cupom de 5% de desconto nesse link aqui!

O que é RUN, DNI, CI O RUT no Chile? · Vivir en Chile

FORMULÁRIO DA ADUANA CHILENA

O nome é grande, mas é só uma formalidade tá? Todos os brasileiros que viajam para o Chile precisam preencher o Formulário da Aduana. Mesmo que você não tenha nada a declarar, é obrigatório apresentar o formulário preenchido na imigração. Você vai receber esse formulário ainda no vôo do Brasil para o Chile. É um formulário bem simples, e para evitar atrasos na chegada orientamos já preencher ele durante o voo.

Quando chegar no aeroporto, você vai passar pelo SAG – Servicio Agrícola y Ganadero. É onde os agentes vão pedir o formulário que você recebeu e preencheu dentro do avião. Se você declarou que está trazendo produtos de origem animal ou vegetal, o agente vai perguntar que produtos são e pode até pedir para abrir a mala.

Chegando em Santiago do Chile: como é o processo de imigração?

PDI – TARJETA UNICA MIGRATÓRIA

Esse documento é absolutamente fundamental. Não perca esse documento, porque vão te entregar quando você entrar no país e a polícia chilena exigirá na saída do mesmo. Quando você chegar no aeroporto, vá para a fila da PDI – Policia de Investigaciones de Chile. Nesse momento, você vai apresentar seu documento de viagem (passaporte ou identidade) e o bilhete do seu vôo. Pode acontecer do agente te fazer algumas perguntas, como por exemplo quando tempo vai ficar no Chile ou qual é o seu hotel, mas isso nem sempre acontece. Se apresentou o seu passaporte, ele será carimbado com a data da sua entrada no país. O agente vai fazer o processo e te entregar uma autorização de permanência no país – TARJETA UNICA MIGRATORIA.

Se você perder sua Tarjeta, sentimos informar que você terá que passar por outra fila na PDI, no aeroporto e no dia de ir embora, para imprimir outra tarjeta. Então, guarde com carinho esse documento!

Imigração Chile

TAXAS DE TURISMO

Vários países exigem que o turista pague taxas de turismo (como se fosse um imposto a ser pago de acordo com a estadia no país). Graças a Deus isso não existe no Chile, nem no Atacama! O que existe é o IVA (Imposto de Valor Agregado). Este é um imposto que se paga em tudo o que se compra no país: comida, bebida, passeios, hospedagem. Mas olha a boa notícia: você  pode ficar isento do IVA de 19% sobre o valor total da sua hospedagem. É só pagar em dólar ou cartão de crédito internacional – mas para garantir, consulte as condições da sua hospedagem antes de fazer a reserva, ok?

DERMAIS: DICAS DE SANTIAGO, CHILE - PARTE II

QUAL É O FUSO HORÁRIO DE LÁ?

O Chile está no fuso horário UTC-4. Ou seja, 1 hora a menos que o horário de Brasília (UTC-3). Eles também adotam o horário de verão. Portanto, se você chegar no Chile às 10:00h (horário brasileiro), lá ainda vai ser 9:00h. Então, quando chegar, atualize seu relógio! 🕘

Tierra Atacama - Pacotes de Viagem - Soul Traveler

MOEDA

A moeda do Chile é o Peso Chileno, e o real é desvalorizado frente a esta moeda. Tradução: planeje seu orçamento com a maior antecedência possível. No Chile, os valores são sempre na casa dos “mil”, o que acaba confundindo muita gente.

Mas não tem mistério: basta lembrar que mil pesos chilenos equivalem a mais ou menos 6 reais. E em San Pedro do Atacama o real não é aceito, portanto, se planeje bem para não gastar desnecessariamente. Vale a pena também fazer o câmbio e ter alguns dólares disponíveis.

A rua onde se concentram as casas de câmbio em San Pedro de Atacama se chama Calle Toconao – é lá que você tem que ir para trocar o seu dinheiro.

Ela só quer passear: Dicas Deserto do Atacama

ENTÃO QUANTO DEVO LEVAR?

Não tem como responder diretamente esta pergunta porque a circunstância de cada viajante é única. E tanto os passeios quanto os serviços em San Pedro, bem como para o deserto do Atacama, não são de todo baratos. Em média, desconsiderando gastos com passagem e hospedagem, se estimam pelo menos os seguintes gastos:

  • Traslados Calama > San Pedro e San Pedro > Calama: aproximadamente R$ 60,00.
  • Passeios (agência + entradas dos parques) para 5 dias: aproximadamente R$ 1.000,00.
  • Alimentação para 5 dias (com café da manhã incluído na diária, refeições alternando entre restaurantes e preparadas na hospedagem): aproximadamente R$ 300,00.
  • Água, que fica algo em torno de R$ 8,00 por uma garrafa de 5 litros.
  • Se você gosta de comprar souvenirs, não se esqueça de separar uma graninha extra.

TOTAL: mínimo de R$ 2.000 em Pesos Chilenos por pessoa. 

Lembrando que essa é apenas uma estimativa tá? Sempre recomendamos o planejamento antecipado da viagem para não passar nenhum estresse no quesito financeiro. Se deixar para última hora, é bem provável que a pessoa vá pagar mais caro e vai aproveitar menos. Então, organização antecipada é tudo!

Qual moeda levar para o Chile? Vale a pena usar cartão? | O mundo é pequeno para mim - Blog e dicas de Viagem

COMO CHEGAR AO DESERTO DO ATACAMA

Infelizmente, não existe (ainda) vôo direto entre o Brasil e o Atacama. Então, o trajeto em si acaba sendo uma aventura à parte.

O aeroporto que serve a região é o de Calama, e vai ser necessário fazer conexão em Santiago. No Brasil, alguns dos trajetos disponíveis são os seguintes:

  • De São Paulo a Santiago são 4h de voo  (por Latam e Gol)
  • Do Rio de Janeiro a Santiago são 4h30 de voo  (por Latam, Gol e, apenas no verão, pela Sky Airline).
  • De Florianópolis a Santiago são 3h de voo (pela Sky Airline, que opera a rota apenas no verão).

Existem outras opções de vôos saindo de Salvador e de Recife também 🙂

Em Santiago você passa pela imigração, retira a bagagem e pega um vôo de 2h de Santiago a Calama (por Latam, Sky Airline ou JetSmart). Chegando a Calama, você pega um transfer do aeroporto até a cidade de San Pedro do Atacama. Se quiser informações mais detalhadas sobre como chegar ao deserto, esse post com certeza vai lhe ajudar!

Rafael Lopes

HOSPEDAGENS NO DESERTO DO ATACAMA

A cidade de San Pedro oferece as opções mais variadas, das pousadas bem simples aos hotéis all-inclusive com serviço cinco estrelas. Os melhores hotéis tem refeições inclusas, daí serem os mais recomendados. O serviço prestado é de excelência, e a experiência no deserto vai ser ainda mais especial.

Mas, se o orçamento não permite esse tipo de investimento, não tem problema! No centro da cidade, bem onde ficam as agências de passeios e  restaurantes, tem ótimas pousadas. Também já fizemos essa pesquisa para você nesse post sobre as hospedagens no Atacama. É só conferir!

Onde ficar em San Pedro de Atacama: melhores ruas, pousadas e hotéis

O QUE FAZER NO ATACAMA

Os passeios do deserto do Atacama são voltados para o contato direto com a natureza. E aqui na We Love Chile temos o portfólio mais completo de passeios para que você tenha a aventura da sua vida lá! Os principais são: Valle de la Luna, Lagunas Altiplânicas, Gêiseres El Tatio, Salar de Atacama, Termas de Puritama, Laguna Cejar, Salar de Tara, Tour Astronômico e o Salar de Uyuni. Pode entrar em contato nesse link que te ajudamos a planejar seu roteiro perfeito!

Dicas do Salar de Uyuni - Deserto de Sal na Bolívia

OBSERVE AS ESTRELAS!

O céu do deserto do Atacama é o melhor do mundo para observar estrelas!  É um pecado ir ao Atacama e não fazer o Tour Astronômico. Dificilmente você vai ver na sua vida um céu tão estrelado como esse! E detalhe: em algumas épocas do ano se pode ver a Via Láctea a olho nu!

Te levamos também esse passeio imperdível!

O que fazer no Chile: o astro turismo no Deserto do Atacama | Blog Terramundi


TEM INTERNET NO ATACAMA?

Muita gente recomenda que se compre um chip. Mas, já que o destino é o meio do deserto, não espere por internet na maioria dos passeios.

Os chips funcionam em San Pedro, mas a maioria dos hotéis e pousadas tem wifi. Então fica à critério de cada turista.

Nos mercadinhos de San Pedro se encontram chips para vender e por bons preços. Tem a opção da Claro, que possui o pacote internacional, mas é arriscado a internet não funcionar tão bem. Outra alternativa é investir em um chip nacional – Wom, Entel ou Movistar.

Deserto do Atacama


Esperamos que este post tenha tirado suas dúvidas sobre viajar ao deserto do Atacama. Aproveite sua aventura e veja o que este lugar incrível tem a lhe oferecer!


 

O QUE OS CLIENTES DIZEM

Deserto do AtacamaAtacamaTripAdvisor

Gostou das dicas? Quer saber onde se hospedar no Deserto do Atacama? Então dá uma olhada no meu site!

Precisa de ajuda com o seguro-viagem? Te ajudamos também! 

Quer ganhar também um desconto maravilhoso na hospedagem? Deixa com a gente!

Chama pelo whatsapp para verificar os passeios disponíveis e fazer seu agendamento! Estou à disposição para te ajudar da melhor forma!

Related posts

ONDE COMER NO DESERTO DO ATACAMA

Laíse Mesquita

CUIDADOS COM A PELE NO DESERTO DO ATACAMA

amanda casale

ONDE SE HOSPEDAR NO DESERTO DO ATACAMA

fernanda dimonna
%d blogueiros gostam disto: