20.7 C
Santiago do Chile
CUSCO

TOUR LAGUNA HUMANTAY

Se você estiver no Peru em busca de aventura, indico conhecer a Laguna Humantay. É um passeio incrível e você certamente não pode deixar de fora do seu roteiro. Esse lugar vai conquistar seu coração, confia em mim!

A Laguna Humantay, também conhecida como: Lagoa Azul peruana, fica aos pés da montanha Salkantay. Ela está próxima à trilha Salkantay, bem famosa e já falei sobre esse, e outros passeios, no post: Machu Picchu – Explicando os passeios. Desde já, indico que dê uma lidinha e, se você tiver tempo, aproveite para acrescentar mais caminhadas ao seu roteiro.

Formada pelo degelo da neve, que fica no pico das montanhas e de um pequeno glacial, a Laguna Humantay é de um azul estonteante! Sua cor pode variar de acordo com o clima e com a incidência da luz solar.

Momento curiosidade: você sabia que a água da laguna é potável e abastece alguns povoados da região? Pois é! Mas a entrada é proibida, a fim de conservar a laguna.


COMO CHEGAR

A 136 km de Cusco, uma viagem de quase 4h, fica localizada a Laguna Humantay. Antes de mais nada, eu recomendo que feche o passeio com uma agência. Sim, é possível ir por conta própria, mas pode ser cansativo e não valer a pena. Você vai perder tempo com transporte público e, afinal, tudo que não queremos numa viagem é: perder tempo.

A saída de Cusco é bem cedinho, por volta das 4 horas da manhã. Deixe para pensar duas vezes depois de ver foto do destino final. A primeira parada é em Mollepata, a 102 km do nosso ponto de partida e dura aproximadamente 2h30min para chegar. É nesse local que iremos fazer um pit stop para tomar um belo café da manhã. Após a refeição, de barriga forrada e cheios de disposição, seguimos mais uns 34 km – de estrada de terra, o que dá mais uma horinha. E aí chegamos no início da caminhada para a laguna. Esse é um tour que dura o dia inteiro.

Quando chegamos no início da trilha, no pueblo de Soraypampa, são passadas algumas informações. A caminhada começa já aos 3.800 metros de altura e pode chegar a 4.200 metros, na margem da laguna. Fique sempre atento ao seu corpo, pois o mal de altura pode chegar sem aviso e atrapalhar seu passeio.

Aproveite para solicitar um orçamento comigo!


O TOUR

O percurso todo tem uns 7km, sendo 3,5 km para ir e mais 3,5 km para voltar. O primeiro quilômetro é no plano, mas, logo em seguida, são 2,5 km de subida. No início da subida tem banheiro, aproveite para utilizar, pois é o único disponível na trilha. Durante o trajeto, é possível encontrar locais para se hospedar – para quem faz a trilha Salkantay.

Durante a subida vá respirando, de forma lenta e profunda. Lembre-se de ir se hidratando e, uma boa dica é: vá mascando folhas de coca, pois auxiliam no mal de altitude. Acima de tudo, vá no seu ritmo e respeite os limites do seu corpo. Se for necessário, pare de vez em quando para respirar uns 5 minutinhos.

A caminhada pode ser um pouco difícil, por causa da altura, mas a vista final compensa. Se você conseguir chegar bem cedinho, vai encontrar a laguna ainda bem vazia. Ótimo para tirar suas fotos sem aquele monte de gente no fundo ou esperando você encontrar a pose perfeita e liberar o local para os próximos.

Depois de tanto esforço, dá para ficar contemplando essa vista IN-CRÍ-VEL por algum tempo. Se você quiser, pode levar uns lanches e fazer um curto piquenique admirando um visual único.

Na hora da descida, não vai achando que para baixo todo santo ajuda, não! Sem dúvidas, é mais rápido, mas por ser bastante íngreme, tem que ter muito cuidado. Podem existir algumas pedras soltas no caminho, então tenha atenção para não tropeçar e sair rolando montanha abaixo. Vai ser mais rápido, mas bastante dolorido, hahahaha.

Além disso, é possível fazer parte da trilha com cavalos, mas eu não recomendo. Assim como nós, eles também cansam e eu acho uma exploração desnecessária. Coloque suas perninhas para trabalhar, aprecie a paisagem exuberante e está tudo certo!

Laguna Humantay: como é o passeio saindo de Cusco | Em Algum Lugar do Mundo

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR

Existem duas estações: a seca e a chuvosa. A estação seca vai de maio a outubro e predomina o sol. A umidade é baixa e a temperatura média é de 15ºC, durante o dia. Porém, pela noite, pode chegar a 0ºC. Essa é a época da alta temporada e você pode encontrar as atrações mais cheias de turistas.

Já na estação chuvosa, que vai de novembro a abril, a média de temperatura é de 18ºC, durante o dia. Pela noite, pode cair para 9ºC. Nessa época chove bastante, porém não chove o dia inteiro. As chuvas podem durar meia hora ou algumas horinhas. Elas costumam cair geralmente pela parte da tarde, e são muito fortes.


DICAS

Primeira dica: se hidrate bastante, leve pelo menos uns 2 litros de água.

Leve lanchinhos, como barrinhas, coisas leves, mas que te mantenham alimentado para aguentar a altitude e a caminhada.

Use casaco corta vento, ele será um bom aliado. Se tiver um casaco impermeável, pode ser muito útil, caso vá na época de chuvas.

Importante colocar protetor solar, óculos de sol e boné.

É possível comprar uma lata de oxigênio nas farmácias. Isso mesmo! Uma lata que tem oxigênio, caso você passe mal com o soroche (nome do tal mal de altitude). Mas, contratando o passeio comigo, já levamos para você!

Ah, faça um seguro viagem, pois você pode precisar, por causa do mal de altitude. Principalmente se você for pela primeira vez. Inclusive, aqui, você consegue um descontinho usando meu código: LAISEMESQUITA5.

Também oferecemos bastões para auxiliar na trilha, o que ajuda muito! Então, não deixe de garantir seu bastãozinho e faça dele seu melhor amigo nessa caminhada.

E se você quiser acrescentar uma vivência única ao seu passeio, não deixe de fazer sua apacheta. Apachetas são montinhos de pedra que eram feitos pelos povos indígenas dos Andes para marcar o caminho. Além de serem altares sagrados construídos para os seus Deuses Incas, dizem que as apachetas trazem boas energias da terra, então não deixe de construir a sua!

Bom, esse é o tour à Laguna Humantay, espero que tenham gostado e entrem em contato comigo! Vamos fazer juntos esse passeio maravilhoso!

Um beeeijo e até lá!

 

Related posts

AVENIDA EL SOL

nathali abreu

10 RESTAURANTES IMPERDÍVEIS EM CUSCO

bella sefisa

MACHU PICCHU – EXPLICANDO OS PASSEIOS

camila cardua
%d blogueiros gostam disto: