Um dos maiores medos dos brasileiros que vêm para o Chile é a fama que o país tem pelo alto custo em alimentação.
Comer em restaurantes turísticos e famosos, de fato, custa MUITO caro. Até mais do que muitas grandes cidades brasileiras.
Porém, se você abrir mão de certos luxos e não fazendo questão de almoçar e jantar verdadeiros banquetes todos os dias, dá pra se alimentar bem sem ir à falência.
Antes de qualquer coisa, tenho que te dizer que uma refeição considerada barata aqui no Chile é, normalmente, aquele chamado Menú del Día ou Menú Executivo que custa em torno de CLP 6.990 (uma média de R$38).
Conheça 5 restaurantes baratos para comer em Santiago.
1. Patio Comida
Se você estiver andando pelo Centro de Santiago, mais especificamente próximo à Plaza de Armas, uma dica é ir a Galeria Patio Comida.
É uma espécie de praça de alimentação, onde você encontrará restaurantes simples e que servem diversos tipos de pratos, em menus que incluem salada ou sopa, prato principal, suco e sobremesa.
Horários e localização:
- Seg a Sáb: 12h00 às 20h00
- Dom: 12h30 às 17h00
- 📍Rua Santo Domingo 1066 – Centro
2. Restaurantes da Rua Monjitas
Ainda pelo Centro, ao lado do Parque Forestal e do Museu de Bellas Artes, na Rua Monjitas você vai encontrar vários restaurantes que oferecem um menu executivo bem barato e que vale super a pena.
📍Rua Monjitas – Em frente a estação de metrô Bellas Artes
3. La Terraza
A uma quadra do metrô Baquedano e pertinho do Parque Bustamante, o La Terraza é um movimentado restaurante, com um grande salão e um lindo terraço, onde sua principal atração são os famosos sanduíches chilenos, como o Chacarero.
Horários:
- Seg à Qui: 11h30 às 00h00
- Sex e Sáb: 11h30 às 23h00
- Dom: 11h30 às 17h00
- 📍Vicuña Mackenna, 24 – Providencia
4. La Tegualda
E pra você que está em Providencia esse restaurante é super baratinho, com opções a partir de CLP 4.990 (aproximadamente R$31).
Eles oferecem diversas opções como: carnes, hamburguer, saladas e muitas outras coisas.
E quer saber o melhor? Se você é we lover, você ganha 10% de desconto 😉
Se quiser ver o cardápio, é só clicar nesse link!
Horários:
- Seg à Qua: 12h30 às 23h00
- Qui e Sex: 12h30 às 1h00
- Sáb e Dom: 12h30 às 22h00
- 📍 Roman Díaz, 17 – Providencia
5. Pizza Petit Chef
Esse restaurante é muito bom e barato e oferece diversos pratos, e não apenas pizza como diz no nome.
Ele é o restaurante queridinho aqui dos colaboradores da agência e fica do ladinho do La Tegualda.
Aqui também todos os we lovers ganham 10% de desconto!
Horários:
- Dom à Qua: 12h00 às 23h00
- Qui a Sáb: 12h00 às 00h30
- 📍 Roman Díaz, 15 – Providencia
Para saber se um restaurante oferece ou não o Menú del Día, é só observar na frente do restaurante se há uma plaquinha com escritos a giz. O menú del día sempre irá estar escrito nessas plaquinhas.
Nesses restaurantes você não vai encontrar apenas hambúrgueres e pizzas não, tá?
Você vai poder provar tanto o básico filé de frango com arroz, salada e batata frita como alguns pratos típicos da culinária chilena, como:
- Sopaipillas de entrada com molho pebre
As sopaipillas são um tipo de pão feito com massa de abóbora e depois frito. Geralmente vêm acompanhadas com o típico molho pebre (feito com cebola, tomate, pimenta e coentro – lembra o nosso vinagrete, sabe?).
- Cazuela
A cazuela é um prato típico tradicional, que consiste em um tipo de ensopado, composto por temperos, como coentro, alho, sal e carnes de frango ou bovina, batatas, abóbora e milho.
- Lomo a lo pobre
Já o lomo a lo pobre, é um prato muito popular, saboroso, tradicional e bem servido.
Ele lembra os pratos feitos (PFs) ou executivos brasileiros e são servidos com batatas fritas, ovos e claro, o lomo, que é um filé de carne, geralmente bovina.
Bebidas Típicas
Aproveite que você está em outro país e não deixe de experimentar as bebidas típicas aqui do Chile também, como:
- Pisco Sour
O pisco sour é um coquetel típico da gastronomia sul-americana, especialmente do Peru e Chile, preparado à base de pisco, limão, xarope de açúcar, podendo ou não usar clara de ovo.
- Terremoto
Feito com sorvete de abacaxi, vinho branco e Fernet ou licor de granadina é uma das bebidas mais típicas e que após algumas (poucas) doses irá fazer você dançar, literalmente, em cima da mesa.
Recebeu este nome quando dois repórteres alemães que cobriam os acontecimentos do tremor que abalou o Chile em 1985, experimentaram a bebida na tentativa de amenizar o calor que sentiam. Um deles, após tomar o drink adocicado, levantou-se e sentiu os efeitos da bebida, exclamando “”¡Este sí que es un terremoto!”
- Piscola
A piscola nada mais é do que a mistura do pisco com coca cola. É a bebida dos jovens chilenos que curtem sair com os amigos para beber alguma coisa.
- Michelada
A michelada é uma bebida de origem mexicana, mas se popularizou muito no Chile. Se prepara misturando cerveja, suco de limão, pimenta e sal. No Chile, é preparada com merkén, uma pimenta típica do povo mapuche.
Essas são as bebidas mais comuns que você poderá encontrar nesses restaurantes do dia a dia. E claro, não podemos deixar de citar os clássicos vinhos chilenos, além das cervejas (a Kunstmann e a Kross são as mais consumidas pelos amantes da bebida).
Gostou das dicas? No meu canal do Youtube eu tenho uma playlist com mais de 60 vídeos com dicas de restaurantes em Santiago. Clica nesse link e corre lá para assistir!