PASSEIOS TURÍSTICOS Santiago Deserto do Atacama Salar de Uyuni

Como é o Chile mês a mês? Santiago e Deserto do Atacama

Quando o assunto é Chile, a gente logo pensa em paisagens únicas, seja as montanhas da Cordilheira dos Andes, em Santiago, ou as dunas, vulcões e lagunas surreais do Deserto do Atacama. O Chile é um país repleto de contrastes e beleza. Ao longo dos meses, você verá que cada estação traz uma nova experiência, seja na agitação de Santiago, cercada por montanhas e com vida urbana intensa, ou nas paisagens de tirar o fôlego do Deserto do Atacama.

Mas qual a melhor época para viajar para esses dois destinos? Como é o clima? E o que tem para fazer em cada mês? Vem comigo nesse post, que eu vou te mostrar como é o Chile mês a mês, para que você possa planejar sua viagem ao Chile sem perrengues e aproveitando tudo que esses destinos têm de melhor. Bora lá?

Janeiro

Santiago

Janeiro é o ápice do verão. Se você gosta de calor, Santiago é seu lugar, com  temperaturas médias de 16°C a 30°C. É o mês que costuma ter as mais altas temperaturas e os dias mais longos, o que é ótimo para aproveitar ainda mais para conhecer a cidade e a região. Uma boa pedida para época é curtir os parques e mirantes, como o Cerro San Cristóbal e o mirante Sky Costanera. Ambos são lugares imperdíveis e possuem vistas espetaculares para a cidade e para a Cordilheira.

O que vestir em Santiago em janeiro: roupas leves, chapéus, óculos de sol e protetor solar são essenciais. Mas sempre tenha um casaquinho também, pois a noite a temperatura pode cair um pouquinho, e nos passeios de montanha também! Se for fazer passeios como rafting ou Termas Colina, lembre-se de também colocar roupas de banho na mala.

Dicas de passeios para fazer em Santiago em janeiro: Portillo, rafting, Parque Safari, Valle Experience, city tour, Termas Summer, Viña del Mar e Valparaíso, e claro, tem que ter pelo menos um tour de vinícola, então que tal conhecer a belíssima Undurraga com seus lindos jardins e vinhos premiados?

Deserto do Atacama

No Atacama, o clima é seco e quente de dia e fresquinho à noite, variando de 10°C a 28°C. Em janeiro, o Atacama também está sob a influência do Inverno Altiplânico, e por isso, podem ocorrer chuvas e até tempestades nessa época. Por conta disso, podem haver alguns cancelamentos de passeios, mas é raro, pois normalmente as chuvas são passageiras.

O que vestir no Atacama em janeiro: apesar de janeiro ser verão no Chile, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser congelantes. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então independente do mês, sua mala para o Deserto do Atacama precisa ter roupas leves para o calor e roupas quentes para frio extremo. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em janeiro: Valle del Arcoíris, Termas de Puritama, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, Vulcão Cerro Toco, e claro, não pode faltar o tour Astronômico para ver o céu mais estrelado do planeta, até porque, esse é um dos passeios mais icônicos para fazer no Atacama! Então já coloque no seu roteiro!

Fevereiro

Santiago

As temperaturas ainda são altas, mas começam a cair levemente, variando entre 15°C e 29°C. Em fevereiro, Santiago fica um pouco mais tranquila, já que muitos moradores saem da cidade em busca de praias e férias, então é perfeito para curtir a cidade sem tanta multidão. Ainda assim, é um mês que costuma ter muitas atividades, como festivais de música e eventos ao ar livre.

O que vestir em Santiago em fevereiro:

Em fevereiro, as indicações de roupas são iguais às de janeiro: roupas leves, chapéus, óculos de sol e protetor solar são essenciais. Além do casaquinho, para possíveis quedas na temperatura durante a noite e para os passeios de montanha! Se for fazer passeios como rafting ou Termas Colina, lembre-se de também colocar roupas de banho na mala.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em fevereiro: Portillo, Parque Safari, Termas Summer, city tour, Valle Experience, Viña del Mar e Valparaíso, rafting, Cervejaria Kross, Vinícola El Principal, e muitos outros!

Deserto do Atacama

A temperatura e o clima permanecem semelhantes a janeiro, inclusive, o inverno altiplânico continua em fevereiro, mas as atrações do deserto ficam um pouco mais movimentadas com o fluxo de turistas internacionais (vamos de muuuuito intercâmbio cultural?).Mais pessoas, quer dizer lugares mais cheios, mas as paisagens continuam incríveeeeis!! Ahhh, gente, o Atacama é demais, vocês vão se apaixonar e querer voltar sempre, acreditem em mim!

O que vestir no Atacama em fevereiro: não importa o mês, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser congelantes. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então independente do mês, sua mala para o Deserto precisa ter roupas leves para o calor e roupas quentes para frio extremo. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em fevereiro: Vallecito + Lagunas Escondidas de Baltinache, Termas de Guatin, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, Vulcão Lascar, sandboard, Astronômico… e se você quiser esticar um pouquinho a viagem, que tal dar um pulinho no Salar de Uyuni, na Bolívia? Saindo do Atacama, dá para fazer uma expedição de 3 ou 4 dias para conhecer esse lugar surreal de lindo. Fevereiro é um excelente mês para isso, pois é quando geralmente o Salar está com o famoso efeito espelhado! Então é uma ótima pedida incluir a expedição no seu roteiro!

Março

Santiago

Em março, o clima começa a ficar mais ameno (mas ainda faz calor), com temperaturas variando entre 15°C e 30°C. É o mês ideal para quem prefere evitar o calor intenso. Nessa época também iniciam os eventos de colheita de uvas (vindima) que começam a acontecer nas vinícolas próximas.

O que vestir em Santiago em março: em março, apesar de já estar um pouco mais fresco, ainda faz muito calor. Então as indicações do que levar na mala não diferem muito das de fevereiro.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em março: Parque Safari, Termas Summer, city tour, Valle Experience, rafting, Portillo, tour Isla Negra, Algarrobo e Undurraga, Cervejaria Kross, Cousiño Macul Experience + Templo Bahá’í, e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

O Atacama permanece quente durante o dia e começa a esfriar um pouco à noite. Esse também é o último mês de influência do Inverno Altiplânico, então as chuvas começam a diminuir. E os tours ficam um pouco menos movimentados também.

O que vestir no Atacama em março: não importa o mês, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser congelantes. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então independente do mês, sua mala para o Deserto precisa ter roupas leves para o calor e roupas quentes para frio extremo. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em março:

Vallecito + Lagunas Escondidas de Baltinache, Termas de Guatin, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, Vulcão Lascar, sandboard, Astronômico, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Abril

Santiago

Abril marca a chegada do outono, com temperaturas variando entre 10°C e 25°C. A cidade ganha um tom especial com as folhas das árvores mudando de cor, deixando os parques e vinícolas com um charme à parte!

O que vestir em Santiago em abril: com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair, e se surgir alguma frente fria, aí mesmo que as temperaturas despencam e pode até cair a primeira neve na região das montanhas. Então venha preparado com roupas para as duas estações, pois podem ter dias mais quentes e dias mais frios!

  • Coloque na mala: casacos, algumas blusas mais frescas e outras mais quentes, cachecóis, vestidos, calças e sapatos fechados. Não esqueça do protetor solar também. Se for fazer o passeio Termas Summer, lembre de também trazer roupas de banho.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em abril: Parque Safari, Termas Summer, city tour, Valle Experience, rafting, Portillo, tour Isla Negra, Algarrobo e Undurraga, Cata Sensorial de Vinhos, Concha y Toro Noturno e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

Durante o dia, as temperaturas ficam agradáveis, mas as noites já são bem mais frias, chegando a 5°C. As paisagens desérticas estão deslumbrantes, e o céu continua perfeito para observação astronômica.

O que vestir no Atacama em abril: como já falei anteriormente, não importa o mês, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser congelantes. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então independente do mês, sua mala para o Deserto precisa ter roupas leves para o calor e roupas quentes para frio extremo. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em abril:

Vallecito + Lagunas Escondidas de Baltinache, Valle de La Luna, Termas de Puritama, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, sandboard, Astronômico, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Maio

Santiago

O frio começa a se intensificar, e as temperaturas variam entre 5°C e 20°C. Maio é um mês mais tranquilo para turismo, ideal para quem quer curtir Santiago com calma, sem multidões!

O que vestir em Santiago em maio: nesse mês, as temperaturas começam a cair cada vez mais, e pode até cair a primeira neve na região das montanhas (a neve mesmo costuma chegar em junho, mas isso pode variar de ano para ano, em 2024 mesmo, a primeira nevasca foi em abril). Então venha preparado!

  • Coloque na mala: casacos, segunda pele, algumas blusas mais frescas e outras mais quentes, cachecóis, calças e sapatos fechados. Não esqueça do protetor solar também. Se for fazer o passeio Termas Summer, lembre de também trazer roupas de banho.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em maio: Parque Safari, city tour, Valle Experience, rafting, Portillo, tour Viña del Mar e Valparaíso, Cata Sensorial de Vinhos, tour Vinícola Concha y Toro Marques e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

No Deserto do Atacama em maio, o clima é seco e as noites são ainda mais frias! A temperatura começa a cair, com mínimas de 0°C em algumas áreas. Mas durante o dia, em lugares de altitudes mais baixas, a sensação térmica costuma ser de calor.

O que vestir no Atacama em maio:  como já falei nos meses anteriores, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser congelantes. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então independente do mês, sua mala para o Deserto precisa ter roupas leves para o calor e roupas quentes para frio extremo. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em maio: Valle del Arcoíris, Valle de La Luna, Termas de Puritama, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, sandboard, Astronômico, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Santiago

Junho marca o início do inverno em Santiago, com temperaturas variando entre 3°C e 15°C, e nas montanhas, os termômetros caem ainda mais! Se já tiver bastante neve acumulada nas montanhas, é também quando as estações de ski abrem e a temporada de neve oficialmente começa! O inverno no Chile é alta temporada, então é quando a cidade recebe mais turistas e fica mais cheia. Mas junho ainda é um mês tranquilo, sem tantas multidões.

O que vestir em Santiago em junho: nesse mês, o frio chega com força. E geralmente a neve também. Então se prepare para as temperaturas congelantes!

  • Coloque na mala: casacos, segunda pele, algumas blusas quentes, cachecóis, calças e sapatos fechados. Não esqueça do protetor solar também. Se já tiver neve nas montanhas, além da segunda pele (blusa e calça), você também vai precisar de roupas e botas impermeáveis para a neve. Mas com isso, você não precisa se preocupar, porque antes e depois de cada passeio de montanha, nós passamos no We Love Rental para que você possa alugar sua roupa impermeável.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em junho: Portillo, El Colorado, Valle Nevado e Farellones Panorâmico, Valle Nevado Full Day, Farellones Full DayViña del Mar e Valparaíso, Cata Sensorial de Vinhos, Vinícola El Principal e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

As temperaturas variam de 5°C durante o dia a -5°C à noite. Frrrrio, hein? Prepare-se para um clima rigoroso, mas a boa notícia é que as paisagens do deserto são únicas e impressionantes, não importa o mês ou a estação!

O que vestir no Atacama em junho: como já falei nos meses anteriores, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios, no entanto, no inverno, o clima vai tendendo mais para frio intenso do que calor. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser ainda mais extremas. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então em junho, sua mala para o Deserto precisa ter algumas roupas leves, que você pode usar embaixo do casaco, e caso esquente, você tira. Roupas quentes para frio extremo, segunda pele, luvas, meias bem quentes e sapatos fechados. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em junho: Vallecito, Valle de La Luna, Termas de Guatin, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, sandboard, Astronômico, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Julho

Santiago

Julho é o auge do inverno, com temperaturas bem frias e a temporada de ski a todo vapor! Esse é um dos melhores meses para quem quer viajar para o Chile e ter certeza de encontrar neve, pois costuma ser um dos meses com mais acúmulo de neve na montanha.

Julho também é o mês mais movimentado. Normalmente a cidade está cheia de turistas. Nas estações de ski, esse também costuma ser o mês mais lotado, pois é época de férias no Chile, e claro, os chilenos vão aproveitá-las nas montanhas. Inclusive, lembre de reservar seus passeios com antecedência, tá? Caso contrário, você corre o risco real de não encontrar vaga para os tours.

O que vestir em Santiago em julho: se junho faz frio, em julho faz o dobro!

  • Coloque na mala: casacos quentes, segunda pele (blusa e calça), algumas blusas quentes, cachecóis, calças e sapatos fechados. Não esqueça do protetor solar também. Para ir em tours de montanha, além da segunda pele, você também vai precisar de roupas e botas impermeáveis para a neve. Mas com isso, você não precisa se preocupar, porque antes e depois de cada passeio desse tipo, nós passamos no We Love Rental para que você possa alugar sua roupa impermeável.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em julho: PortilloEl Colorado, Valle Nevado e Farellones Panorâmico, Valle Nevado Full Day, Farellones Full Day, tour Isla Negra, Algarrobo e Undurraga, city tour, Cata Sensorial de Vinhos, Cervejaria Kross e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

O frio continua intenso, as temperaturas variam de 1°C a 21°C em San Pedro de Atacama. Já em lugares de maior altitude, as temperaturas podem chegar a -20°C. Loucuraaaaa, né? No Deserto, por conta do período de férias, esse é um mês bem movimentado. Então lembre de reservar seus passeios com antecedência, caso contrário, você corre o risco de ficar sem vaga para os tours.

O que vestir no Atacama em julho: como já falei nos meses anteriores, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios, no entanto, no inverno, o clima vai tendendo mais para frio intenso do que calor. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser ainda mais extremas. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então em julho, sua mala para o Deserto precisa ter algumas roupas leves, que você pode usar embaixo do casaco, e caso esquente você tira. Roupas quentes para frio extremo, segunda pele, luvas, meias bem quentes e sapatos fechados. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em julho: Vallecito + Lagunas Escondidas de Baltinache, Valle de La Luna, Termas de Puritama, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, sandboard, Astronômico, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Agosto

Santiago

Em agosto ainda faz bastante frio e a temporada de neve também costuma estar em seu auge, igual a julho. Porém, com o fim das férias dos chilenos, as estações de ski costumam estar um pouco menos cheias do que em julho.

O que vestir em Santiago em agosto: agosto segue a mesma lógica de julho.

  • Coloque na mala: casacos quentes, segunda pele (blusa e calça), algumas blusas quentes, cachecóis, calças e sapatos fechados. Não esqueça do protetor solar também. Para ir em tours de montanha, além da segunda pele, você também vai precisar de roupas e botas impermeáveis para a neve. Mas com isso, você não precisa se preocupar, porque antes e depois de cada passeio desse tipo, nós passamos no We Love Rental para que você possa alugar sua roupa impermeável.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em agosto: Portillo, El Colorado, Valle Nevado e Farellones Panorâmico, Valle Nevado Full Day, Farellones Full Day, tour Isla Negra, Algarrobo e Undurraga, city tour, Cata Sensorial de Vinhos, Concha y Toro Noturno e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

No Atacama, o clima continua mais ou menos o mesmo de julho, então segue fazendo bastante frio. Assim como em Santiago, esse é um mês um pouco menos movimentado do que julho, por conta do fim das férias para os chilenos.

O que vestir no Atacama em agosto: como já falei nos meses anteriores, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios, no entanto, no inverno, o clima vai tendendo mais para frio intenso do que calor. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser ainda mais extremas. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então em agosto, sua mala para o Deserto precisa ter algumas roupas leves, que você pode usar embaixo do casaco, e caso esquente você tira. Roupas quentes para frio extremo, segunda pele, luvas, meias bem quentes e sapatos fechados. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em agosto: Valle del Arcoíris, Valle de La Luna, Termas de Guatin, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, Astronômico, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Setembro

Santiago

Setembro marca o fim do inverno no Chile e o início da primavera, então as temperaturas começam a subir, mas ainda pode fazer um bom friozinho nessa época, principalmente a depender do ano. A neve também pode ainda estar presente nas montanhas, e se ainda tiver muita neve acumulada, as estações de ski permanecem funcionando.

Setembro é um mês bem marcante para os chilenos, pois é quando acontecem as tradicionais Fiestas Patrias, um feriado que comemora a independência chilena com muita comida, dança e alegria nas famosas fondas (uma espécie de feira que acontece em praças por todo o país). São dois dias de feriado, 18 e 19 de setembro, e eles são irrenunciáveis, ou seja, praticamente tudo fecha nesses dias.

O que vestir em Santiago em setembro: um pouco mais quente que agosto, mas ainda segue mais ou menos a mesma lógica.

  • Coloque na mala: casacos quentes, segunda pele (blusa e calça), algumas blusas quentes e outras mais frescas para usar nos dias mais quentes, cachecóis, calças e sapatos fechados. Não esqueça do protetor solar também. Para ir em tours de montanha, além da segunda pele, você também vai precisar de roupas e botas impermeáveis para a neve. Mas com isso, você não precisa se preocupar, porque antes e depois de cada passeio desse tipo, nós passamos no We Love Rental para que você possa alugar sua roupa impermeável.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em setembro: PortilloEl Colorado, Valle Nevado e Farellones Panorâmico, Valle Nevado Full Day, Farellones Full Day, tour Isla Negra, Algarrobo e Undurraga, city tour, Cata Sensorial de Vinhos, Vinícola Undurraga e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

As temperaturas sobem um pouco e o clima fica mais ameno.

Esse é um mês de alta temporada no Atacama, então a região fica mais movimentada. Inclusive durante as Fiestas Patrias.

Portanto, reserve seus passeios com antecedência para não correr o risco de não achar vaga para algum tour que você quer muito fazer.

O que vestir no Atacama em setembro: como já falei nos meses anteriores, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Em setembro, com o fim do inverno, as temperaturas começam a subir um pouco, mas ainda pode fazer bastante frio. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser ainda mais extremas. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então em setembro, sua mala para o Deserto precisa ter algumas roupas leves, que você pode usar embaixo do casaco, e caso esquente você tira. Roupas quentes para frio extremo, segunda pele, luvas, meias bem quentes e sapatos fechados. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em setembro: Vallecito, Valle de La Luna, Termas de Puritama, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, Astronômico, Vulcão Lascar, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Outubro

Santiago

O clima geralmente já está mais ameno, com temperaturas entre 12°C e 24°C. Normalmente é o fim da neve, ou ao menos, o encerramento das estações de ski, caso elas ainda estejam funcionando no início de outubro.

É um ótimo mês para atividades ao ar livre, especialmente para caminhadas pelos parques da cidade e vinícolas.

O que vestir em Santiago em outubro: essa é uma época de meia estação. Então venha preparado com roupas para as duas estações, pois podem ter dias mais quentes e dias mais frios!

Coloque na mala: casacos, algumas blusas mais frescas e outras mais quentes, cachecóis, vestidos, calças e sapatos fechados. Não esqueça do protetor solar também. Se for fazer o passeio Termas Summer, lembre de também trazer roupas de banho.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em outubro: Parque Safari, Termas Summer, city tour, Valle Experience, rafting, Portillo, Viña del Mar e Valparaíso, Cata Sensorial de Vinhos, Vinícola El Principal, e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

Outubro é ótimo para os passeios, pois o clima está perfeito: nem tão frio e nem tão quente. As temperaturas giram em torno de 17ª a 25ºC durante o dia e 2ºC durante a madrugada.

O que vestir no Atacama em outubro: como já falei nos meses anteriores, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser ainda mais extremas. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então em outubro, sua mala para o Deserto precisa ter algumas roupas leves, que você pode usar embaixo do casaco, e caso esquente você tira. Roupas quentes para frio extremo, segunda pele, luvas, meias bem quentes e sapatos fechados. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em outubro: Vallecito, Valle del Arcoíris, Termas de Puritama, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, Astronômico, Vulcão Cerro Toco, Sandboard, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Novembro

Santiago

Em novembro, as temperaturas ficam entre 15°C e 27°C. O verão se aproxima e o calor vai aumentando!

O que vestir em Santiago em novembro: roupas leves, chapéus, óculos de sol e protetor solar são essenciais. Mas sempre tenha um casaquinho também, pois a noite a temperatura pode cair um pouquinho, e nos passeios de montanha também! Se for fazer passeios como rafting ou Termas Colina, lembre-se de também colocar roupas de banho na mala.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em novembro: Parque Safari, Termas Summer, city tour, Valle Experience, rafting, Portillo, Viña del Mar e Valparaíso, Cervejaria Kross, Vinícola Concha y Toro Marques, e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

Em novembro, as temperaturas são amenas e os dias são mais quentes. Em San Pedro, a variação de temperatura fica entre 5ºC e 24ºC.

O que vestir no Atacama em novembro: como já falei nos meses anteriores, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser ainda mais extremas. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então em novembro, sua mala para o Deserto precisa ter algumas roupas leves, que você pode usar embaixo do casaco, e caso esquente você tira. Roupas quentes para frio extremo, segunda pele, luvas, meias bem quentes e sapatos fechados. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em novembro: Vallecito + Lagunas Escondidas de Baltinache, Valle del Arcoíris, Termas de Puritama, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, Astronômico, Vulcão Cerro Toco, Sandboard, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Dezembro

Santiago

O verão chega e traz o calorzão. As temperaturas costumam girar em torno de 18°C e 30°C neste mês.

O que vestir em Santiago em dezembro: roupas leves, chapéus, óculos de sol e protetor solar são essenciais. Mas sempre tenha um casaquinho também, pois a noite a temperatura pode cair um pouquinho, e nos passeios de montanha também! Se for fazer passeios como rafting ou Termas Colina, lembre-se de também colocar roupas de banho na mala.

Indicações de passeios para fazer em Santiago em dezembro: Parque Safari, Termas Summer, city tour, Valle Experience, rafting, Portillo, Viña del Mar e Valparaíso, Cervejaria Kross, Cousiño Macul Experience + Templo Bahá’í, e muuuuitos outros!

Deserto do Atacama

O calor aumenta durante o dia em alguns lugares, principalmente em San Pedro de Atacama. As temperaturas variam entre 7ºC e 24ºC. Mas podem cair um pouco mais durante a noite e a madrugada.

Em dezembro, o Atacama também está sob a influência do Inverno Altiplânico, e por isso, podem ocorrer chuvas e até tempestades nessa época. Por conta disso, podem haver alguns cancelamentos de passeios, mas é raro, pois normalmente as chuvas são passageiras.

O que vestir no Atacama em dezembro: como já falei nos meses anteriores, o Atacama é um destino em que você vai encontrar uma enorme variação de temperatura por conta da diferença de altitude entre os passeios. Tem passeios acima dos 4.000 metros de altitude, e nesses tours, as temperaturas costumam ser ainda mais extremas. Durante a noite, também costuma esfriar bastante em San Pedro de Atacama, cidade base para os passeios.

Então em dezembro, sua mala para o Deserto precisa ter algumas roupas leves, que você pode usar embaixo do casaco, e caso esquente você tira. Roupas quentes para frio extremo, segunda pele, luvas, meias bem quentes e sapatos fechados. Sempre precisa ter roupas de banho também (biquíni, maiô ou sunga) para os passeios que entram em lagunas ou termas.

Dicas de passeios para fazer no Atacama em dezembro: Vallecito + Lagunas Escondidas de Baltinache, Valle del Arcoíris, Termas de Guatin, Geysers del Tatio, Piedras Rojas, Rota dos Salares, Laguna Cejar, Astronômico, Vulcão Lascar, Sandboard, Caravana Ancestral e muuuitos outros!

Esse é o Chile mês a mês! Sabendo sobre o clima, temperaturas, o que vestir e o que fazer em cada mês, fica muito mais fácil escolher qual época você prefere viajar, e então fazer o planejamento da sua viagem de acordo com as suas preferências!

Agora é começar a planejar seguindo as dicas acima e aproveitar sua viagem ao Chile no 100%.

Veja também

Black Friday 2024: passeios em promoção no Chile

Neve no Chile: 13 dicas para ter a melhor experiência

Vem a Santiago do Chile no inverno? Saiba quando vir e o que trazer

Está curtindo nosso Blog? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn