Viajar para o Chile no mês de janeiro é uma escolha fascinante para os brasileiros que buscam uma experiência única.
Ao contrario do que a maioria das pessoas pensam, no Chile não tem somente neve e estações de esqui.
Janeiro marca o auge do verão no hemisfério sul, proporcionando condições climáticas ideais para explorar as belezas naturais e culturais deste país.
Com suas paisagens deslumbrantes que variam desde a imponência da Cordilheira dos Andes até as praias do litoral, o Chile oferece uma diversidade de cenários que encantam os brasileiros.
Se você vem para o Chile em janeiro continue lendo esse post que eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre esse mês, como clima, o que fazer e o que trazer na mala.
Estação do ano: Verão
Clima em Janeiro no Chile
O clima é uma das coisas que fazem da capital chilena um destino sempre fascinante. É que, dependendo da época do ano em que você visita a cidade e dos passeios e tours que você faz, é bem provável que você se sinta visitando um lugar diferente.
Como você já deve saber o inverno no Chile é congelaaaaante 🥶! Já, em janeiro, como estamos no verão, o calor é de torrar 🥵
Janeiro é o mês mais quente do ano em Santiago, com temperaturas que chegam a ultrapassar os 32°C.
Mas não se engane, ainda que seja quente, no início da manhã e no final do dia é normal fazer um friozinho, com temperaturas mínimas de 11°C.
Diferente do Brasil, que a temperatura mais alta costuma chegar ao meio-dia, aqui as temperaturas mais altas costumam ser às 16hs, já que o dia se torna mais longo, escurecendo por volta das 21h00. E sabe o que isso significa? Que você terá mais tempo para curtir os passeios e aproveitar a cidade.
Por não ser comum chover nessa época o clima se torna muito mais seco e você vai sentir na pele, na boca e no cabelo, ou seja, sempre carregue com você a sua garrafinha com água e não esqueça de passar protetor solar e labial.
Por se seco e muito quente é comum acontecer queimadas na cidade e regiões próximas. Dependendo da quantidade do vento neste dia é possível que você sinta esta fumaça.
Uma outra coisa que precisa ficar bem clara é que que no verão não temos neve, portanto, planeje a sua viagem para o melhor período conforme seus objetivos e experiências que deseja ter.
Fique de olho no nosso instagram que postamos diariamente as temperaturas de Santiago e do Deserto do Atacama.
Feriados em janeiro no Chile
O único feriado de janeiro em Santiago é o Ano Novo. Neste dia praticamente nada funciona na cidade, por isso é bom se planejar com antecedência para não dar de cara com pontos turísticos e o comércio fechados.
Em janeiro é comum ter dois festivais bem famosos, como o Festival Internacional de Santiago a Mil, no qual é um encontro de artes cênicas e a cidade recebe mais de mil espetáculos teatrais de várias partes do mundo e do país. O outro festival é o Santiago OFF, onde durante 10 dias são desenvolvidas mais de 100 atividades e apresentações envolvendo muita dança, música, teatro e circo. Os ingressos para o Santiago Off você compra diretamente nesse link.
O que vale a pena fazer?
No verão o Chile ganha outra cara.
Com os dias ensolarados e longos e praticamente nenhuma possibilidade de chuva, você terá bastante tempo e oportunidade para visitar os inúmeros parques da cidade e fazer vários deslocamentos a pé, sem a necessidade de utilizar transporte público.
Algumas sugestões:
- Parque Araucano (Las Condes);
- Parque Bicentenário (Vitacura);
- Parque Metropolitano (Providencia);
- Parque Forestal (Centro);
- Parque Padre Hurtado (La Reina).
Litoral Chileno
Com o calor, nada melhor do que curtir uma praia, não é? Então, aproveita para conhecer as belas praias chilenas localizadas na região de Valparaíso, Viña del Mar e Isla Negra.
Mas muita calma, as águas do Oceano Pacífico é extremamente congelaaaaaante. Mas se você for corajoso e quiser encarar essa, vale super a pena.
Nesses passeios você vai poder conhecer diversos pontos turísticos e aproveitar algumas das melhores praias do Chile. Além de conhecer uma das maiores piscinas do mundo, em Algarrobo.
Montanha
A paisagem da Cordilheira dos Andes é surreal, mesmo sem neve. Você, com certeza, irá se surpreender.
Nessa época o passeio para Portillo e para o Valle Nevado continua sendo imperdível! Você pode aproveitar a bela vista da Laguna del Inca e da estrada Los Caracoles no passeio para Portillo e, claro, apreciar o pôr do sol mais lindo do Chile no passeio de Valle Experience.
Janeiro é o mês perfeito para se deliciar em atividades como o Rafting e conhecer as Termas em Cajón del Maipo.
Vinícolas
Durante o verão, as vinícolas estão perto da colheita e os cachos ficam carregados de uva, dando um charme especial para o lugar.
Te recomendo fazer um passeio pelas vinhas mesmo que você não seja um apreciador de vinhos.
Ficou animado? Então, veja algumas opções das principais vinícolas que você deve conhecer:
- Odfjell (tour exclusivo da We Love Chile)
- Cousiño Macul Experience + Templo Bahá’í
- Concha y Toro
- Undurrada
- Santa Rita
Cidade
Janeiro ainda é um mês de férias e os chilenos costumam viajar para o litoral ou para o sul do país, o que faz com que a cidade fique mais tranquila e com menos trânsito.
Em janeiro você vai poder experimentar os mais diversos tipos de frutas, como morangos, framboesas, amoras, cerejas, chirimoyas, tunas, mirtilos, melancias e melões.
Não deixe de experimentar, pois as frutas do Chile são bem diferentes das do brasil.
Prove essas delícias do jeito que preferir: inteiras, aos pedaços, nos sucos e nos sorvetes. Inclusive, para quem faz o City Tour com a We Love Chile, no final do passeio já está incluído uma bola de sorvete em uma das 25 melhores sorveterias do mundo.
Outra opção é subir o teleférico até o mirador do Cerro San Cristóbal e provar um mote con huesillo (bebida típica chilena) geladinho.
E, claro, reserve um tempo para apreciar o pôr do sol no mirante Sky Costanera.
Para saber um pouco mais sobre os passeios que fazemos no verão, vale a pena dar uma olhadinha nesse vídeo que eu fiz para o youtube:
Atacama
No Atacama, em janeiro, ocorre o fenômeno conhecido como Inverno Altiplânico. Este fenômeno pode ocorrer entre os meses de Janeiro e Fevereiro e muitos passeios podem não ser possíveis de se realizar por conta das chuvas que ocorre nesse período.
Mala:
Como eu te disse anteriormente, o calor de Santiago em janeiro é extremo, superando até algumas cidades do Nordeste, porque por estar entre vales, aqui não venta. Por isso, a sua mala deve estar preparada para enfrentar todo esse calor.
Já anota esse checklist!
- 1 calça jeans para cada 5 dias de viagem
- 1 calça para sair
- 1 blusa para cada dia de viagem (ou para cada 2 dias)
- 1 roupa íntima para cada dia de viagem
- 1 par de meia para cada dia de viagem
- Traje de banho (a quantidade irá depender do que você irá fazer, se for apenas ir para termas, se quiser entrar na praia ou se for ficar pelo litoral alguns dias)
- Chinelo
- 1 Bermuda / Saia para cada 7 dias de viagem
- 1 vestido para cada 2 dias de viagem
- 1 tênis e 1 bota de trekking (se tiver)
- 1 pijama
Com o sol se pondo, a temperatura irá baixar e você poderá sentir um friozinho. Além disso, pela manhã (principalmente se você for fazer algum passeio de montanha ou no litoral) você também poderá sentir frio. Portanto, não esqueça de trazer um casaco mais leve para a noite e um pouco mais pesado para os passeios (dê preferência para casacos de cores neutras para combinar com qualquer look).
Caso não tenha espaço na sua mala para um casaco ou até mesmo não tem porque mora em uma cidade muito quente no Brasil, não se preocupe porque se você for nosso cliente, você poderá alugar na We Love Rental com a gente (#ficaadica) 😉
Exagere nos acessórios como lenços, bonés, óculos, brincos, anéis, colar, etc, assim você terá looks diferentes sem ter muita peso na mala.
Não esqueça também de trazer:
- Protetor solar
- Protetor labial
- Boné / Chapéu
- Hidratante para o rosto, corpo e mãos
- Soro fisiológico para o nariz
Caso você fique muito tempo em Santiago é possível encontrar muitas lavanderias espalhadas pela cidade e os hotéis também costumam oferecer esse serviço. Uma dica para quem for ficar em Airbnb, procure por algum que já tenha disponível uma máquina de lavar ou que tenha lavanderia no próprio prédio.
Nesse vídeo eu explico melhor como fazer uma mala para o verão chileno.
Gostou dessas dicas? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Lá tem vários vídeos incríveis sobre o Chile, com muito mais dicas para te ajudar a planejar toda a sua viagem.
E se você ainda não fechou os seus passeios, é só clicar nesse link e falar com a nossa equipe de consultores.