33.9 C
Santiago do Chile

COMO RECONHECER UMA NOTA DE DINHEIRO FALSA?

Laíse Mesquita

MIRE (OLHE)

MARCA D'ÁGUA

A marca d’água deve ser observada contra a luz; a olho nu, você verá apenas um setor em branco, mas, contra a luz, verá uma imagem em preto e branco do personagem central na frente da nota. Ele também incorpora o valor da denominação em número e texto na borda inferior. Verifique se a imagem é idêntica ao caractere da nota e se o valor impresso corresponde à denominação da nota. Este item pode ser visto na frente e no verso do ticket.

PRESENTE NAS NOTAS DE 10.000 E 20.000 PESOS

JANELA TRANSPARENTE

É um elemento de segurança típico deste material. Observe a transparência da janela e o retrato do personagem principal, junto com o texto do valor do ticket em seu contorno. Ao passar a ponta dos dedos, não deve haver diferença de relevo, pois esse é o mesmo material original da nota de banco, que neste setor não é impresso.

PRESENTE NAS NOTAS DE 1.000, 2.000 E 5.000 PESOS

FIO DE SEGURANÇA

O fio de segurança deve ser visto contra a luz. Corresponde a uma tira que atravessa a nota transversalmente. No caso das notas de 1.000, 2.000 e 5.000, inclui um texto com o nome do bilhete; No caso das notas de 10.000 e 20.000, o fio é totalmente inserido entre as fibras de algodão.

PRESENTE EM TODAS AS NOTAS.

FIGURA CORRESPONDENTE

É um item localizado sob a janela transparente ou marca d’água. Ao olhar contra a luz, os números que aparecem na frente e atrás são completados, como se fosse um quebra-cabeça, formando o valor da denominação da nota. O ajuste deve corresponder perfeitamente!

PRESENTE EM TODAS AS NOTAS.

MICROTEXTOS

As notas possuem uma série de micro impressões que correspondem a letras muito pequenas que podem ser observadas com uma pequena lupa. Eles são alcançados graças ao alto nível de resolução ou nitidez que as técnicas de impressão de notas permitem e são perceptíveis até nas notas mais usadas. É recomendável observar esse elemento quando um ticket parecer suspeito, depois de verificar outros elementos de revisão mais rápida com o método MIT.

PRESENTE EM TODAS AS NOTAS.

NÚMERO DE SÉRIE

Está localizado na parte de trás da nota. Cada nota de banco tem um número de série único, localizado em dois setores diferentes, no verso: no setor superior esquerdo horizontalmente e no setor direito verticalmente. Ambos os números são idênticos e são compostos de 2 letras seguidas por 8 dígitos.

PRESENTE EM TODAS AS NOTAS.

INCLINE

FRANJA 3D

É um tipo de fio de segurança, parcialmente inserido na nota de banco, formando um efeito de “abertura de janela” e com uma ação de movimento nas seções que aparecem do lado de fora. Essa tira tem duas características que devem ser revisadas: primeiro, você deve olhá-la contra a luz para ver a faixa inteira, depois inclinar a nota vertical e horizontalmente e observar o movimento reverso que a flor dourada tem dentro da faixa. Isso pode ser feito em um único movimento: olhe contra a luz, incline a nota e veja imediatamente os dois efeitos da franja.

PRESENTE NAS NOTAS DE 10.000 E 20.000 PESOS

EFEITO ÓTICO

No número mais baixo da denominação, na parte de trás das notas de 10.000 e 20.000. Inclinar a nota produz um efeito de mudança de cor, de verde escuro para cobre na nota de 20.000 e de verde para azul na nota de 10.000.

PRESENTE NAS NOTAS DE 10.000 E 20.000 PESOS

FLOR DOURADA

Este elemento é típico das notas de polímero. Para revisá-lo, a nota deve ser inclinada, uma ação que produz uma mudança de cor, dependendo do tipo de nota:

Do verde ao ouro na nota de 1.000 pesos
Do púrpura ao ouro na nota de 2.000 pesos
De rosa a dourado na nota de 5.000 pesos.

PRESENTE NAS NOTAS DE 1.000, 2.000 E 5.000 PESOS.

TOQUE

MATERIAL ALGODÃO

As notas chilenas são feitas de dois tipos de material: papel de algodão e substrato de polímero. As denominações de 10.000 e 20.000 pesos são feitas de papel de algodão, que é um material exclusivo para a fabricação de notas – portanto é um importante elemento de segurança. É um material firme, resistente e com uma certa rugosidade que facilita o reconhecimento pelo toque.

MATERIAL POLÍMERO

As notas chilenas são feitas de dois tipos de substrato ou matéria-prima: papel de algodão e substrato de polímero. As denominações de 1.000, 2.000 e 5.000 pesos são feitas de polímero ou plástico. O polímero é uma folha lisa, macia ao toque e muito resistente.

IMPRESSÃO EM RELEVO

Pode ser encontrado em todas as notas de banco em alguns setores do verso. Ao passar as pontas dos dedos por esses elementos, você sentirá a diferença na espessura da tinta. Os setores com impressão em relevo são: Retrato do caractere, o texto “Banco Central do Chile”, os dígitos de cada denominação, o texto do valor de cada denominação e a hachura das bordas superior e inferior. A Marca Tátil para os deficientes visuais também é gravada na borda inferior esquerda.

COM A CANETA IDENTIFICADORA DE NOTAS FALSAS

COM A CANETA IDENTIFICADORA

Com uma caneta de luz ultravioleta, é possível distinguir o número que representa o valor da denominação, em vermelho e amarelo, presente na frente e no verso de todas as notas, de diferentes maneiras. Lembre-se de verificar pelo menos um ou mais dois elementos, com o método MIT, se você vai usar uma lâmpada UV. Não confie apenas nela.

%d blogueiros gostam disto: