17.7 C
Santiago do Chile

CONSULADO BRASILEIRO NO CHILE

Laíse Mesquita

ENDEREÇO

Los Militares, 6191.

Bairro: Las Condes

Edifício INNOVA – térreo.

SITE OFICIAL

COMO CHEGAR?

Você pode ir de uber ou de metrô.

Se escolher ir de metrô, desça na estação Manquehue e caminhe até o Consulado.

Ponto de referência: em frente ao posto da Petrobras.

PERDI MEU PASSAPORTE! E AGORA?

Independente se você tenha perdido ou tenha sido roubado, siga esses passos:

1 – Vá na PDI (Polícia de Investigaciones) para fazer um boletim de ocorrência – para não correr o risco de alguém cometer alguma atividade ilícita utilizando o seu documento. [Passo opcional, recomendado mas não obrigatório]

2 – Se dirija ao Consulado Brasileiro, e solicite uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil) – sem isso, eles não te deixam passar no aeroporto.

3 – Chegue no consulado com: um documento com foto que ateste o seu nome e sua nacionalidade brasileira – eles aceitam fotocópias também.

E pronto. Com isso eles te dão um documento que autoriza seu retorno.

Dica: Enquanto estiver no Brasil mesmo, escaneie seus documentos principais e deixe salvos no e-mail ou no celular – isso facilita na hora da solicitação da ARB.

PRECISO DE UMA ARB PARA UM MENOR DE IDADE TAMBÉM!

Nesses casos, você precisa ir com uma documentação extra:

Documento com foto que ateste o nome a filiação do menor

Documento, assinado pelos pais, autorizando o Consulado a emitir documento de viagem para o menor. Esse documento deve ser assinado por ambos os pais/responsáveis. Na eventualidade de o menor estar viajando apenas com um dos pais/responsáveis ou desacompanhado, o(s) pai(s)/responsável(responsáveis) que não estiver(em) junto do menor terão de encaminhar ao Consulado, via e-mail, o referido documento, preenchido, assinado em cartório e escaneado.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CONSULADO

Segunda à sexta-feira, das 9:30 às 13:00 horas e das 14:30 às 16:00 horas.

PERDI TAMBÉM MINHA TARJETA DE TURISMO!

Gente, esse papel é MUITO importante para o retorno ao Brasil. Várias pessoas já foram barradas na imigração por não possuírem esse papel.

É um documento no estilo de “nota fiscal” que você recebe no momento que termina sua entrevista ao chegar no país, com os oficiais da PDI, na imigração.

DICA: Não fiquem andando com esse papel na rua, é muito fácil confundir com qualquer outra nota fiscal e acabar indo pro lixo. DEIXEM NO HOTEL!

Em caso de perdas: Vá na PDI localizada na rua San Francisco, 253 para solicitar a segunda via. Não precisa pagar nada por isso.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA PDI

A PDI funciona de segunda à sexta-feira, de 08:00 às 14:00.

ESTOU COM UMA EMERGÊNCIA! SERÁ QUE O CONSULADO PODE ME AJUDAR?

Situações de emergência são apenas aquelas que envolvam risco à vida, à segurança ou à dignidade humana de cidadãos brasileiros.

SÃO EMERGÊNCIAS:

ocorrências policiais; detenções; casos de tráfico de pessoas; casos de violência e maus tratos; catástrofes naturais e conflitos armados; acidentes e hospitalizações; falecimentos; inadmissões/deportações.

NÃO SÃO EMERGÊNCIAS:

perda de passaporte ou outros documentos; extravio de bagagens; vencimento de documentos de viagem; perdas de vôos; recusa de concessão de vistos por autoridades estrangeiras; quaisquer outras situações que não impliquem risco iminente à vida ou à segurança de um brasileiro no exterior.

SIM, A MINHA SITUAÇÃO DE FATO É UMA EMERGÊNCIA! O QUE EU FAÇO?

Se contate com o telefone/whatsapp de plantão do Consulado: +56 99334-5103

Lembrando: Apenas para situações de reais emergências citadas acima!

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