Começar uma viagem pelo Chile sozinha é uma decisão incríveeeeel e corajosa. Viajar sozinha oferece uma série de vantagens que podem transformar sua experiência em algo único e enriquecedor. Aqui estão algumas dicas para quem está planejando explorar o Chile sem companhia.
Vantagens de viajar sozinha
- Autonomia para tomar suas próprias decisões, sem precisar depender de ninguém.
- É a melhor estrada que você pode tomar para o seu autoconhecimento. Será um momento exclusivo seu. Você e a cidade.
- Você aprende a apreciar sua própria companhia.
- Você não precisa esperar pela agenda de ninguém para viajar. É só comprar seus voos e ir!
- Ao viajar sozinha alguns detalhes que passariam despercebidos se você estivesse acompanhada, tornam-se ricos, já que você presta mais atenção em tudo. O processo de imersão na cultura local certamente é muito mais profundo quando você está sozinha.
- Maior probabilidade de fazer novas amizades – afinal, você não estará dentro da sua bolha.
- Você consegue criar um roteiro com tudo que VOCÊ quer fazer e viver, sem se preocupar em abrir mão de nada que gostaria de fazer ao montar um roteiro que também agrade a outras pessoas.
![](https://welovechile.com.br/wp-content/uploads/2024/07/1-62-1024x683.jpg)
Antes de viajar faça um test drive
Se você não está habituada a viajar sozinha e sente um pouco de insegurança ou apreensão, pode realizar um “test drive” antes de partir em uma viagem solo para entender melhor como se sentirá. Essa abordagem funciona como uma preparação, permitindo que você se familiarize gradualmente com a ideia de viajar sem companhia.
Aqui estão algumas sugestões para se aventurar antes de fazer a sua viagem sozinha para o Chile:
- Experimente ir ao cinema sozinha ou fazer um passeio pela sua cidade sem a companhia de amigos ou familiares.
- Faça uma refeição em um restaurante sem a presença de acompanhantes.
- Explore locais novos na sua cidade por conta própria.
- Não se deixe influenciar por comentários negativos. Muitas pessoas criticam a ideia de viajar sozinha por falta de experiência pessoal e desconhecimento do assunto.
- Considere hospedar-se sozinha em um hotel ou pousada na sua própria cidade.
- Planeje uma viagem solo de fim de semana para um destino que você já conheça. Isso pode proporcionar um ambiente mais familiar e confortável para você se adaptar à experiência de viajar sozinha.
![](https://welovechile.com.br/wp-content/uploads/2024/07/1-22-1024x683.jpeg)
Dicas para quem viaja sozinha:
- planeje sua viagem com antecedência, se você se perder ou passar por alguma furada/golpe/perrengues, não terá ninguém para lhe socorrer.
- prefira fazer passeios em grupo (porque assim você conhece novas pessoas)
- prefira hostels a hotéis se seu objetivo for encontrar companhias de viagem e interagir com outros viajantes.
- agora, se seu objetivo for o conforto e realmente priorizar esse momento sozinho com você mesma, escolha um hotel.
- faça o Pub Crawl em Santiago (festa que reúne todos os turistas da cidade toda sexta e sábado)
- pesquise previamente na internet quais os golpes comuns que os brasileiros costumam cair aqui em Santiago.
- leve mais dinheiro do que você precisa. Após saber exatamente qual é esse valor, aconselho levar 25% a mais – e em duas fontes financeiras diferentes (metade em espécie e metade no cartão de crédito). Nunca se sabe!
- e nunca ande com todo o seu dinheiro em um lugar só. Tente distribuir em vários locais: uma parte com você, outra na mala, outra no cofre…
- sempre ande com uma doleira para guardar seu dinheiro e documentos importantes (tente andar com a cópia autenticada do seu passaporte).
- estude algumas palavras e frases fundamentais em espanhol para não ficar tão perdida assim com o idioma. Recomendo saber frases para pedir ajuda, receber instruções e agradecer.
- aproveite para fazer o “people watching” – simplesmente sentar numa praça ou parque e ficar observando o ritmo de vida das pessoas da cidade. Aproveite para observar como se vestem e como interagem entre si. É uma atividade divertida para entrar um pouco mais de cabeça na cultura local.
- informe aos parentes e amigos todos os detalhes da sua viagem.
- consiga internet no mesmo dia (no máximo, no dia seguinte) para conseguir se conectar ao WhatsApp e avisar a sua família que está tudo bem e que você já chegou no hotel.
- evite levar muitas malas. Quanto mais malas, mais preocupações. Se conseguir viajar apenas com a bagagem de mão e uma bagagem despachada, melhor ainda. Lembre-se sempre de levar todos os seus objetos de valor na bagagem de mão (para evitar maiores dores de cabeça no caso de extravio das malas).
- converse com pessoas locais! essa é a melhor maneira de se familiarizar em um local desconhecido – e, de quebra, você ainda mergulha de cabeça na cultura chilena.
- o tripé vai ser o seu melhor amigo e acompanhante durante sua viagem solo. Não esqueça dele!
- Go Pro também é ótima para quem prefere guardar as memórias em vídeo (como ela tem um amplo campo de visão, você consegue se gravar no modo selfie sem se preocupar de estar cortando sua cabeça).
- coloque seu celular em uma capinha com corda – para deixar sempre ao redor do seu pescoço e evitar que alguém passe de bicicleta e o roube da sua mão.
- não confie 100% nos lockers do hostel, a maioria é bem fácil de arrombar.
Em Santiago, te recomendo o We Love Hostel Providencia pela localização, segurança e pelas várias atividades de entretenimento oferecidas, que são ótimaaaas opções para quem viaja sozinha! Inclusive, é de lá que sai o Pub Crawl. Você pode saber mais sobre o We Love Hostel Providencia assistindo ao vídeo que eu fiz para o Youtube clicando aqui.
![](https://welovechile.com.br/wp-content/uploads/2024/07/1-17-1024x683.jpeg)
Para as mais corajosaaaaas, recomendo fazer Couchsurfing. Isso é resumidamente uma rede social onde você pode buscar por hospedagem ou hospedar alguém na sua casa sem nenhum custo financeiro. Além do fato de economizar uma grana com acomodação, outro objetivo e não menos importante do Couchsurfing, é proporcionar uma troca de experiência e cultura entre os participantes. Além de fazer novos amigos, o seu anfitrião te proporcionará uma visão completamente diferente da que você teria. Isso seria impossível sem esse contato com alguém que de fato vive na cidade que você está conhecendo.
- beba com moderação! Afinal, se você passar mal terá que contar com ajuda de estranhos.
- não fique tão paranoica com questões de segurança. O mundo não é aquele horror que estamos acostumados a ver na televisão. Inclusive, Santiago é uma das cidades mais seguras da América Latina. Por outro lado, fique esperto com os batedores de carteira, isso existe bastante aqui em Santiago! Principalmente em lugares mais movimentados como no centro ou no metrô.
- curta muito a natureza ao seu redor! Coloque os pés na areia, suba nas pedras. Se jogue na neve. Deite na grama, sinta os raios de sol na pele, escute os barulhos. Do vento, dos passarinhos, da água correndo. Pare pra admirar o céu estrelado, volte à infância brincando de ver formas nas nuvens. Olhe pra dentro e pra todos os seres vivos ao redor e perceba que somos, de certa forma, uma coisa só.
- leve sempre um livro com você (nunca se sabe… de repente você pode querer sentar em um parque e simplesmente fazer uma atividade mais relax!)
- tente se forçar a sair da caixa da timidez. Sua viagem vai ser muuuuito mais divertida se conseguir encontrar novas pessoas para trocar experiências! Sabe qual é minha frase de ouro? “where are you from?” ou “de donde eres?”. Nunca falha!
- escreva seus relatos de viagem em um diário! Pensamentos, acontecimentos, insights, angústias, desenhos, sensações, colagens… Vale registrar de tudo num diário de viagem, que pode ser feito usando qualquer caderninho pequeno o suficiente pra caber na sua bolsa. Acho uma delícia parar num café ou bar simpático, pedir um latte ou uma cervejinha e me perder em pensamentos e letrinhas, sem grandes preocupações estéticas ou mesmo lógicas na hora de colocar as ideias no papel.
![](https://welovechile.com.br/wp-content/uploads/2024/08/IMG_2689-1024x683.jpg)
Já parou pra pensar que mesmo numa viagem curta você pode incluir algum curso (ou aula de algo novo) no seu itinerário e aprender mais sobre um assunto que lhe interesse?
Se você ama cozinhar, uma aula pra aprender receitas locais pode ser um mergulho interessantíssimo na cultura do destino. Se gosta de esportes, que tal praticar aquele que é típico no país visitado e não se encontra tão facilmente no Brasil?
Uma viagem pode ser uma ótima oportunidade pra fazer algo que você nunca experimentou antes. Desde um curso sobre vinhos a uma introdução ao mergulho, equitação, algum tipo de dança… Pense que você não conhece ninguém ali, então não precisa sentir vergonha se não se sair tão bem quanto gostaria.
Diga mais sim do que não! Dizer mais sim do que não tem a ver com estar aberto a novas possibilidades.
Pense nisso na hora que tiver a chance de provar algum prato diferente, fazer alguma coisa que você nunca tinha imaginado antes, sair para a noite com um bando de doidos que você acabou de conhecer ou qualquer outra coisa.
Muitas vezes dizemos não para diversas situações pelo fato de ser mais cômodo. Em muitos desses casos, um sim pode significar a saída da sua zona de conforto, o que é um pesadelo para muitos.
Então tome uma xícara de coragem e saia da sua zona de conforto: “coisas incríveis acontecem quando você deixa o medo de lado”.
![](https://welovechile.com.br/wp-content/uploads/2024/08/1-186-1024x683.jpg)
Como economizar viajando sozinha:
Viajar sozinha pode ser mais caro, especialmente porque você não tem alguém com quem dividir os custos da hospedagem, um dos itens mais caros em viagens individuais. Aqui estão algumas dicas para ajudar a reduzir os gastos durante suas aventuras solo:
- Avalie os custos das atividades disponíveis no destino
- Defina um orçamento diário para alimentação, transporte, passeios e outras atrações. Isso permitirá um melhor controle financeiro durante sua viagem.
- Opte por viajar durante a semana, quando as hospedagens e passagens costumam estar mais em conta.
- Mantenha uma reserva financeira para emergências, como um cartão de crédito extra sem anuidade ou uma quantia em dinheiro guardada no hotel. O Cartão Wise é uma boa opção para viagens internacionais, oferecendo suporte a diversas moedas em mais de 170 países.
- Diversifique os métodos de pagamento durante a viagem
- Avise seu banco sobre sua viagem para evitar problemas com o uso de cartões de crédito durante sua estadia.
- Esteja ciente do “Single Supplement”, uma taxa cobrada por alguns estabelecimentos devido à ocupação individual.
- Aproveite as atrações turísticas gratuitas, como os dias de entrada gratuita em museus.
- Compre ingressos online para obter descontos, mas fique atenta às taxas de câmbio ao usar seu cartão de crédito internacional. O Cartão Wise pode ser uma opção mais vantajosa.
- Evite restaurantes em áreas turísticas para encontrar preços mais realistas e descobrir lugares novos.
- Considere alugar uma bicicleta para explorar a cidade, aproveitando para fazer exercício físico. As bicicletas do Itaú são uma ótima pedida.
- Utilize aplicativos de transporte, além do transporte público, para economizar nas locomoções.
- Faça compras básicas em supermercados para ter itens essenciais durante a viagem.
- Mantenha-se flexível em suas escolhas, pois a adaptação pode gerar economia significativa durante sua viagem.
![](https://welovechile.com.br/wp-content/uploads/2024/08/AdobeStock_195307833-1024x660.jpeg)
Outras recomendações:
- entenda muito bem sobre a cultura e costumes do país que você está visitando… para, de repente, não fazer algo que é visto como “normal” no seu país e depois passar um perrengue por não ser visto da mesma maneira no local que você estará.
- mesmo Santiago sendo uma das cidades mais seguras da América Latina… não descuide dos seus pertences. fique de olho se não tem alguém te observando/seguindo.
- prefira bolsas atravessadas do que bolsas a tiracolo/mochilas.
- preste atenção nos locais onde pedir informação. Estar perdido em um bairro não muito seguro pode ser perigoso, por isso use o bom senso para escolher o local onde parar e procurar por ajuda.
- escolha um hotel/hostel que fique localizado em um bairro com boa vida noturna e pessoas transitando. (vai que você precisa ir a farmácia de noite e está tudo deserto?)
- evite andar sozinha pelas ruas de madrugada (principalmente na região do centro e Bellavista).
- ao sair das festas, só saia completamente no estabelecimento quando o uber chegar na porta para lhe buscar (principalmente na região de bellavista, onde vem acontecendo muitos roubos).
- sempre confie no seu sexto sentido! se você sente que não deveria estar naquela festa, bar, rua, restaurante… simplesmente saia.
- não escute os mimmis de gente querendo te desestimular a viajar sozinha. Louco é quem fica deitado no sofá vendo a vida passar.
![](https://welovechile.com.br/wp-content/uploads/2024/08/1-141-scaled-e1722543739940-1024x901.jpg)
Aproveite esse tempo para refletir! Durante o nosso dia a dia de trabalho, faculdade, casa e mais trabalho, são raros os momentos que passamos sozinho. Muitas vezes, estamos tão acostumados com essa rotina que nem paramos para nos perguntar se de fato gostamos do que estamos fazendo.
Viajar sozinha te proporcionará esse tempo que muitas vezes não existe. Portanto, você poderá pensar sobre o que realmente gosta de fazer, quais são seus planos para o futuro ou sobre qualquer outro assunto. E o mais importante é que não terá a influência de mais ninguém nesses momentos, portanto, aproveite para fazer isso.
Viajar sozinha pelo Chile pode ser uma experiência incríveeeeel e transformadora. Com um pouco de planejamento e coragem, você pode descobrir um novo mundo de possibilidades e aventuras. Então, embarque nessa jornada e aproveite ao máximo caaaaada momento!