30.9 C
Santiago do Chile

GEYSERS DEL TATIO

Laíse Mesquita

DURAÇÃO

Período da manhã (05h às 12:30h)

INCLUI ALIMENTAÇÃO?

Sim! Café da manhã.

PREÇO PARA ADULTOS

28.000 pesos (valores de combo - a partir de 3 passeios - devem ser consultados com o atendimento).

PREÇO PARA CRIANÇAS

19.500 pesos

PONTO DE PARTIDA

Te buscamos no seu hotel.

PONTO DE RETORNO

Centro de San Pedro.

TICKETS

10.000 pesos.

ALTITUDE

4.300 mts.

DISPONIBILIDADE

O ano inteiro

O QUE PRECISO PARA RESERVAR?

Preencher o formulário de reserva e pagar 30% de adiantamento.

CANCELAMENTO SEM TAXA

Cancelando em até 48 horas antes do início da atividade, nós devolvemos 100% do adiantamento pago para realizar a reserva.

REMARCAÇÃO SEM TAXA

Você pode remarcar sem nenhuma taxa extra a data do seu passeio - em até 48 horas antes do início da atividade.

IMPORTANTE

Só buscamos nos hotéis que ficam dentro da área urbana de San Pedro de Atacama.

Ou seja, não buscamos em: Solor, Sequitor, Toconao, Coyo, Yaye, Quitor nem Checar.

Cobramos 50% para crianças de 5 a 10 anos (considerando o valor de combo).

Passeio não recomendado para: grávidas e pessoas com hipertensão.

Não levamos crianças menores de 5 anos.

ITINERÁRIO

Prontos para começarmos essa aventura? Entre 5h e 5:30h passaremos para te buscar no seu hotel/hostel.

Peço para que já estejam na recepção, para não atrasarmos muito nesse momento.

GEYSERS DEL TATIO

Estão prontos para começarem o tour mais frio do Deserto do Atacama? hahaha Sejam bem vindos ao terceiro maior campo geotérmico do mundo! E o mais alto entre todos eles! Esse local concentra 10% de TODOS os geysers do planeta! Muito legal, né?

Assim que chegamos, de cara vocês já vão ver esse fenômeno da natureza em ação! E o guia vai começar a explicar um pouco sobre a história dos geysers, para que vocês entendam exatamente como é possível isso que está acontecendo bem diante dos seus olhos. É normal que se sintam um pouco mareados assim que cheguem, afinal estamos a 4.300 metros de altitude! Levem uma folha de coca para mascarem porque ajuda bastante com os sintomas.

Daí fazemos uma caminhada para conhecer alguns dos principais geysers – não todos, porque são 90 no total, e alguns mais distantes tem a entrada proibida por serem perigosos! Muita atenção com as pedras vermelhas e o caminho delimitado no chão – jamais ultrapassem esse limite, pela própria segurança de vocês. E sempre olhem por onde andam.. pode ser que encontrem um baby geyser por aí… não vai ser agradável ter seu pé dentro de um buraco com água fervente!

Ao ouvir o barulho da água borbulhando e o cheiro dos Geysers, lembramos que a Natureza está viva! Respirando e transpirando. Detalhe que esquecemos quando estamos dentro das nossas jaulas de concreto.

Depois de conhecermos vários geysers – os que expulsam só vapor, os que expulsam água e os que tem atividade cíclica, podemos finalmente nos banhar nas águas quentinhas da Piscina del Tatio!

Nem todo mundo tem coragem de entrar porque só o fato de pensar em tirar a roupa já é congelante! Mas a água é bem quentinha!!! O problema é só ao sair dela! hahaha

E tudo bem que estamos no tour mais frio do Atacama, mas isso é só na parte da manhã! Ao longo do dia vai esquentando 🙂

Deixamos entre 30 a 40 min para quem quer se banhar nas termas. Quem não quer, pode ficar livre percorrendo o local para conhecer outros geysers, tirar fotos e aproveitar o nosso belíssimo café da manhã! =D

VADO DE PUTANA

Esse local é um ecossistema muito diferente! Podemos observar o contraste da vegetação com a paisagem ao redor, e ver também a fauna do Deserto!

As fotos desse ponto ficam incríveis, preparem as melhores poses!

E siiiiim, podem ficar felizes porque nesse passeio temos flamingos também! Uhuuuu!

POVOADO DE MACHUCA

Esse é um pequeno povoado onde menos de 15 famílias indígenas do deserto (Lican Antay) habitam! Eles vivem absolutamente do turismo.

Na única rua do vilarejo vocês vão conseguir ver: casas de barro, teto de palha e uma igrejinha ao fundo – o clássico da região.

Aqui conhecemos um pouco do estilo de vida dessas famílias e podemos aproveitar para provar algumas especialidades da gastronomia local – os “anticuchos” (churrasco) de carne de llama! E também empanadas de queijo de cabra da região!

Ambos são uma delícia! Não deixem de experimentar!

TE DEIXAMOS NO CENTRO DE SAN PEDRO

Depois dessa experiência única, hora de retornar para casa! Saímos do povoado de Machuca e chegamos cerca de 12:30h no centro de San Pedro.

O QUE INCLUI O PASSEIO?

Guia turístico

Café da manhã

Translado ida e volta

PERGUNTAS FREQUENTES

Posso fazer esse passeio no meu primeiro dia de viagem?

Não recomendamos.. porque como chegamos até 4.300 metros de altitude, você já precisa estar aclimatado para não sofrer com o mal de altitude. Então prefira fazer passeios de até 3.500 metros nos primeiros dias e deixe esse para um dos últimos dias da sua viagem - junto com Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas, Ruta de los Salares, entre outros.

O que posso fazer para evitar o mal da altitude?

Evite beber álcool e comer carne vermelha na noite anterior. E levem folhas de coca para irem mascando no caminho.

Quais as temperaturas médias?

-6 no verão e -20 no inverno! SE AGASALHEM! Hahaha

Existe alguma chance de chegarmos lá e não conseguirmos tomar banho na piscina del Tatio?

Sim! Sem nenhum aviso prévio eles podem fechar a piscina para fazer testes e análises da água, impossibilitando a entrada. Mas isso é algo que só saberemos no próprio dia do passeio.

Esse lugar fica a quantos km de San Pedro?

Fica a 89 km. Mais ou menos 1 hora de viagem.

A que horário acontece a maior “expressão” dos Geysers?

Entre 6 e 7 da manhã. Nesse horário as temperaturas alcançam 85 graus e emergem da terra com força, chegando a alturas de 8 a 10 metros!

Quanto custa o churrasquinho de llama e a empanada de queijo de cabra?

2.500 pesos o espetinho e 700 pesos a empanada.

Por que só existe esse passeio do período da manhã?

Porque somente o amanhecer nos permite admirar o contraste entre o azul profundo do céu e os vapores dos gêiseres.

QUAL ÉPOCA IR?

ÉPOCA QUENTE - VERÃO/PRIMAVERA

MESMO na época quente, esse CONTINUA sendo o tour mais frio do Atacama! haha Temperaturas negativas de -6 graus! De manhã, sim ou sim, estará muito frio! Durante o dia vai esquentar, então não esqueçam de vestir-se em camadas, para irem tirando as peças de roupa mais pesadas durante o dia. Algo indispensável é o agasalho corta-vento porque VENTA muito! E esse vento é bem geladinho!

ÉPOCA FRIA - OUTONO/INVERNO

Prontos para o frio extremo? hahaha Espero que sim! Absurdamente muito muito frio. A máxima registrada foram de 30 graus negativos! Segunda pele, roupas quentes e um casaco pesado são obrigatórios! Consultem na seção abaixo sobre qual tipo de roupa usar para não passarem nenhum perrengue 🙂

QUAL TIPO DE ROUPA USAR?

Segunda camada

Época quente: Camisas de manga longa para evitar o friozinho de manhã e proteger do sol ao longo do dia (junto com muito protetor solar). Calças confortáveis para fazer caminhadas, como: calças esportivas/leggins.

Época fria: Roupas BEM pesadas. Sabe aquela blusona de inverno que é bem pesada e bem quente? Use ela! As temperaturas são muito baixas, não subestimem o frio do deserto! Calças esportivas reforçadas (aquelas que são do material do moletom), ou leggings. Quem preferir ir de calça jeans, não esqueçam de colocar a segunda pele na parte debaixo também! haha

Terceira camada

Época quente: Casacos pesados para o período da manhã. Como durante o dia vai esquentando, você só precisa retirar essa terceira camada para ficar confortável no decorrer do passeio.

Época fria: Casacos de inverno pesados – de preferência aqueles com pelinhos por dentro. Atenção: jaquetas/sobretudos não costumam dar conta do frio.

O QUE LEVAR?

Mochila

Snacks

Cachecol

Luvas

Protetor solar

Protetor labial

Óculos de sol

Toalha

DICAS EXTRAS

Não esqueçam de fazer o Seguro Viagem! Importantíssimo para qualquer lugar do mundo.

Clicando no link abaixo, temos um desconto de 5% para vocês 🙂

É só digitar na parte de cupons: WELOVECHILE5

SEGURO VIAGEM

Há banheiros no complexo dos Geysers e também no Povoado de Machuca!

Não esqueçam de levar roupa de banho, toalha e havaianas caso queiram tomar um banho nas Piscinas Termas do Tatio.

%d blogueiros gostam disto: