14.4 C
Santiago do Chile

LAGUNA CEJAR, OJOS DEL SALAR E LAGUNA TEBINQUINCHE

Laíse Mesquita

DURAÇÃO

Período da tarde (16h às 21h)

INCLUI ALIMENTAÇÃO?

Sim! Snacks para o sunset.

PREÇO PARA ADULTOS

25.000 pesos (valores de combo - a partir de 3 passeios - devem ser consultados com o atendimento).

PREÇO PARA CRIANÇAS

15.300 pesos

PONTO DE PARTIDA

Rua Caracoles

PONTO DE RETORNO

Centro de San Pedro.

TICKETS

17.000 pesos

ALTITUDE

2.400 mts.

DISPONIBILIDADE

O ano inteiro

O QUE PRECISO PARA RESERVAR?

Preencher o formulário de reserva e pagar 30% de adiantamento.

CANCELAMENTO SEM TAXA

Cancelando em até 48 horas antes do início da atividade, nós devolvemos 100% do adiantamento pago para realizar a reserva.

REMARCAÇÃO SEM TAXA

Você pode remarcar sem nenhuma taxa extra a data do seu passeio - em até 48 horas antes do início da atividade.

ITINERÁRIO

Marcamos um ponto de encontro que é na rua principal de San Pedro: Caracoles! O endereço certinho enviamos pelo Whatsapp!

Sejam pontuais, saímos exatamente no horário marcado! 16h. 🙂

LAGUNA CEJAR

Chegamos na nossa primeira lagoaaaaa! Esse complexo na verdade contém 3 lagoas: Cejar, Piedra e Baltinache. Antes de mais nada, é importante que vocês saibam que a lagoa que vocês irão tomar banho não é a Cejar! É a “Piedra”.

A Cejar é apenas para contemplação porque é mantida preservada pelas comunidades locais. O mais lindo é observar o contraste entre ela, a vegetação ao redor, o céu azul e o seu entorno cheeeio de vulcões. Cenário único na vida, né? Absorvam cada minutinho. A Baltinache também é apenas para observação.

A Laguna Piedra tem uma água beeem geladinha, viu? Já aviso logo hahaha. Mas não deixe que isso impeça vocês de terem essa experiência única de fluturarem sem ter que fazer nenhum mínimo esforço! Você pode ficar em qualquer posição: horizontal, vertical, e até em PÉ na lagoa. Você não vai afundar nem que queira! hahaha Vale a pena demaaais!

Parece uma “praia” o local, mas tem claramente uma divisão que você consegue ver pela cor da água – a parte com o tom azul mais escuro é a que você tem que “pular” para flutuar, porque antes disso é bem rasinho!

Recomendo ficarem no máximo 45 min na lagoa, porque como ela tem uma concentração altíssima de sal pode ser que sua pele fique um pouco sensível.

Logo após o  banho, dirijam-se às duchas que já estão logo ali do lado para tirar o excesso de sal do corpo. (É normal ficar com o corpo todo branco depois que vocês saírem, tá? É apenal sal!)

É meio louco pensar que você está no meio do DESERTO MAIS ÁRIDO DO MUNDO e está fazendo um passeio que visita várias lagoas! De onde essa água toda vem, pelo amor de Deus? hahaha O guia vai te explicar!

Para entrar nesses Ojos você realmente precisa nadar! Na Laguna Cejar não precisa porque você flutua… mas nos Ojos não tem isso de flutuar não, tem que nadar mesmo! hahaha

São mais ou menos 30 metros de profundidade nesses dois poços de água doce! Eles tem formato de dois olhos, por isso o nome. E não há absolutamente nada ao redor. Apenas a imensidão do Salar do Atacama.

As fotos que vocês vão fazer aqui vão ficar muito loucas! Tem uma parte também que é só areia pura com os vulcões ao redor – dá pra fazer aquela foto bem Anitta/Mad Max, sabe? hahaha O guia vai te falar uns truques bem legais e inusitados. O bom de fazer esse tour conosco é que pela experiência de todos os dias fazermos esse passeio, já sabemos os melhores ângulos para as fotos de vocês. Se preocupem apenas em posar! hahaha

LAGUNA TEBINQUINCHE

Preparem-se para o ponto mais emocionante desse passeio. A Laguna Tebinquinche não é apenas mais uma lagoa do deserto. E eu vou te explicar o por quê.

Ela é uma lagoa gigantesca, e fazemos uma caminhada de cerca de 40 min para apreciar cada pedacinho. Tem uns mirantes já específicos em alguns pontos dela, de onde as pessoas mais tiram foto. Mas a verdade é que você vai querer tirar foto a cada passo que der! Ela não é apta para banho, ok? Apenas contemplativa 🙂

Dica: coloquem qualquer música do “Boyce Avenue” para tocar no seu fone de ouvido e se conecte profundamente com a Natureza enquanto faz essa caminhada. Eu deixaria só um lado do ouvido com o fone e o outro sem – para ouvir os ruídos da lagoa. É uma experiência tão única e um sentimento louco de pertencimento, como se você já estivesse destinado a estar naquele local, como se tivesse sido escrito há muito tempo atrás que você deveria estar ali naquele exato momento. Fechem os olhos. Respirem profundamente. Agradeçam. Sintam essas energias que a Laguna Tebinquinche está emitindo.

No final do caminho, o guia vai estar esperando vocês com um picnic maravilhoso para esperar o por do sol. E, gente, é agora que o espetáculo vai começar. Sabe aquela coisa que dizem que a Austrália tem os melhores sunsets do mundo? Quem diz isso nunca esteve na Laguna Tebinquinche! Não é um por do sol de uma única cor alaranjada. É um por do sol colorido! Com tons amarelados, alaranjados, rosados e azulados. É uma coisa tão linda de se ver, um espetáculo tão mágico que é impossível não chorar e bater palmas ao final dele.

Quer que eu diga mais uma coisa ainda? Olhem para as bordas da Laguna! O por do sol faz um efeito de cristal nela, e além dela espelhar a Cordilheira dos Andes e todas as cores que vocês estão vendo no céu, as bordas vão estar PRATEADAS! Não esqueçam de prestar atenção nesse detalheeeeee, é tão legal! Quando na vida vocês vão ver uma lagoa colorida com as bordas brilhandoooooo? hahaha

Provavelmente vocês estão pensado agora “essa menina viaja!” hahahaha Mas juro que não é exagero. Minha intenção é realmente super elevar as expectativas de vocês, pra que quando vocês cheguem lá, vejam que é muito muito mais do que eu escrevi aqui. Se divirtam!!!

TE DEIXAMOS EM SAN PEDRO

Fim do passeio mais emocionante do Deserto! hahaha Mas olha, ainda tenho uma dica extra! Quando estiverem na van, voltando pra San Pedro, olhem para trás algumas vezes. Vocês vão ter uma mini experiência de Aurora Boreal. O céu vai apresentar tons suuuuper verdes de fim de por do sol e chegada da noite. Claro que isso não é algo que acontece 365 dias do ano. Mas vários clientes meus já conseguiram presenciar isso em diferentes meses do ano! E nunca estiveram mais agradecidos por uma recomendação minha! hahaha Então lembrem-se disso! Olhem para trás algumas vezes enquanto estiverem voltando 🙂 Boa sorte!

Por volta das 21h estaremos chegando no Centro de San Pedro e nos despedindo do passeio.

Espero que tenham gostado desse dia super emocionante! ♥

O QUE INCLUI O PASSEIO?

Guia turístico

Snacks

Translado ida e volta

PERGUNTAS FREQUENTES

Posso fazer esse passeio no meu primeiro dia de viagem?

Pode sim e inclusive recomendo! Porque elas estão a 2.400 metros de altitude, a mesma de San Pedro. Então é um ótimo passeio para aclimatar antes de ir para os passeios de altitude mais elevadas!

Preciso pagar algo a mais para usar as duchas?

Não, já está incluso no valor total do ticket!

É verdade que dá para flutuar?

Sim! Como a concentração de sal é altíssima, seu corpo flutuará sozinho e você terá uma experiência parecida com a de flutuação no Mar Morto! Essa é uma das experiências mais singulares que você pode realizar no deserto.

As duchas são de água quente?

Não, água gelada! Mas é realmente necessário tomar banho para tirar o excesso de sal do corpo!

Por que ficamos com o corpo todo branco depois que saímos das lagoas?

Pelo sal! Porque as lagoas tem uma concentração muito grande dele.

O que acontece se mergulhar a cabeça também na Laguna Piedras?

Não é muito interessante. Você corre o risco de ter os olhos irritados pela alta concentração de sal, e os lábios podem ficar super ressecados.

As duchas são compartilhadas?

Sim, e ao ar livre! Não há separação masculino/feminino.

A água da lagoas é muito gelada?

Sim! Muuuito! Principalmente no inverno! Mas não deixe que isso te atrapalhe na sua experiência de flutuar em uma das lagoas mais lindas do Deserto do Atacama!

Dá pra flutuar também nos Ojos del Salar?

Não, apenas na Laguna Piedras (primeiro ponto do itinerário).

Pode entrar quem não sabe nadar?

Pode sim, na Laguna Piedras! Graças ao sistema de “flutuação automática” pela grande concentração de sal! Hahaha Pode ficar tranquilo que você não irá afundar nem que queira!

É verdade que não pode entrar com protetor solar na Laguna Piedras?

Sim, super verdade! Porque o protetor é um veneno para os microorganismos presentes na lagoa. Então nossa recomendação é aplicar duas horas antes da entrada, ou utilizar algum que seja bio-degradável!

Quais os cuidados que preciso ter no inverno?

Roupas mais pesadas - principalmente depois do banho nas lagoas. De preferência levar roupão ao invés de toalha. E não esqueçam do protetor solar (de preferência bio-degradável)! Mesmo no inverno, com o branco do sal e o reflexo da água, você pode se queimar muito!

Posso entrar de bermuda ou roupas maiores?

Poder você pode, mas não recomendo porque vai grudar mais ainda o sal! Melhor entrar de biquíni/sunga.

É verdade que conseguimos ver flamingos na Laguna Tebinquinche?

Sim! Além da experiência fenomenal que vocês terão ao ver o por do sol nessa lagoa, ainda terão os flamingos de companhia!

QUAL ÉPOCA IR?

ÉPOCA QUENTE - VERÃO/PRIMAVERA

A diferença na paisagem é apenas na Laguna Tebinquinche. No verão está mais seca, e no inverno mais cheia. Uma coisa que muda também é a quantidade de frio que você vai sentir hahaha Como dito antes, a água dessas lagoas é realmente gelada. Logo, muito mais agradável de entrar na época quente. Igualmente, não esqueçam de levar toalha e um agasalho corta-vento para quando sair das lagoas porque venta bastante!

ÉPOCA FRIA - OUTONO/INVERNO

A paisagem será exatamente a mesma da época quente. A diferença é que a água estará um pouquinho mais gelada e o vento um pouquinho mais frio também quando saírem das lagoas. Nada que um roupão bem quentinho não resolva! Vivam a experiência! 🙂

QUAL TIPO DE ROUPA USAR?

Segunda camada

Época quente: Camisas de manga longa para proteger do sol ao longo do dia (junto com muito protetor solar). Calças soltas ou shorts leves.

Época fria: Suéter/moletom só até o momento em que chegarem nas lagoas porque pode fazer um pouquinho de frio durante a caminhada. Calças reforçadas.

Terceira camada

Época quente: Casacos leves para o período da manhã e agasalhos corta-vento para durante o dia.

Época fria: Casacos de inverno pesados – de preferência aqueles com pelinhos por dentro. Atenção: jaquetas/sobretudos não costumam dar conta do frio.

O QUE LEVAR?

Mochila

Snacks

Protetor solar

Protetor labial

Óculos de sol

Toalha

DICAS EXTRAS

Meninas, não esqueçam de levar um elástico para o cabelo! Porque quando entrarem na Laguna Piedras, pela alta concentração de sal, não é recomendado molhar o cabelo.

Já aviso porque muitas esquecem de levar! hahaha

Apliquem protetor solar 2 horas antes de entrarem na Laguna Piedras, porque o protetor é um veneno para os microorganismos que vivem na lagoa!

Ou, de preferência, utilizem algum que seja bio-degradável.

Não esqueçam de fazer o Seguro Viagem! Importantíssimo para qualquer lugar do mundo.

Clicando no link abaixo, temos um desconto de 5% para vocês 🙂

É só digitar na parte de cupons: WELOVECHILE5

SEGURO VIAGEM

Há banheiros disponíveis apenas na primeira parada do itinerário – Laguna Cejar!

%d blogueiros gostam disto: