27.5 C
Santiago do Chile

LAGUNAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE

Laíse Mesquita

DURAÇÃO

Período da tarde (15h às 19:30h)

INCLUI ALIMENTAÇÃO?

Sim! Snacks para o sunset.

PREÇO PARA ADULTOS

26.000 pesos (valores de combo - a partir de 3 passeios - devem ser consultados com o atendimento).

PREÇO PARA CRIANÇAS

22.000 pesos

PONTO DE PARTIDA

Rua Caracoles

PONTO DE RETORNO

Centro de San Pedro.

TICKETS

5.000 pesos

ALTITUDE

2.400 mts.

DISPONIBILIDADE

O ano inteiro

O QUE PRECISO PARA RESERVAR?

Preencher o formulário de reserva e pagar 30% de adiantamento.

CANCELAMENTO SEM TAXA

Cancelando em até 48 horas antes do início da atividade, nós devolvemos 100% do adiantamento pago para realizar a reserva.

REMARCAÇÃO SEM TAXA

Você pode remarcar sem nenhuma taxa extra a data do seu passeio - em até 48 horas antes do início da atividade.

ITINERÁRIO

Marcamos um ponto de encontro que é na rua principal de San Pedro: Caracoles! O endereço certinho enviamos pelo Whatsapp!

Sejam pontuais, saímos exatamente no horário marcado! 15h.

LAGUNAS ESCONDIDAS

Uhuuuu! Depois de uma hora, chegamos no paraíso escondido do Deserto! Sete lagoas salgadas de um azul turquesa tão intenso que chega a doer o olho! hahaha Cada uma com seu tom de azul diferente e formato único, contrastando com o branco do sal e com os vulcões ao redor! É uma das paisagens mais lindas e únicas que verão no Deserto do Atacama!

Estamos no Salar do Atacama, entre a Cordilheira de Sal e a de Domeyko! A primeira coisa que vocês irão reparar é que existe algo branco em grande quantidade ao redor dessas lagoas. Isso nada mais é que sal!

Essas lagoas tem uma concentração altíssima de sal! Para que vocês tenham uma ideia: o mar tem 4% de sal, e essas lagoas tem de 30 a 35%! O MAR MORTO tem 42%! hahahaha É sal pra dar e vender! E o que isso resulta para nós? A capacidade de flutuar nessas lagoas! uhuuuuu!! Incrível!

Por favor, andem sempre dentro do limite demarcado para caminhadas que te levam desde a primeira lagoa até a última. E estejam com sapatos grossos e fechados, porque esse caminho tem algumas pedras de sal que são meio pontiagudas e podem machucar o pé de quem for com havaianas/sapatos finos.

Vocês vão perceber também que tem uns buracos de cor mais clara em algumas lagoas, e isso nada mais é do que a densidade dos minerais presentes na água (mas o guia vai explicar direitinho pra que vocês entendam).

Uhuuuu! Hora de entrar nessas belezinhas! Atenção: as únicas lagoas habilitadas para banho são a primeira e a última! 1 e 7! Isso porque eles preservam as outras, para que continuem sempre tendo essa cor azul tão intensa que faz a gente pensar que estamos em um Caribe do deserto! hahaha

Me explico: um dia um turista entrou – mesmo sabendo das regras – em uma das lagoas que não era permitida. Levou um ano para que essa lagoa recuperasse sua cor natural. Um mergulho afeta toda a biodiversidade daquele espaço. Então, por favor, vamos seguir as regras para que no futuro seus filhos consigam ir nesse mesmo local e apreciar as lagoas com a mesma cor que você estará vendo! 🙂

Dicas para o banho: a água é gelada, tá? Os únicos locais quentinhos que vocês vão tomar banho no deserto são nas Termas de Puritama! E, além disso, recomendo que fiquem no máximo 20 min em uma das lagoas, daí saia por 10 min, depois entra mais 20… e assim vai. Porque lembrem-se que tem MUITO sal, e a pele pode ficar um pouco sensível. Fazer esses intervalos ajuda bastante.

POR DO SOL

Depois desse banho suuuuuper relaxante, hora de ir tirar todo esse sal do corpo. É comum que quando vocês sequem, a pele fique toda branca do sal. Nesse local vocês irão encontrar duchas para tomarem um banho (não precisa pagar nada a mais por isso – já está incluso no valor do ticket de entrada).

Atenção: as duchas são compartilhadas, ok? (mas separadas por gênero – tem um espaço só para as mulheres e outro local fechado só para homens).

E agora paramos em lugar fenomenal na estrada para comer alguns snacks antes do momento mais lindo do dia: o por do sol! Preparem-se para o show!

TE DEIXAMOS EM SAN PEDRO

Fim do passeio no Caribe! hahaha Por volta das 19:30h estaremos chegando no Centro de San Pedro e nos despedindo do passeio.

Espero que tenham gostado de conhecer as lagoas de água mais clara do Chile inteiro! ♥

O QUE INCLUI O PASSEIO?

Guia turístico

Snacks

Translado ida e volta

PERGUNTAS FREQUENTES

Posso fazer esse passeio no meu primeiro dia de viagem?

Pode sim e inclusive recomendo! Porque elas estão a 2.400 metros de altitude, a mesma de San Pedro. Então é um ótimo passeio para aclimatar antes de ir para os passeios de altitude mais elevadas!

Tem duchas só para mulheres?

Sim! Duchas reservadas só para mulheres e outras só para homens.

É verdade que dá para flutuar?

Sim! Como a concentração de sal é altíssima (entre 30 e 35%), seu corpo flutuará sozinho e você terá uma experiência parecida com a de flutuação no Mar Morto! Essa é uma das experiências mais singulares que você pode realizar no deserto.

As duchas são de água quente?

Não, água gelada! Mas é realmente necessário tomar banho para tirar o excesso de sal do corpo!

Por que ficamos com o corpo todo branco depois que saímos das lagoas?

Pelo sal! Porque as lagoas tem uma concentração muito grande dele.

Por que só podemos tomar banho em 2 se existem 7 lagoas ao total?

Porque as outras 5 são preservadas para que mantenham sua biodiversidade e essa cor LINDA azul turquesa para sempre! Hahaha

Essas lagoas são naturais ou artificiais?

Artificiais! Decorrentes da extração de lítio na região!

A água das lagoas é muito gelada?

Sim! Muuuito! Principalmente no inverno! Mas não deixe que isso te atrapalhe na sua experiência de flutuar em uma das lagoas mais lindas do Deserto do Atacama!

Só quero entrar em uma das lagoas! Qual das duas você me recomenda?

A primeira! Porque quem toma banho na última tem que voltar o percurso inteiro molhado e com água salgada no corpo até chegar no ponto inicial! Mas faz parte da experiência! Haha

Pode entrar quem não sabe nadar?

Pode! Graças ao sistema de “flutuação automática” pela grande concentração de sal! Hahaha Pode ficar tranquilo que você não irá afundar nem que queira!

Dá pra fazer esse tour e o astronômico no mesmo dia?

Dá sim! Mas tente pegar o horário mais tarde do astronômico (temos 2 opções de horários de saída todos os dias), aí escolha a opção mais tarde para que não choque com o horário de chegada desse passeio e para que vocês tenham tempo de comer alguma coisa também.

Quais os cuidados que preciso ter no inverno?

Roupas mais pesadas - principalmente depois do banho nas lagoas. De preferência levar roupão ao invés de toalha. E não esqueçam do protetor solar! Mesmo no inverno, com o branco do sal e o reflexo da água, você pode se queimar muito!

Posso entrar de bermuda ou roupas maiores?

Poder você pode, mas não recomendo porque vai grudar mais ainda o sal! Melhor entrar de biquíni/sunga. Até porque não é permitido entrar nas lagoas com roupas que não sejam de banho.

Por que é recomendado levar uma garrafa de água natural extra?

Porque o local das duchas e banheiros é um pouco afastado do local das lagoas, e você pode ficar incomodado ou com a pele irritada pelo sal. Levando essa garrafa você já pode tirar pelo menos o excesso até chegar nas duchas!

QUAL ÉPOCA IR?

ÉPOCA QUENTE - VERÃO/PRIMAVERA

Não há nenhuma mudança na paisagem independente da época que você vá 🙂 A única coisa que muda é a quantidade de frio que você vai sentir hahaha Como dito antes, a água dessas lagoas é realmente gelada. Logo, muito mais agradável de entrar na época quente. Igualmente, não esqueçam de levar toalha e um agasalho corta-vento para quando sair das lagoas porque venta bastante!

ÉPOCA FRIA - OUTONO/INVERNO

A paisagem será exatamente a mesma da época quente. A diferença é que a água estará um pouquinho mais gelada e o vento um pouquinho mais frio também quando saírem das lagoas. Nada que um roupão bem quentinho não resolva! Vivam a experiência! 🙂

QUAL TIPO DE ROUPA USAR?

Segunda camada

Época quente: Camisas de manga longa para proteger do sol ao longo do dia (junto com muito protetor solar). Calças soltas ou shorts leves.

Época fria: Suéter/moletom só até o momento em que chegarem nas lagoas porque pode fazer um pouquinho de frio durante a caminhada. Calças reforçadas.

Terceira camada

Época quente: Casacos leves para o período da manhã e agasalhos corta-vento para durante o dia.

Época fria: Casacos de inverno pesados – de preferência aqueles com pelinhos por dentro. Atenção: jaquetas/sobretudos não costumam dar conta do frio.

O QUE LEVAR?

Mochila

Snacks

Protetor solar

Protetor labial

Óculos de sol

Toalha

Elástico para o cabelo

Havaianas

DICAS EXTRAS

Não esqueçam de fazer o Seguro Viagem! Importantíssimo para qualquer lugar do mundo.

Clicando no link abaixo, temos um desconto de 5% para vocês 🙂

É só digitar na parte de cupons: WELOVECHILE5

SEGURO VIAGEM

Há banheiros disponíveis no setor das duchas! Não precisa pagar nada a mais pela utilização.

%d blogueiros gostam disto: