17.7 C
Santiago do Chile

LOCOMOÇÃO NO CHILE

Laíse Mesquita

O metrô de Santiago é a forma mais rápida e fácil de se locomover na cidade. Com mais de 136 estações, ele cobre a maior parte da cidade (ou seja, dá para você chegar em qualquer ponto turístico famoso usando o metrô.)

Barato e eficiente! O mapa de linhas pode parecer meio complicado no início, mas com as explicações que vamos dar aqui, garanto que vai ficar tudo bem simples!

Esse cartão azul é chamado “Tarjeta BIP”. É a única coisa que você precisa para utilizar o metrô. Você compra ele diretamente na estação do metrô (ou no guichê ou nas máquinas automáticas), e custa $ 1.550 pesos chilenos.

DICA: Você não precisa comprar um cartão para cada integrante da sua família não. Pode comprar apenas um e fazer as recargas para todo mundo nele. Digo isso porque em outros países (como por exemplo, nos Estados Unidos), é absolutamente proibido fazer isso e passível de multa.

Mas, aqui no Chile, vocês PODEM fazer isso! (Já é uma economia).

Parece um labirinto de linhas, né? hahaha Mas não é um bicho de 7 cabeças não. Vamos destrinchar isso!

Cada linha tem uma cor e um número. Exemplo: Linha 1 = Linha vermelha (essa, inclusive, é a principal da rede).

Próxima info importante: Você precisa prestar atenção nas extremidades das linhas. Exemplo: a linha 1 vai da estação “San Pablo” até “Los Dominicos”. Isso é fundamental para saber em qual direção você precisa pegar o metrô para chegar na estação que deseja.

Após passar pelas catracas do metrô (onde você aproxima seu cartão azul do leitor), você tem duas opções – DIREITA OU ESQUERDA. E cada uma é uma direção.

Você olha no mapa onde está sua estação e para qual sentido é a estação que você quer ir.

Você está na estação Baquedano (linha vermelha) e quer ir para a estação Escuela Militar (também na linha vermelha).

Você passa pelas catracas e na direita tem a direção Los Dominicos e na esquerda a direção San Pablo.

Escuela Militar – olhando o mapa do metrô – está para a direita, indo na direção de Los Dominicos.

Assim: Baquedano > Salvador > Manuel Montt > Pedro de Valdivia > Los Leones > Tobalaba > El Golf > Alcántara > Escuela Militar

Logo, você desce pela direita, pra pegar o metrô indo em direção à Los Dominicos.

E se eu descer pelo outro lado?” Aí você vai pegar o metrô indo para a direção oposta e jamais chegará em Escuela Militar. HAHAHA Se descer pela escada errada, só sobe de volta e troca de plataforma. (Não precisa passar o cartão de novo não).

Por via das dúvidas, sempre consulte com um agente que estiver por lá! Eles sempre ajudam os turistas com isso. (Mas só no início, porque depois vocês vão ver que é super fácil).

É bem parecido com o metrô de São Paulo, mas preferi explicar em detalhes porque tem várias cidades no Brasil que ainda não tem metrô.

No próprio mapa do metrô você pode olhar as estações que tem o símbolo de cadeira de rodas ao lado. Significa acesso preferencial.

ÔNIBUS

Os valores são os mesmos que os do metrô! Só que tem uma particularidade: se, por acaso, você precisar pegar um ônibus e depois o metrô (ou vice-versa), você não paga absolutamente nada por isso. Como a rede “transantiago” é toda conectada, eles te permitem usar até 2 percursos grátis dentro de um período de 2 horas.

Exemplo: Você pegou um metrô (pagou o valor por ele) e depois precisa pegar um bus – passe seu cartão no leitor e não será descontado nada de você!

APLICATIVOS DE CARRO

O Uber do Brasil é exatamente o mesmo do Chile! Ou seja, quando chegar aqui, você só precisará abrir o aplicativo! A cobrança pode ser feita no seu cartão de crédito brasileiro, pay pal ou em “efectivo” – em dinheiro.

Recomendo pagar em efectivo, porque no cartão brasileiro você terá que pagar o IOF de 6% e o valor em pesos chilenos na sua fatura vai ser transformado em dólar – aumentando bastante o valor da sua corrida.

DIDI é um aplicativo chinês que funciona da mesma forma que o Uber. Também demora mais para conseguir um carro, mas é o aplicativo mais barato de todos.

TÁXI

Nós não recomendamos pegar táxis que passam na rua – a não ser que seja de extrema urgência – por ser muito recorrente escutarmos relatos de golpes.

Temos uma página aqui no site dedicada só à essas situações que podem acontecer.

Não gostamos de generalizar, mas melhor vocês se informarem para reconhecer caso venha a acontecer com você.

CONHECER OS GOLPES
%d blogueiros gostam disto: