PASSEIOS TURÍSTICOS Santiago Deserto do Atacama Salar de Uyuni

Neve no Chile: 13 dicas para ter a melhor experiência

Se você está planejando ver neve pela primeira vez ou já é fã de montanhas branquinhas, o Chile é o destino perfeito! Além de paisagens de tirar o fôlego, o país oferece diversas atividades para curtir o frio. Mas, para aproveitar ao máximo, é importante se preparar direitinho. E aqui vai o guia definitivo com 13 dicas para garantir uma experiência incrível na neve no Chile. Pega a taça de vinho e vem comigo que vou te dar as melhores dicas para você aproveitar ao máximo a sua viagem!

1. Quando tem neve no Chile?

A temporada de neve no Chile acontece entre junho e setembro, sendo julho e agosto os meses mais garantidos para encontrar as montanhas cheias de neve e com as estações de ski já funcionando, pois elas só abrem quando tem bastante neve acumulada. Se for viajar em junho ou setembro, pode ser que tenha pouca neve e os parques e centros de ski ainda não estejam funcionando. Mas é raro, normalmente até pelo menos metade desses meses, os parques de neve funcionam.

2. Reserve seus passeios com antecedência

Se você planeja visitar as estações de esqui ou fazer tours nas montanhas, não deixe para reservar em cima da hora. Durante a alta temporada, as vagas MUITO acabam rápido,  até mesmo meses antes. Além disso, contratar com antecedência pode garantir preços melhores.

Importante falar, que não apenas os passeios ficam com vagas esgotadas, tá? Os outros tours, como os de vinícolas, também têm as vagas esgotadas.

Por isso, que é MEGA importante que você reserve com pelo menos 3 ou 4 meses de antecedência, para não correr o risco de ficar sem vaga para os passeios que você quer muito fazer.

3. Melhores passeios para ver neve no Chile

Aqui estão os passeios mais populares para quem quer curtir a neve:

  • Valle Nevado Full Day: a estação de esqui mais famosa da América do Sul, perfeita para quem já tem experiência e quer passar o dia esquiando ou simplesmente curtir o clima da montanha. Lá é perfeito para as duas coisas.
  • Farellones Full Day: ótimo para crianças, adultos e famílias, com atividades como tubing (escorregar na boia), tirolesa e várias outras atividades divertidas para brincar na neve.
  • Portillo e Laguna del Inca: famosa pela vista deslumbrante da Laguna del Inca, é ideal para quem busca um visual inesquecível. Esse é um tour imperdível.
  • Valle Nevado e Farellones Panorâmico: este passeio combina Valle Nevado e Farellones no mesmo dia, perfeitos para quem quer explorar o máximo possível, brincar na neve e curtir as paisagens.

4. Use roupas apropriadas para a neve

Coloque na mala: casacos, segunda pele, algumas blusas quentes, cachecóis, calças e sapatos fechados. Para curtir a neve nos passeios de montanha, além da segunda pele (blusa e calça), você também vai precisar de roupas e botas impermeáveis para a neve. Mas com isso, você não precisa se preocupar, porque antes e depois de cada passeio de montanha, nós passamos no We Love Rental para que você possa alugar sua roupa impermeável.

5. Faça um seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório para entrar no país, se você pretende esquiar ou fazer snowboard, o seguro viagem é indispensável. Lesões podem acontecer, e os custos médicos no Chile são muito caros. Lembre-se de se certificar de que o seguro cobre esportes de neve.

6. Protetor solar e óculos de sol são indispensáveis

O sol na neve é perigoso! A luz reflete no branco da neve e pode causar queimaduras na pele e danos nos olhos. Leve protetor solar e um bom óculos com proteção UV para evitar desconfortos.

7. Leve lanches e se hidrate bem

Passar o dia nas montanhas consome bastante energia. As lanchonetes nas estações costumam ser caras, e as filas longas e o trajeto também pode ser demorado pelo grande movimento de pessoas subindo as montanhas. Então sempre recomendamos que leve snacks como barrinhas de cereal, frutas e água. E, sim, mesmo no frio, é fundamental beber bastante líquido para evitar a desidratação, ainda mais no clima seco de Santiago.

8. Permita-se voltar a ser criança

Além de esquiar, tire um tempinho para brincar na neve. Faça anjinhos, jogue bolas de neve e viva aquela cena de filme que você sempre sonhou. A neve desperta nosso lado mais leve e divertido, então aproveite cada momento! O nosso tour Valle Nevado e Farellones panorâmico é perfeito para isso, pois durante o tour, nós promovemos com exclusividade os We Love Games, que são brincadeiras na neve.

9. Cuidado com a altitude

Ao subir as montanhas para aproveitar a neve em Santiago, é importante tomar alguns cuidados com a altitude, que pode variar de 2.000 a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, dependendo do lugar. Essa elevação pode causar sintomas como tontura, dor de cabeça, náuseas e cansaço, conhecidos como mal da montanha. Para minimizar os efeitos, suba devagar, hidrate-se bem ao longo do trajeto, evite refeições pesadas antes da subida e limite o consumo de álcool e cafeína. Outra coisa que ajuda muito a diminuir os efeitos é o chá ou folha de coca, muito comum na região.

Se você sente que o desconforto está aumentando, pare, descanse e respire profundamente para se adaptar. Também informe aos nossos guias quando se sentir mal, pois eles vão te ajudar no que fazer.

Esses cuidados simples ajudam a garantir que sua experiência nas montanhas seja tranquila e inesquecível, então não as ignore!

10. Faça aulas

Se é sua primeira vez esquiando ou praticando snowboard, investir em uma aula com um instrutor pode fazer toda a diferença. Eles ensinam desde o básico, como frear e controlar os movimentos, até técnicas mais avançadas. Assim, você evita acidentes e curte a experiência com mais confiança e diversão! Nas próprias estações de ski, é possível fazer aulas, é só falar com a gente que te orientamos nessa compra.

11. Leve uma mochila com itens essenciais

Uma mochila é ideal para carregar seus itens importantes, como água, lanches, protetor solar, câmera, documentos e dinheiro. Assim, você consegue carregar as coisas com mais facilidade e segurança, sem ter que ficar segurando na mão. O ideal é que suas mãos fiquem livres para você brincar muito na neve! Não esqueça de levar acessórios, caso queira montar um boneco de neve bem legal! kk

12. Fotografe, mas também viva o momento

É tentador tirar fotos de cada detalhe, e você deve mesmo eternizar essa viagem em fotos incríveis, mas não se esqueça de realmente viver o momento também. Guarde o celular de vez em quando e aproveite a neve, o frio e a paisagem. Tire um tempo para se conectar com a natureza ao redor. A Cordilheira dos Andes possui uma energia sem igual, então permita-se um tempo para senti-la! Essas memórias vão valer mais que qualquer foto!

13. Não vá de carro

Você costuma dirigir na neve e no gelo? Se você mora no Brasil, imagino que não, né? Então você não deve se arriscar alugando carro para subir a montanha dirigindo. Muita gente fica com esse pensamento, mas isso é extremamente perigoso. Pois é uma situação totalmente diferente do que estamos acostumados e bem perigosa. E acidentes podem acontecer, e no melhor dos casos, alguns perrengues. Isso porque, dirigir em meio a nevascas ou em pistas cheias de neve ou gelo, é um verdadeiro desafio e são necessários alguns truques para que a locomoção seja segura.

É por essa e outras razões que nunca recomendo que vocês aluguem carro para andar em Santiago, ainda mais para subir a montanha.

Você precisa deixar isso para quem tem anooooos de experiência no assunto: os motoristas da We Love, que são todos certificados, especialistas, e que estão mais que acostumados a dirigir na montanha em qualquer clima, além disso, eles conhecem cada curva das estradas.

Já ouvi casos terríveis de brasileiros que passaram um super perrengue ao fazer isso. Então não se arrisque, afinal, você quer que sua viagem seja inesquecível pelos motivos certos, né?

Agora que você já está expert no assunto, é só fazer as malas, reservar seus passeios e se preparar para viver momentos inesquecíveis no Chile.

E pra te ajudar ainda mais a planejar a sua viagem ao Chile do jeito certo, no dia 20/11 às 20:02, a Laíse Mesquita fará a aula “Chile sem Perrengues”, revelando:

  • 16 estratégias infalíveis para que você possa tirar sua viagem ao Chile do papel;
  • Técnicas de planejamento que vão te fazer economizar mais de R$ 1.000,00 na sua viagem ao Chile.

Você não pode perder! O evento será 100% online e gratuito e para participar é só se inscrever clicando aqui. Te esperamoooos por lá!

Veja também

Lista de hotéis em Santiago que recomendamos você se hospedar

Como é o Chile em janeiro?

13 estratégias infalíveis para economizar na hora de reservar as suas hospedagens no Chile

Está curtindo nosso Blog? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn