PASSEIOS TURÍSTICOS Santiago Deserto do Atacama Salar de Uyuni

Outras opções de deslocamento em Santiago

Viajar para Santiago é uma experiência emocionante, mas decidir como se locomover pela cidade pode ser um desafio, especialmente se você não está familiarizado com o sistema de transporte local. Embora o metrô seja uma opção popular, há outras alternativas que valem a pena serem consideradas. Aqui estão algumas delas:

Ônibus:

As linhas de ônibus em Santiago também são bem extensas, mas, não recomendo aos meus clientes. É super complicado de entender para quem chega pela primeira vez em um país de idioma diferente.

As desvantagens desse sistema são:

  • demora mais para chegar ao seu destino;
  • você pode ficar muito tempo esperando se estiver na parada errada;
  • em horários de pico (de 18h às 20h), o trânsito de Santiago é pior que em São Paulo;
  • não existe “trocador” dentro do ônibus. E o motorista não vai receber seu dinheiro.

Lembrando que você tem que ter a TARJETA BIP (a mesma que você utiliza para entrar no metrô) e passar na máquina ainda dentro da parada de ônibus (ou dentro do ônibus) para descontar o seu ticket. Os valores são os mesmos que os do metrô! Se, por acaso, você precisar pegar um ônibus e depois o metrô (ou vice-versa), você não paga absolutamente nada por isso. A rede “transantiago” é toda conectada, e eles te permitem usar até 2 percursos grátis dentro de um período de 2 horas. Exemplo: Você pegou um metrô (pagou o valor por ele) e depois precisa pegar um bus – passe seu cartão no leitor → não será descontado nada de você!

A maior parte dos ônibus que você usará são os brancos com uma faixa verde diagonal: são os que mudam de zona (as zonas são definidas no mapa da TranSantiago). Já os ônibus locais (que permanecem na mesma zona) possuem a mesma cor da zona que circulam (de acordo com o mapa). Os maiores pontos de ônibus são localizados perto das estações de metrô, e geralmente possuem uma placa com a lista das linhas que passam por aquele local. Outra informação que ajuda é que os ônibus vem com uma lista das principais ruas nas quais ele passa. Assim fica mais fácil ter certeza que aquele é o ônibus certo.

Dica: durante a sua estadia na capital, mantenha-se informado sobre as festas de rua, como as celebrações de um grande evento esportivo ou nacional. Pois, em dias como estes, os ônibus se tornam um paraíso para os foliões bêbados.

Caminhada:

Para aqueles que desejam explorar os pontos turísticos do centro de Santiago, a caminhada é uma excelente opção. O centro histórico, Bellavista, Lastarria e Bairro Italia estão todos localizados próximos uns dos outros, facilitando o acesso a pé. Além de ser uma maneira de conhecer mais profundamente a cidade, caminhar permite que você tire fotos e absorva a atmosfera local de forma mais completa.

Bicicleta ou Patinete Elétrico

Para uma experiência mais ativa e ecológica, alugar uma bicicleta ou patinete elétrico pode ser uma ótima opção. Existem muitas empresas que oferecem esses serviços, especialmente nas comunas de Providencia, Las Condes e Vitacura. Santiago possui uma boa infraestrutura de ciclovias, o que torna a locomoção de bicicleta pela cidade segura e agradável. Além disso, é uma forma de se deslocar sem prejudicar o meio ambiente.

Algumas das bicicletas disponíveis são disponibilizadas pelo banco Itaú. O sistema se chama Bikesantiago e está disponível em dezenas de locais, principalmente nos mais turísticos.

Serviço de Transporte Particular

Embora os serviços privados de transporte possam ser convenientes em algumas situações, como visitas às vinícolas nos vales próximos, eles tendem a ser mais caros e, muitas vezes, desnecessários para se locomover dentro da cidade.

No entanto, se você precisar de um transporte particular para passeios mais distantes, como o Valle del Colchagua, Valle de Casablanca ou Valle del Maipo, é possível solicitar um orçamento através do nosso WhatsApp.

Em resumo, há várias opções de deslocamento em Santiago, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Ao escolher o método de transporte mais adequado para suas necessidades, você poderá desfrutar ao máximo de sua estadia na capital chilena.

Veja também

Lista de hotéis em Santiago que recomendamos você se hospedar

Como é o Chile em janeiro?

13 estratégias infalíveis para economizar na hora de reservar as suas hospedagens no Chile

Está curtindo nosso Blog? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn