14.4 C
Santiago do Chile

PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

Laíse Mesquita

DURAÇÃO

Dia inteiro (07h às 18h)

INCLUI ALIMENTAÇÃO?

Sim! Café da manhã e almoço.

PREÇO PARA ADULTOS

47.000 pesos (valores de combo - a partir de 3 passeios - devem ser consultados com o atendimento).

PREÇO PARA CRIANÇAS

18.500 pesos

PONTO DE PARTIDA

Te buscamos no seu hotel.

PONTO DE RETORNO

Centro de San Pedro.

TICKETS

5.500 pesos.

ALTITUDE

4.200 mts.

DISPONIBILIDADE

O ano inteiro (menos 01/01 e 25/12)

O QUE PRECISO PARA RESERVAR?

Preencher o formulário de reserva e pagar 7.000 pesos como adiantamento.

CANCELAMENTO SEM TAXA

Cancelando em até 48 horas antes do início da atividade, nós devolvemos 100% do adiantamento pago para realizar a reserva.

REMARCAÇÃO SEM TAXA

Você pode remarcar sem nenhuma taxa extra a data do seu passeio - em até 48 horas antes do início da atividade.

IMPORTANTE

Desde 13 de janeiro de 2020 a Laguna Chaxa se manterá fechada para trabalhos de manutenção. Durante esse período, iremos substituir esse ponto turístico pela Lagoa Tuyajto!

A ordem dos lugares que visitamos não é necessariamente essa descrita no itinerário, ok? Pode variar de acordo com as condições meteorológicas do dia. Mas sim ou sim, conheceremos todos os locais.

Só buscamos nos hotéis que ficam dentro da área urbana de San Pedro de Atacama.

Ou seja, não buscamos em: Solor, Sequitor, Toconao, Coyo, Yaye, Quitor nem Checar.

Cobramos 50% para crianças de 5 a 10 anos (considerando o valor de combo).

Passeio não recomendado para: grávidas e pessoas com hipertensão.

Não levamos crianças menores de 5 anos.

ITINERÁRIO

Prontos para começarmos essa aventura? Entre 6h e 6:30h passaremos para te buscar no seu hotel/hostel.

Peço para que já estejam na recepção, para não atrasarmos muito nesse momento.

CAFÉ DA MANHÃ

Nosso primeiro ponto de parada é em Socaire, uma vila pré-hispânica do Deserto! Vamos tomar o nosso café da manhã ali para encher o corpo de energia para esse dia LINDO que teremos pela frente!

O café já está incluso no valor total desse passeio 🙂

Ao sairmos de lá em direção ao próximo ponto turístico, não deixem de OBSERVAR pela janela a Cordilheira se levantando ao seu redor e os vulcões aparecendo no horizonte. Ver o sol nascer por trás das montanhas é algo único!

Você sabia que o Salar do Atacama é o MAIOR do Chile? E o terceiro maior do MUNDO! É nele que fica a Reserva Nacional dos Flamingos!

Vamos entrando por um caminho delimitado por pedras, rodeados por o que parece ser um deserto infinito de sal.

Aqui poderemos observar 3 tipos de flamingos na Laguna Chaxa: andino, chileno e James! Além de outras espécies que habitam nas lagoas do salar. Vocês irão aprender POR QUE os flamingos são cor-de-rosa! Sabia que eles nascem de outra cor? hahaha

Atenção: Evitem gritar, correr, fazer algum tipo de movimento brusco para não assustar os animais. Lembrem-se que NÓS que somos os convidados! NÓS que estamos entrando na casa deles! 🙂

Aqui temos que pagar um ticket que custa 2.500 pesos chilenos – essa é uma taxa cobrada por ser uma área de preservação ambiental. (Valor não incluso no total do passeio).

MIRANTE PIEDRAS ROJAS

Sejam bem vindos ao Salar de Águas Calientes. Esse local é um conglomerado vulcânico formado a partir da oxidação do ferro presente naquele lugar. As pedras vulcânicas avermelhadas são surpreendentes! Por suas cores bem vivas e formas bem diferentes! E o mais impressionante é a lagoa que forma um espelho d’água refletindo a paisagem!

Eu GARANTO para vocês que esse vai ser o cenário mais LINDO que vocês vão ver no deserto INTEIRO! Vocês podem achar duas coisas: ou que estão em um set de filmagens para algum filme e aquele local é uma projeção de alguma imagem em uma tela verde – aquelas de cinema – ou você pode pensar que é realmente um QUADRO que colocaram ali. Uma pintura.

E sim, realmente é uma pintura. Pintada com os dedos de DEUS! Não tem como não se emocionar nesse momento. Vai custar até que seus olhos se acostumem com aquela paisagem.

E quando você voltar pro Brasil e alguém te perguntar em algum jogo “qual o lugar mais lindo que você viu na vida?” você vai encher os seus pulmões e falar: PIEDRAS ROJAS!

LAGUNA TUYAJTO

Próxima parada já é bem do ladinho desse primeiro mirante! Essa é uma lagoa de água tão tão tão azul que você vai piscar umas três vezes pra ter certeza que a cor é aquela mesmo! hahaha É tipo um azul com bordas esbranquiçadas, sabe? E tem uma concentração de sal altíssima!

O mais INCRÍVEL é que ela forma um espelho d’água que reflete as montanhas ao fundo. A combinação perfeita para uma foto ÚNICA e memórias inesquecíveis!

SEGUNDO MIRANTE PARA PIEDRAS ROJAS

Esse lugar é tão mágico e especial que tinha que ter DUAS paradas pra ele ao invés de uma só! hahaha Esse é um segundo mirante para as Piedras Rojas, onde vocês vão ter OUTRA visão de outro ângulo.

O primeiro dá uma visão mais distante, para que possamos compreender a dimensão do local. E nesse segundo mirante, vemos tudo de “cima” e mais de perto, para conseguirmos apreciar os detalhes.

Quero avisar uma coisa a vocês, porque com certeza devem ter visto muitas fotos na internet de pessoas tocando na água.. só que, infelizmente, agora isso não é mais possível.

Antes podíamos chegar pertinho da água (que, dependendo da época do ano, poderia inclusive estar congelada). Entretanto, após algumas atitudes inapropriadas de desrespeito com o meio ambiente, essa aproximação foi proibida. Então só podemos chegar até esses mirantes – de onde a vista é absolutamente PERFEITA também!

TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO

É exatamente isso! Passaremos no ponto exato por onde passa o Trópico de Capricórnio! E tem uma placa bem legal lá pra você tirar uma foto também!

Nessa parada o guia aproveita pra explicar algumas curiosidades sobre os povos indígenas daquela região! Vocês vão perceber em vários locais que existem algumas pedras empilhadas uma em cima da outra. E isso tem um significado super especial! O guia irá desvendar esse segredo!

MISCANTI

Chegamos na primeira Laguna Altiplânica! Dependendo da época do ano, sua cor pode estar mais azul escura ou clara…e o mais lindo é que suas bordas são ESVERDEADAS! Um gradiente de cores incrível!

Esse é o ponto de altitude mais alta do nosso passeio – 4.200 metros! Por isso não recomendamos que façam esse passeio assim que chegarem no Atacama. Aclimatem-se primeiro com outros passeios de altitude menor para depois visitarem esse.

Nesse lugar das Lagunas Altiplânicas, precisamos comprar o ticket para entrar! Custa 3.000 pesos chilenos (não está incluso no valor total do passeio).

Essa lagoa tem fama de ser uma das mais bonitas do Atacama inteiro! Tem 13,5 km² e é formada pelo degelo do vulcão Miñiques, do Cerro Miscanti e também das águas de chuva que se infiltraram no solo!

O contraste entre ela e a vegetação amarela ao redor é impressionante!

MIÑIQUES

E logo ali pertinho está a segunda lagoa altiplânica: Miñiques!

Sabia que as duas foram formadas devido à erupção do vulcão que leva o mesmo nome?

Ali é o habitát de aves aquáticas e mamíferos como raposas e vicunhas!

Observem os vulcões ao redor! Eles foram originados pela elevação da Cordilheira dos Andes!

Para chegar nessas duas lagoas, fazemos uma mini trilha de 40 min no total – com várias paradas para fotos, claro! Porque mesmo que o local seja o mesmo, você vai querer tirar foto em cada ângulo possível! hahaha

ATENÇÃO!

Não deixem nem por um minuto de olhar a estrada! Vocês podem observar a qualquer momento vicunhas, llamas, alpacas, raposas, entre outros animais. A fauna do deserto do Atacama é algo que definitivamente você não vai querer perder!

Uma curiosidade: Cada grupo de vicunhas é formado por uma família, em que um macho alfa protege suas fêmeas e os filhotes. Sempre terá uma vicunha mais afastada do grupo. Essa vai ser o macho alfa!

Elas pertencem à família dos camelos! Altura máxima de 1,30 mts! Ela é um animal selvagem que chegou a ser considerada em risco de extinção – pela sua pelagem que é um artigo de luxo para confecção de roupas.

A paisagem também vai se transformando o tempo inteiro, pela altitude e pelo processo de desertificação que vem acontecendo há milhares de anos.

FOTO "RUTA INFINITA"

Sabe aquela foto típica no deserto que a pessoa tá no meio de uma estrada rodeada por vulcões? E que essa estrada parece não ter fim? Pois pronto, é exatamente essa a nossa próxima parada.

Hora do show! Façam as melhores caras e as melhores poses! Também dá pra tirar aquelas fotos “pulando no ar”, sabe? Deixa com a gente! Nossos guias são fotógrafos de mão cheia! hahaha

SOCAIRE: ALMOÇO

Hora de almoçar em Socaire! Baixamos um pouquinho de altitude: 3.500 metros agora. Aqui vocês poderão observar as terraças de cultivo e também visitar a igreja patrimonial do povoado depois de estarem com a barriga cheia! haha

TOCONAO

Nossa última parada do passeio é Toconao, outro povoado do Atacama onde poderemos observar a igreja e campanário de San Lucas – que foi declarada Monumento Nacional – e seus pomares beeem particulares! É um povoado bem pequeno! Com menos de 2.000 habitantes!

TE DEIXAMOS NO CENTRO DE SAN PEDRO

Depois de rodarmos aproximadamente 350 km pelo deserto, hora de retornar para casa! Saímos de Toconao aproximadamente às 16:30h, chegando cerca de 18h no centro de San Pedro.

O QUE INCLUI O PASSEIO?

Guia turístico

Café da manhã

Translado ida e volta

Almoço

PERGUNTAS FREQUENTES

Posso fazer esse passeio no meu primeiro dia de viagem?

Não recomendamos.. porque como chegamos até 4.200 metros de altitude, você já precisa estar aclimatado para não sofrer com o mal de altitude. Então prefira fazer passeios de até 3.500 metros nos primeiros dias e deixe esse para um dos últimos dias da sua viagem - junto com Geysers, Ruta de los Salares, entre outros.

O que inclui no café da manhã?

Chá, café, leite, suco, pão, presunto, queijo e geléia.

O que inclui no almoço?

Entrada e prato principal, de acordo com as opções do dia.

Existe alguma opção de alimentação para veganos/vegetarianos?

Não.. nossa recomendação é que você leve sua própria comida/lanche no tour.

Podemos tomar banho nas lagoas do tour?

Não!! Inclusive a aproximação nas Piedras Rojas (pertinho da água) foi proibida justamente porque um brasileiro praticou KiteSurf lá para um programa do canal OFF, desrespeitando as regras das comunidades atacamenhas que cuidam do local.

Passamos pela Laguna Chaxa ou continua em manutenção?

Por enquanto ainda continua fechada para manutenção, e passamos pela Lagoa Tuyajto em substituição. Mas assim que a Laguna Chaxa reabrir, voltaremos a incluí-la no nosso itinerário.

Por que vamos em dois mirantes para Piedras Rojas?

Porque no primeiro temos uma visão mais distante e o segundo nos dá uma vista mais “de cima”, pra que realmente possamos contemplar toda a magnitude desse que é o local mais LINDO que vocês verão em toda a viagem! hahaha

QUAL ÉPOCA IR?

ÉPOCA QUENTE - VERÃO/PRIMAVERA

Mesmo indo em épocas bem quentes, não esqueçam que esse é um passeio que vai te levar a mais de 4.000 metros de altitude. Então, nessa elevação o clima pode mudar rapidamente! De manhã, sim ou sim, estará muito frio! Durante o dia vai esquentar, então não esqueçam de vestir-se em camadas, para irem tirando as peças de roupa mais pesadas durante o dia. Algo indispensável é o agasalho corta-vento porque VENTA muito! E esse vento é bem geladinho! Quanto à paisagem, em qualquer época vai ser linda! Mas não temos neve nesse período! Apenas no inverno! Na época quente você vai encontrar as montanhas lisas com uma vegetação amarela ao redor.

ÉPOCA FRIA - OUTONO/INVERNO

Prontos para o frio extremo? hahaha Espero que sim! Mas não é nada de outro mundo - sabendo se vestir corretamente. Segunda pele, roupas quentes e um casaco pesado. Prontinho. Dependendo do mês que você vá, a paisagem nessa época pode estar toda branquinha e as lagoas congeladas. É algo mágico de se ver! Mas não esqueçam de ir bem vestidos! Consultem na seção abaixo sobre qual tipo de roupa usar para não passarem nenhum perrengue 🙂

QUAL TIPO DE ROUPA USAR?

Segunda camada

Época quente: Camisas de manga longa para evitar o friozinho de manhã e proteger do sol ao longo do dia (junto com muito protetor solar). Calças confortáveis para fazer caminhadas, como: calças esportivas/leggins.

Época fria: Roupas BEM pesadas. Sabe aquela blusona de inverno que é bem pesada e bem quente? Use ela! As temperaturas são muito baixas, não subestimem o frio do deserto! Calças esportivas reforçadas (aquelas que são do material do moletom), ou leggings. Quem preferir ir de calça jeans, não esqueçam de colocar a segunda pele na parte debaixo também! haha

Terceira camada

Época quente: Casacos leves para o período da manhã e agasalhos corta-vento para durante o dia.

Época fria: Casacos de inverno pesados – de preferência aqueles com pelinhos por dentro. Atenção: jaquetas/sobretudos não costumam dar conta do frio.

O QUE LEVAR?

Mochila

Snacks

Cachecol

Luvas

Protetor solar

Protetor labial

Óculos de sol

Colírio

DICAS EXTRAS

Não esqueçam de fazer o Seguro Viagem! Importantíssimo para qualquer lugar do mundo.

Clicando no link abaixo, temos um desconto de 5% para vocês 🙂

É só digitar na parte de cupons: WELOVECHILE5

SEGURO VIAGEM

Não há banheiros nem vestiários em Piedras Rojas, ok?

Apenas nas Lagunas Altiplânicas, Socaire e Toconao!

%d blogueiros gostam disto: