PASSEIOS TURÍSTICOS Santiago Deserto do Atacama Salar de Uyuni

Tudo sobre a moeda chilena e como trocar por real!

Uma das informações mais importantes que você precisa pesquisar quando vai fazer uma viagem é sobre como funciona a moeda local. 💵

A moeda oficial do Chile é o Peso Chileno (CLP), no qual está em vigência desde o ano de 1975.

Uma das maiores diferenças entre o real e o peso chileno, e que acaba confundindo muitos brasileiros, é que o peso chileno funciona com o milhar e suas notas vão desde CPL 1.000 a CPL 20.000.

Moedas


Notas


Qual moeda levar para o Chile?


Traga reais brasileiros e troque aqui nas casas de câmbio pelos pesos chilenos, pois todos os estabelecimentos comerciais somente aceitam pesos.

Nunca troque no Brasil, a cotação é péssima e não vale a pena, podendo chegar a ser até 10% menor do que você conseguiria aqui. A melhor cotação do Brasil ainda vai ser PIOR do que a pior cotação do Chile.

Também não troque seus reais para dólares para depois trocar para pesos, você sempre acaba perdendo dinheiro nessas conversões de moedas. Logo, melhor fazer uma única operação do que duas.

Entretanto, recomendo que traga dólares apenas se você já possuir para pagar sua hospedagem aqui.

Se não tiver, reserve uma parte dos seus reais brasileiros para trocar para dólares AQUI EM SANTIAGO.

Isso porque ao pagar seu hotel com uma moeda estrangeira, você é isento do imposto de 19% sobre hospedagens.

De todo o dinheiro em reais que você trouxer, uma parte você troca para dólares (para pagar o hotel) e todo o resto troque para pesos chilenos.

Onde trocar o seu dinheiro


É possível trocar os seus reais por pesos chilenos em diversas casas de câmbio aqui em Santiago.

Existem dois lugares que eu recomendo para fazer o câmbio, e você deve fazer sua escolha levando em conta qual dos dois fica mais perto do seu hotel.

A média da cotação é a mesma nesses dois lugares.

A primeira opção é na Rua Agustinas, que fica localizada no CENTRO da cidade, pertinho da Plaza de Armas e do Palácio la Moneda, e a segunda opção é na Avenida Pedro de Valdivia, que fica em PROVIDENCIA.

Horário de funcionamento das casas de câmbio:

Segunda à sexta-feira: 09h às 18h

Sábados: 09h às 14h

Domingo: fechadas

O legal é que essas duas ruas são lotadas de casas de câmbio, uma ao lado da outra, facilitando a comparação de valores. Recomendo andar de uma ponta à outra do quarteirão, porque 1 ponto de diferença, de fato, faz muita diferença.

No aeroporto, as casas de câmbio funcionam 24 horas e existe uma taxa de 1 dólar por operação. Lá costuma ser a pior cotação de todas, com uma média de 10 pesos de diferença para as casas de câmbio da cidade.

Recomendo trocar apenas o necessário para passar um dia. Considero 25.000 pesos para o transfer, 15.000 para alimentação do primeiro dia e 10.000 pesos extras para alguma emergência.

Nos shoppings, a cotação é um pouco mais baixa que das casas de câmbio da Agustinas e Pedro de Valdivia, porém salva muito quem precisa trocar dinheiro aos finais de semana, isso porque ficam abertas das 10h às 20h.

Como trocar o dinheiro


Não há cobrança de taxa por operação nessas casas de câmbio da cidade (apenas na do aeroporto – de $1 por operação) e nenhuma casa de câmbio aceita cartão de crédito/débito para fazer a conversão. Tem que ser em dinheiro vivo.

Muitas casas de câmbio não pedem nem seu passaporte/RG para fazer a conversão. Mas leve por garantia.

Em todas elas haverão uma placa na porta mostrando dois valores: valores de compra e valores de venda.

Você vai sempre olhar o valor de compra! Pois você estará dando os seus reais brasileiros para comprar os pesos chilenos da casa de câmbio.

QUANTO MAIOR O VALOR DE COMPRA, MAIS PESOS CHILENOS VOCÊ RECEBERÁ.

Então, se tiver uma casa de câmbio onde o valor de compra está 165 e em outra estiver 167, você irá trocar seu dinheiro na que está 167!

Uma dica extra: o valor de compra sempre é mais baixo que o valor de venda.

Entregue a quantidade que deseja trocar no guichê, e conte as notas no mesmo momento. Recomendo nessa hora estar com sua caneta identificadora de notas falsas, porque aí mesmo você já pode fazer a verificação das notas.

Se não possuir a caneta, há várias outras técnicas que vocês podem utilizar para avaliá-las e eu tenho um material bem completo sobre essas técnicas dentro do meu curso, o Rota Chile (você pode adquirir baixando o nosso aplicativo We Love Chile no Google Play ou na Apple Store).

Agora me conta: te ajudei com essas dicas?

Veja também

Black Friday 2024: passeios em promoção no Chile

Neve no Chile: 13 dicas para ter a melhor experiência

Vem a Santiago do Chile no inverno? Saiba quando vir e o que trazer

Está curtindo nosso Blog? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn