Uma das coisas que eu sou totalmente contra é de incentivar os meus clientes a pegarem um roteiro qualquer da internet e seguir à risca para a sua viagem aqui no Chile ✈️
Mas pera aí, então porque você está vindo aqui escrever um post exatamente sobre um roteiro para 8 dias?
Fica aqui comigo que ao longo desse texto você vai me entender! 😉
Uma dúvida muito comum dos brasileiros é se em 8 dias é possível conhecer Santiago e o Deserto do Atacama. Eu sei que é normal querer visitar o maior número de lugares e cidades possíveis quando a gente viaja, afinal quando é que a gente vai ter a oportunidade de voltar para esse destino, não é mesmo?
Olha, até dá pra fazer esses dois destinos em apenas 8 dias, mas eu vou ser bem sincera, você não irá aproveitar o que cada lugar tem a oferecer e irá deixar passar muitas experiências.
Não tenha medo de deixar algum lugar que você queria conhecer para uma próxima oportunidade.
Começando o roteiro…
Para começar, você precisa saber que o primeiro e o último dia a gente não conta como sendo dias úteis da viagem, ou seja, isso significa que esses dias você não poderá fazer muita coisa (como passeios, por exemplo).
Dia 1 – Chegada
Seja bem-vindooo ao Chileeee!! 🥳
Muito bem, agora que você já está em terras chilenas vamos tirar esse dia para resolver o que eu chamo de “pendências da vida do turista”.
Tire o dia para trocar o seu dinheiro, passar na agência para pegar os brindes, ir ao supermercado e decidir um lugar para almoçar (e jantar, se for o caso).
No meu canal do youtube eu tenho uma playlist com mais de 70 vídeos apenas com dicas de restaurantes em Santiago. Dá uma olhadinha lá e já faça a sua escolha para o primeiro dia 👇🏻
Dia 2 – City Tour
Sim ou Sim você precisa começar o seu roteiro com um City Tour para conhecer bem o centro histórico de Santiago.
Há quem pense ser besteira por achar que pode fazer tudo sozinho, porém há uma grande diferença entre você ir desbravando a cidade e sair tirando fotos dos pontos turísticos e você de fato saber o motivo pelo qual aquele lugar é importante para a história do país a ponto de você querer ter uma foto naquele local.
Além disso, temos os guias mais animados de Santiago, o que faz uma diferença enorme na hora de caminhar pela cidade.
É aqui que você vai tirar a foto em um dos lugares mais instagramáveis da cidade.
De tempos em tempos eles estão sempre pintando a placa e deixando com uma carinha diferente!
E se você quiser saber como é o City Tour feito com a We Love Chile, eu tenho um vídeo no Youtube que está completinho.
Escolha por fazer o City Tour pela manhã, pois como finalizamos em uma das 25 melhores sorveterias do mundo, a Emporio La Rosa (que fica bem pertinho do bairro Lastarria), você pode aproveitar para ir almoçar em algum restaurante por lá. Indico o Chipe Libre e o Bocanáriz.
Para ir fazendo a digestão, você pode ir caminhando pelo Parque Forestal e conhecer o Museu Bellas Artes, já que está bem pertinho. Se você gosta de arte, vale a pena visitá-lo, pois esse é o principal museu do país e tem diversas obras de artistas importantes.
Caminhe pelo parque até chegar na Plaza Baquedano junto à Pío Nono. Seguindo por essa avenida você vai encontrar o Cerro San Cristobal. Aproveite para subir de funicular e depois descer com o teleférico.
Aqui no cerro não deixe de experimentar uma das bebidas típicas do Chile, o mote con huesillos, uma bebida não-alcoólica feita com suco de pêssego e grãos de trigo. Esse suco é produzido com pêssegos secos (huesillos) cozidos em açúcar, água e canela e, em seguida, misturado com o trigo descascado cozido e fresco (mote).
Assim que você descer do teleférico, você já vai estar em Providencia. E já que estamos bem pertinho do Shopping Costanera, que tal ir apreciar o pôr do sol mais lindo, com uma vista de 360 graus da cidade?
Escolha para jantar algo leve e evite tomar vinho essa noite pois amanhã vamos para a montanha! ⛰
Dia 3 – Portillo e Laguna del Inca
O passeio já começa bem cedinho, onde passamos para te pegar na porta do seu hotel (lembre-se de verificar a nossa área de busca com o seu consultor no WhatsApp).
A Laguna del Inca é o ponto alto do passeio para Portillo, e não importa se é inverno ou verão, esse lugar é sempre maravilhoso! ⛰️✨
A foto em Portillo será o cartão postal de sua viagem ao Chile e vai te trazer lembranças inesquecíveis.
Se quiser conhecer como funciona o passeio de Portillo, é só conferir no vídeo abaixo:
Caso queira ir jantar em algum restaurante, lembre de fazer a sua reserva para 2 horas depois do horário que passamos de previsão de volta do passeio, ok? Assim você não corre o risco de perder a sua reserva.
No final desse post eu vou te passar as melhores dicas e recomendações para todos os passeios de montanha! 😉
Dia 4 – Dia livre
Tenha pelo menos um dia livre no seu roteiro de viagem.
Você poderá usá-lo como quiser, seja para conhecer um lugar que descobriu somente quando já estava na cidade, para compensar algum imprevisto que possa acontecer ou simplesmente para fazer aquilo que mais gosta.
O ideal para ter um melhor aproveitamento desse dia livre é já ter possíveis opções do que você gostaria de fazer nele (pra não ficar rodando igual barata tonta sem rumo).
Dia 5 – Dia de Montanha
Para quem vem no verão…
Valle Experience é o passeio que não pode faltar no seu roteiro se você vem aqui Chile na época de verão.
Se o seu sonho é ter uma experiência incrível e diferenciada na Cordilheira dos Andes, esse é o tour certo. Te levamos a 3.000 metros de altitude para conhecer a famosa estação Valle Nevado que oferece uma paisagem de impressionar e depois seguimos para fazer um delicioso piquenique acompanhado de um pôr do sol jamais visto no aconchegante povoado de Farellones.
Nele você tem uma experiência única de conhecer a Cordilheira dos Andes nua e crua e sem a sua maquiagem, que é a neve!
Como saímos por volta das 15h/16h para esse passeio, você consegue aproveitar o período da manhã para dar uma volta pela cidade e ir almoçar um prato típico no restaurante Galindo, por exemplo.
Outro passeio que fazemos apenas na época de verão é o Termas Summer, em Cajón del Maipo.
Durante o trajeto o guia vai contando sobre a história local dessa região, que é considerada uma das mais importantes para o Chile em termos econômicos e naturais.
Ao chegar nas termas aproveite para curtir a paisagem e relaxar.
Para quem vem no inverno..
O Chile no inverno oferece uma experiência única e diversificada, isso tudo por conta da neve, na qual não temos no Brasil. Brasileiros piraaaaammmm ❄️
Aqui temos diversas opções, escolha a que for de acordo com o seu perfil:
- Se você quiser apenas conhecer a neve: Valle Nevado e Farellones panorâmico
- Quer brincar em um parque de diversões na neve? Farellones full day
- Quer ter a experiência de esquiar ou fazer snowboard? Valle Nevado Full Day, Farellones Full Day ou El Colorado Full Day.
Qual estação de esqui escolher?
Tem experiência em esqui? Escolha ir para o Valle Nevado. Não tem experiência? Opte por Farellones ou El Colorado. Particularmente, eu optaria por El Colorado porque é bemm menos lotada!
Dependendo do estilo do passeio que você escolher, muito provavelmente você vai estar mortooo de cansaço no final do dia mas, se ainda sobrar forças, você pode ir jantar em algum restaurante legal.
Dia 6 – Vinícola
Que o Chile é um famoso produtor de vinhos você já sabe, então mesmo que você não goste de beber você precisa conhecer os bastidores dessa produção e, claro, se você gostar de vinho irá saborear rótulos mundialmente famosos.
- Concha y Toro
- Undurraga
- Santa Rita
Qual a diferença entre as vinícolas?
A Concha y Toro foca mais na história da vinícola em si, ao invés de entrar em detalhes muito técnicos da produção dos vinhos e te leva para uma adega subterrânea para contar a história do vinho mais famoso deles: o Casillero del Diablo.
Já, as vinícolas Undurraga e Santa Rita são mais técnicas e te dão uma AULA sobre vinhos, desde a questão da extração das uvas, produção, armazenamento, etc.
As três são vinícolas muito bonitas, mas se sua intenção é apenas tirar boas fotos, definitivamente, vá para a Concha y Toro.
Dia 7 – Litoral Chileno
Você já conheceu o Oceano Pacífico? Alguma vez viu um leão marinho em seu habitat natural? Teve a oportunidade de almoçar em um resort de frente para uma das maiores piscinas do mundo?
Esse é o famoso litoral chileno e você não pode perder a chance de conhecê-lo!
Temos dois passeios para você escolher colocar no seu roteiro nesse dia:
- Valparaiso e Viña del Mar
Com toda certeza você já deve ter ouvido falar dessas duas cidades super famosas, não é mesmo?
Esse é o tour onde você vai conseguir enxergar duas outras facetas do Chile que não são possíveis de ver visitando apenas a capital.
Viña del Mar com sua modernidade e Valparaíso com sua arquitetura cultural e histórica (foi inclusive tombada como patrimônio da humanidade pela UNESCO)!
- Isla Negra, Algarrobo e Undurraga
Isla negra é uma área costeira em El Quisco, conhecida principalmente como a residência do poeta chileno Pablo Neruda, que lá morou de 1939 até a sua morte, em 1973.
Algarrobo é conhecida pelo hotel/resort San Alfonso del Mar, onde encontra-se uma das maiores piscinas do mundo. E é aqui onde fazemos a nossa parada para o almoço. Não tem cenário mais lindo! 🥰
Esse é um passeio completo pois ainda incluímos passar por uma das vinícolas mais queridinhas dos brasileiros, a Undurraga, que foi uma das primeiras vinícolas a plantar uvas vindas do exterior e a exportar vinhos para outros países.
E se você quiser saber o que levar na mala para o litoral chileno, não deixe de dar o play nesse vídeo aqui:
Dia 8 – Último dia de viagem
Que pena, sua viagem está chegando ao fim 😥 mas tenho certeza que se você fez seus passeios com a gente, você deve ter aproveitado e muuuuito e, claro, oportunidades para voltar não vão faltar.
Não deixe para fazer nada que seja muito longe do seu hotel e nem deixe para fazer nada muito em cima da hora para que você não corra o risco de perder o seu voo.
Lembre-se que você precisa estar no aeroporto 3 horas antes do seu embarque.
O check out das hospedagens também costumam ser por volta das 11h/12h, então se o seu voo for apenas à noite, você pode deixar as malas na recepção do hotel (não tem nenhum problema e eles estão super acostumados) e aproveitar para:
- Comprar lembrancinhas
- Comprar vinhos
- Comprar azeites chilenos
- Comprar chocolates chilenos
Se você não sabe o que levar do Chile para o Brasil, eu tenho um post específico apenas com dicas sobre isso. Vem conferir aqui!
Para te ajudar, vou deixar aqui pra você um checklist para que você não esqueça dos últimos detalhes antes de embarcar para o Brasil.
- [ ] Confirmar horário do transfer de volta ao aeroporto (Agende com o transfer para estar no hotel te buscando 4h antes, 1h de deslocamento até o aeroporto + 3 horas de antecedência do seu voo para o brasil);
- [ ] Organizar a mala;
- [ ] Retirar carregadores da tomada;
- [ ] Ver se não esqueceu nada em nenhum compartimento do hotel;
- [ ] Fazer check-out do hotel;
- [ ] Fazer check-in antecipado do voo;
- [ ] Embalar a mala no aeroporto;
- [ ] Passar no Duty Free;
- [ ] Voltar ao Brasil;
Recomendações para os passeios de montanha
É muito importante seguir algumas recomendações para os passeios na montanha ( Valle nevado e Farellones, Portillo, Termas, Valle Nevado Experience), principalmente se essa for a sua primeira viagem ao Chile!
Pensando nisso, selecionamos informações importantes para você não passar perrengue e aproveitar ao máximo o seu dia de passeio.
- Não recomendo alugar carro e ir por conta própria, além da estrada ser super perigosa pelas curvas, você ainda precisa ter experiência em dirigir na montanha (principalmente se você vier no inverno, com neve);
- São 60 curvas até chegar no Valle Nevado (40 curvas até chegar em Farellones e mais 20 até o Valle Nevado), e essas curvas são suuuper fechadas;
- Para evitar o mal de altitude você deve ir consumindo pequenos goles de água durante o trajeto (não esqueça da garrafinha), evite olhar para os lados durante as curvas e não consumir álcool e nem carne vermelha no dia anterior ao passeio. Caminhe devagar ao sair da van, nada de sair correndo ansiosa para pegar na neve, hein!
- Internet não pega o tempo inteiro, ok? Há alguns pontos da estrada onde você não terá recepção de telefone e nem internet. Mas não vai ser por isso que você vai deixar de gravar vídeos e tirar as melhores fotos para postar depois.
- Os passeios de montanha não são recomendados para gestantes e pessoas com hipertensão;
- Não duvide nem por um segundo que realmente vale a pena conhecer o Valle Nevado no verão. Esse vai ser o piquenique mais inesquecível da sua vida;
- Para o passeio de termas o recomendado é já ir vestido com a sua roupa de banho por baixo da roupa normal para não perder tempo. Comece o seu banho pelas piscinas de baixo (que são mais “frias”) e depois vá subindo pouco a pouco. Recomendo ficar 15 minutos em cada piscina para ir se acostumando com a temperatura;
- Evite molhar o cabelo nas águas termais por conta da quantidade de calcário que tem nela;
- Existe um restaurante em Portillo, mas não dá tempo de você almoçar e no inverno, muitas vezes fica fechado para os turistas. Caso no seu dia ele esteja aberto, recomendo pedir um vinho para tirar uma foto com um dos janelões e a laguna de fundo;
- A melhor estação de esqui para ir com crianças é Farellones, por conta do parque de diversões na neve;
- Se optar por comprar um lanche na montanha, escolha Farellones, pois os preços são bem mais baratos que no Valle Nevado;
- Se vier na época de neve, não esqueça de levar a cenoura para ser o nariz do seu boneco de neve;
- Seja pontual no horário de retorno que o guia marcar. Um atraso de 10 minutos pode significar 2 horas a mais no trânsito de volta a Santiago;
Para finalizar, eu não poderia deixar de te dar a maior dica de todas, para os seus passeios sempre escolha uma empresa que te entregue AMOR em absolutamente cada etapa da sua jornada, desde o seu contato ainda estando no Brasil até o momento de você finalizar todos os seus passeios.
A We Love Chile está aqui para fazer você vivenciar as melhores experiências no Chile, pensamos em cada detalhe com muito carinho!
Para reservar os seus passeios com a gente, é só chamar a nossa equipe de consultores no WhatsApp clicando aqui!