14.4 C
Santiago do Chile

TOUR ASTRONÔMICO

Laíse Mesquita

DURAÇÃO

2 horas

INCLUI ALIMENTAÇÃO?

Sim! Snacks.

PREÇO PARA ADULTOS

22.000 pesos (valores de combo - a partir de 3 passeios - devem ser consultados com o atendimento).

PREÇO PARA CRIANÇAS

18.000 pesos

PONTO DE ENCONTRO

Rua Caracoles

PONTO DE RETORNO

Seu hotel

TICKET DE ENTRADA

Não tem.

ALTITUDE

2.600 mts.

DISPONIBILIDADE

O ano inteiro - com exceção de noites com lua cheia.

O QUE PRECISO PARA RESERVAR?

Preencher o formulário de reserva e pagar 30% de adiantamento.

CANCELAMENTO SEM TAXA

Cancelando em até 48 horas antes do início da atividade, nós devolvemos 100% do adiantamento pago para realizar a reserva.

REMARCAÇÃO SEM TAXA

Você pode remarcar sem nenhuma taxa extra a data do seu passeio - em até 48 horas antes do início da atividade.

Itinerário

Esse tour tem 2 opções de horários de saída: 22h ou 00h no verão | 19h ou 21h no inverno.

Em qualquer uma das opções, você deve estar no ponto de encontro na Rua Caracoles, 15 min antes do início da atividade.

Saímos pontualmente no horário marcado.

LOCAL DE OBSERVAÇÃO

Saindo de San Pedro, demoramos cerca de 15 min para chegar no local de observação. Não é feita nenhuma parada nesse caminho.

Estão prontos? O show vai começar!

Não… esse não é um tour apenas para ver estrelas. Temos uma estrutura bem legal de informações que realmente agregam conhecimentos extras. E isso faz com que toda a experiência seja ainda mais única!

Nesse primeiro momento, nosso astrônomo te explicará as bases para a formação do universo (não se preocupem que não é NADA parecido com uma aula de escola, viu? hahaha). E é tudo em uma linguagem bem simples para que todos entendam – até mesmo os pequenos. E além disso, vocês entenderão um pouquinho também sobre como os povos andinos interpretavam as constelações e galáxias.

Mas é realmente importante que prestem atenção às explicações, porque ele faz de uma forma super dinâmica para que todos tenham uma base legal de informações na hora da observar as estrelas.

PRÁTICA

Depois desse primeiro momento de informações teóricas, já vamos para a prática. E que melhor prática que estar no Deserto do Atacama reconhecendo galáxias, estrelas e corpos celestes… certo? haha

Nesse primeiro momento damos prioridade total aos corpos que conseguimos observar à olho nu.

ESTUDO SOBRE AS ESTRELAS

Nesse momento do nosso tour, o guia irá explicar brevemente sobre o processo de formação das estrelas, o que significa quando ela está com uma cor mais avermelhada… dentre outras informações.

Já podemos utilizar o telescópio nessa hora para observar mais de pertinho todas as características antes mencionadas pelo astrônomo… e acreditem em mim: esse momento é mágico!

É quando tudo começa a fazer sentido. Concordam comigo que uma coisa é olhar pra cima e ver estrelas, e outra completamente diferente é olhar pra uma delas e saber IDENTIFICAR características que revelam o que ela significa, seu ciclo, sua idade e à que constelação pertence?

Parece loucura, mas vocês realmente vão conseguir identificar tudo isso!

CONSTELAÇÕES

Falando em constelações… essa parte do tour arrepia todo mundo!

Duas coisas vão acontecer: a primeira é que no momento em que você entra no campo de observação, você já vai começar a chorar pela quantidade de estrelas que você conseguirá ver. E a segunda é que quando você sair do campo de observação, você também irá chorar porque irá perceber que agora consegue identificar todas as principais constelações visíveis à olho nu!

Gente, sério. É muito emocionante.

Quando o guia pega o laser verde para desenhar no céu as estrelas que formam cada constelação, TODO MUNDO fala: “MEU DEUS! É MESMO! OLHA ISSO!”

Arrepiei.

PLANETAS

Todo mundo associa nosso tour astronômico apenas com estrelas. Mas é tanto mais que isso!

Vemos planetas também! Aprendemos a identificar quais são no céu – dentre a multidão de estrelas – e depois visualizamos pelo telescópio. Dependendo do mês que você vá, visualizará distintos planetas.

Por isso tem que voltar mais 3 vezes no Deserto do Atacama, hahaha.

GALÁXIAS

É exatamente isso que você leu! Você vai conseguir visualizar a VIA LÁCTEA nesse passeio. Eu não estou brincando!

E além dela, também outras nebulosas – que são: corpos celestes difusos.

A observação delas pelo telescópio é absolutamente incrível! O guia já deixa todo ajustado para você! É realmente só chegar e olhar!

COFFEE BREAK

Coloquei o Coffee Break no final porque não queria atrapalhar a viagem de vocês lendo tudo que irão conhecer nesse passeio, hahaha. Me emocionei escrevendo, imagina vocês que irão vivenciar em breve!

Os snacks na realidade são servidos na metade do tour, para que todos fiquem quentinhos e de barriga cheia.

Oferecemos: café, chocolate quentinho, biscoitos doces, bolachas salgadas, chocolates, pisco sour e vinho chileno! Uhu!!

TE DEIXAMOS NO SEU HOTEL

Eu sei que é triste, mas chegamos ao fim do passeio. E sim, eu sei que essa é uma experiência que você jamais vai esquecer. E sempre que alguém conversar com você sobre o Chile, imediatamente virá na sua cabeça a imagem do céu totalmente escuro sendo iluminado apenas pelas estrelas. E de como você se sentiu pequeno diante da imensidão do universo e ainda mais grato pela vida.

Um presente lindo do Deserto do Atacama para você.

Horário de retorno: 21h para quem foi às 19h | 00h para quem foi às 22h | 02h para quem foi às 00h.

Te deixamos no seu local de hospedagem, ok? Já que está bem tarde e não queremos ninguém perdido pelas ruas! haha

O QUE INCLUI O PASSEIO?

Guia turístico

Coffee Break

Translado ida e volta

Foto grupal

PERGUNTAS FREQUENTES

QUAL O MELHOR DIA PARA IR?

Recomendo ir em qualquer dia que não seja de lua cheia, porque a luminosidade da lua atrapalha completamente a visualização das estrelas. De acordo com o calendário lunar, a melhor fase para a observação seria a lua nova, onde o percentual de brilho refletido é quase zero! Deixando o céu bem escurinho para a melhor visualização possível! Mas já sabem né? TODO MUNDO quer ir em época de lua nova! Então tentem deixar reservado o mais cedo possível!

E SE NA DATA DA MINHA VIAGEM ESTIVER COM LUA CRESCENTE OU MINGUANTE?

Recomendo ir em um horário em que a lua ainda não tenha surgido no horizonte ou em um horário após ela ter sumido - para que a interferência luminosa seja menor.

POR QUE O CÉU DO ATACAMA É TÃO BOM PARA VER AS ESTRELAS?

Para começar, estaremos a 2.600 metros de altitude, no deserto mais árido do mundo. E agora, explicando “fisicamente”: O ar tem baixa umidade relativa, o que significa pouco vapor d’água no ar. E quanto menor a umidade, menos as estrelas desviam a luz emitidas por elas nas gotículas de água em suspensão na atmosfera - já que teremos POUCAS gotículas. Logo: menos desvio de luz, melhor observação! Deu pra entender? 🙂

E fora isso, nos afastando 15 min da cidade, já chegamos em um local com praticamente zero poluição luminosa. Não tem aquela loucura de luzes artificiais das cidades. Quanto mais escuro, melhor será para a observação. E não há melhor lugar para isso que no Deserto do Atacama.

O QUE ACONTECE SE O CÉU ESTIVER NUBLADO?

Se precisarmos remarcar seu passeio por condições meteorológicas, você não será cobrado absolutamente nada por isso. Podemos colocar para o próximo dia que esteja com o céu mais limpo 🙂
Mas não se preocupem porque são raras as vezes em que o céu do Atacama estará nublado. São mais de 300 dias de céus perfeitamente limpos por ano! A época mais provável em que as nuvens encubram as estrelas seria durante o Inverno Altiplânico, onde temos chuvas no Deserto - normalmente entre dezembro e março.

O QUE ACONTECE SE TIVER LUA CHEIA?

Você tem duas opções: Ou fazer o tour “Astro-Lunar” para observação da lua e todas as suas crateras (incrível também!) e dos planetas visíveis no período… ou pode pedir o reembolso. Isso porque quando a superfície lunar visível a partir da Terra fica 100% iluminada pelo Sol (período de lua cheia), fica impossível reconhecer os corpos celestes, por todo o brilho refletido.

TENHO ZERO CONHECIMENTOS SOBRE O UNIVERSO. POSSO IR MESMO ASSIM?

Com certeza! Se você não tem conhecimentos sobre, passará a ter. E quem já sabe algo, aprenderá ainda mais! Vale muito a pena!

POR QUE O TOUR É REALIZADO FORA DE SAN PEDRO?

Porque embora o centro de San Pedro já dê para observar MUITAS estrelas no céu, no local que te levamos não temos poluição luminosa NENHUMA atrapalhando. É um breu total! A iluminação vem única e exclusivamente das estrelas! E é isso que torna o passeio tão único! Ah! Esqueci de contar uma coisa. Nesse local, você não precisa nem olhar para cima para ver as estrelas! Porque tem estrela ATÉ na linha do horizonte! Vocês conseguem imaginar como deve ser isso? Hahaha Ver uma árvore com estrelas ao lado!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS HORÁRIOS DE SAÍDA?

Nenhuma. Apenas a posição dos corpos no céu… mas você conseguirá visualizar todos e terá as mesmas explicações do astrônomo, independente do horário!

VOU CONSEGUIR TIRAR FOTOS COM O MEU CELULAR?

Não… tudo que aparecerá será um borrão… Fora que o simples fato de desbloquearem a tela do celular, já emitirá uma luz super forte atrapalhando a experiência de todos. Então, por favor, pedimos para que não liguem os celulares no campo de observação.

A FOTO INDIVIDUAL PROFISSIONAL JÁ ESTÁ INCLUSA?

Não, apenas a grupal. A individual pode ser adquirida lá mesmo por um valor de 3.000 pesos chilenos pagos diretamente ao fotógrafo, em dinheiro.

JÁ OUVI FALAR DE UM “ALMA” MAS NÃO SEI O QUE É!

ALMA significa “Atacama Large Millimeter/submillimeter Array”. É o maior observatório astronômico do mundo! Tem noção? Hahaha Fica a 40 km de San Pedro e inclusive pode ser visitado aos sábados e domingos! Mas é preciso reservar com um mês de antecedência! O maior telescópio deles está a 5.000 metros de altura e tem 66 antenas de alta precisão.

EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO VOU CONSEGUIR VER A VIA LÁCTEA?

Os braços espirais podem ser vistos praticamente qualquer mês do ano. Mas o centro da Via Láctea (que é a região mais cheia de estrelas) só conseguimos ver de março a outubro.

QUAL ÉPOCA IR?

ÉPOCA QUENTE - VERÃO/PRIMAVERA

Recomendo ter cuidado apenas para quem vem nos meses de dezembro a março, pois é a época do Inverno Altiplânico - chuvas no deserto. Isso pode ocasionar um céu muito nublado, o que dificultaria a visualização. Mas você será notificado antes do início do passeio para realizar a remarcação para outro dia. Sendo assim, recomendo que agendem esse tour para o PRIMEIRO dia de viagem - para ainda dispor de dias extras para um possível imprevisto por condições meteorológicas.

ÉPOCA FRIA - OUTONO/INVERNO

É a época mais indicada para realizar esse passeio, já que o clima estará ainda mais seco! Quanto mais seco o clima (menos umidade no ar), menos as estrelas desviarão a luz emitidas delas nas gotículas de água em suspensão na atmosfera - melhorando ainda MAIS a visualização.

QUAL TIPO DE ROUPA USAR?

Segunda camada

Época quente: Roupas quentinhas e feitas de algodão. Ex: Suéter/moletom. Embaixo pode ser moletom também ou calça jeans.

Época fria: Roupas BEM pesadas. Sabe aquela blusona de inverno que é bem pesada e bem quente? Use ela! Vocês vão estar de MADRUGADA no deserto, meu povo! Vão ser as temperaturas mais baixas que irão pegar.

Terceira camada

Época quente: Casacos quentes (jaquetas/sobretudos não costumam dar conta do frio).

Época fria: Casacos de inverno pesados – de preferência aqueles com pelinhos por dentro.

Vocês podem achar que eu estou exagerando, mas as vezes oferecemos até umas mantas para quem vai desagalhado nesse tour. Escolham ir quentinhos 🙂

O QUE LEVAR?

CACHECOL

LUVAS

DICAS EXTRAS

Atenção aos horários de saída de acordo com a época do ano em que você vem!

No verão: 22h ou 00h.

No inverno: 19h ou 21h.

Estejam sempre 15 min antes do horário de saída no ponto marcado.

Consulte o calendário lunar para JAMAIS marcar seu passeio em dia de lua cheia – a não ser que sua intenção seja fazer o tour Astro-Lunar (onde você observará no telescópio a topografia da lua com as suas crateras e alguns planetas).

Caso seu objetivo seja a visualização de estrelas, marque preferencialmente para um dia de lua nova, crescente ou minguante.

Não esqueçam de fazer o Seguro Viagem! Importantíssimo para qualquer lugar do mundo.

Clicando no link abaixo, temos um desconto de 5% para vocês 🙂

É só digitar na parte de cupons: WELOVECHILE5

SEGURO VIAGEM

Temos banheiros disponíveis nas tendas, ok? Que são as casinhas que sentamos no primeiro momento do nosso passeio para receber as explicações teóricas sobre o Universo 🙂

Evitem ligar o celular durante o passeio – principalmente nos campos de observação. Porque qualquer luz, por mínima que seja, atrapalha muito na visualização dos astros.

%d blogueiros gostam disto: