Santiago do Chile é uma cidade incríveeeeel durante todo o ano, mas no inverno ela ganha um charme especial, com suas montanhas cobertas de neve que cercam a cidade e uma atmosfera mágicaaaa que só essa estação pode proporcionar. Se você está planejando uma viagem para Santiago entre junho e setembro, prepare-se para uma experiência única! Neste post, vamos te ajudar a planejar cada detalhe para aproveitar ao máximo o inverno chileno. Então, siga lendo para descobrir quando vir e o que trazer na mala para passar o inverno em Santiago. Borá lá?
Quando ir? Quando é o inverno em Santiago do Chile?
O inverno em Santiago oficialmente acontece entre 21 de junho e 21 de setembro (igualzinho ao Brasil), mas o auge da neve costuma ser entre final de junho e meados de setembro. Esse é o período ideal para quem quer ver neve nas montanhas e aproveitar as as estações de ski e parques de neve. Porém, podem haver variações, pois isso é algo que muda de ano para ano, pois tudo depende da natureza. Então às vezes a neve chega antes, como em 2024, que começou a nevar em abril e em maio as estações de ski abriram. Assim como a neve pode durar até outubro, o que também aconteceu esse ano. Ao contrário também pode acontecer: a neve chegar mais tarde e acabar mais cedo. Por isso que o mais indicado, se você quer brincar, esquiar e aproveitar mesmo a neve, são os meses de julho e agosto, porque são os meses mais garantidos de ter neve e das estações de ski estarem funcionando.
Inclusive, outro ponto importante é que os parques de neve só funcionam quando tem bastante neve acumulada. Então, mesmo que comece a cair as primeiras nevascas no início de junho, por exemplo, isso não quer dizer que imediatamente os centros de ski vão abrir, pois precisa ter uma boa camada de neve acumulada nas montanhas para eles iniciarem as atividades.
Dito tudo isso, fica claro que se você quer ver neve, você precisa viajar para Santiago do Chile no inverno, principalmente nos meses de julho e agosto.
Aqui está uma visão resumida das condições típicas dos meses de inverno:
- Junho: início do inverno, com temperaturas em queda e as primeiras nevascas nas montanhas. As estações de esqui normalmente começam a abrir neste mês.
- Julho: ponto alto do inverno (mês de alta temporada), com o frio mais intenso e a neve cobrindo as montanhas na parte alta de Santiago. Este é um dos meses mais garantidos para ver neve! Julho, além de ter um alto fluxo de turistas, também é período de férias dos chilenos, então eles sobem em peso para curtir a neve e as estações de ski ficam mais cheias.
- Agosto: ainda muito frio, com boas condições de neve. As estações de esqui seguem funcionando a todo vapor. Esse é o segundo mês com mais garantia de ter neve. Nesse mês, ainda é alta temporada, mas a cidade já está menos movimentada do que em julho, pois as férias dos chilenos já acabaram.
- Setembro: no início do mês ainda é possível ver neve nas montanhas, mas as temperaturas começam a subir, geralmente, marcando o fim da temporada de esqui.
Como é o clima e temperaturas no inverno em Santiago:
No inverno, o clima de Santiago é seco, embora seja a época do ano em que ocorre a maior parte das chuvas da cidade. Mas não se preocupe muito com isso, pois apesar de ser o período de chuvas, em Santiago quase não chove. Então, geralmente, não são tantas chuvas assim, tá? Então dificilmente vai atrapalhar seus passeios!
- Durante o dia: as temperaturas ficam em média entre 10°C e 15°C, mas podem variar dependendo da semana. Nas montanhas, essas temperaturas costumam ser bem mais baixas, beirando 0ºc ou menos.
- À noite: a temperatura geralmente cai para 2°C a 5°C e, em alguns casos, pode até ficar negativa nas áreas ao redor de Santiago, e claro, nas montanhas.
O que trazer na mala para o inverno em Santiago?
Para curtir Santiago no inverno sem passar frio (e ainda tirar aquelas fotos incríveis!), aqui vai uma listinha completa do que colocar na mala:
1. Casacos e jaquetas
Aposte em um casaco pesado, para aguentar o frio noturno e os possíveis dias chuvosos. Um casaco corta-vento também é ótimo, já que Santiago pode ter alguns dias com ventos gelados.
2. Se vista em camadas
O truque do inverno é se vestir em camadas! Leve blusas ou camisas térmicas, depois um suéter ou moletom quentinho e finalize com um casaco. Assim, se der uma esquentada durante o dia, você pode ir tirando as camadas, e quando esfriar, ir vestindo de novo.
3. Calças confortáveis e quentes
Leggings grossas, calças de moletom ou jeans mais grossos (para usar por cima da calça térmica) são perfeitos para o inverno chileno.
4. Roupas impermeáveis para a neve
As roupas impermeáveis para a neve são essenciais para os tours de montanha. Mas claro que WeLovers, não precisam se preocupar com isso, pois podem alugar as roupas e botas impermeáveis no We Love Rental no dia do passeio, essa já é uma parada do nosso itinerário para os passeios de neve. Dessa forma, você economiza espaço na mala, tempo e dinheiro, pois não irá precisar ficar perdendo tempo e dinheiro se deslocando para alugar e devolver as roupas em outros lugares. Perfeito, né?
5. Acessórios quentinhos
Cachecol, gorro e luvas são seus melhores amigos no inverno chileno! Eles vão te proteger do frio e garantir que você esteja bem aquecido.
No frio, é muito importante que todas as extremidades estejam bem aquecidas e protegidas, então não menospreze esses acessórios, tá?
Além disso, eles são uma ótima forma de deixar seu look mais lindo e estiloso!
6. Óculos de sol e protetor solar
Isso mesmo! Mesmo no inverno, o sol pode ser forte em Santiago, principalmente nas montanhas. E na neve, o reflexo da luz solar é intenso, então proteja a pele e os olhos. Isso é mega importante!
Agora que você tem todas as dicas e informações sobre o que esperar de Santiago do Chile no inverno, é só organizar as datas, arrumar a mala e embarcar nessa viagem incríveeeeel! Seja para ver neve, explorar a cidade ou curtir um bom vinho em uma vinícola, o inverno chileno é uma temporada mágica e cheia de descobertas. Prepare-se para paisagens de tirar o fôlego, experiências inesquecíveis e muuuuita diversão!
E para que sua viagem seja maravilhosa, sem contratempos, você precisa assistir a aula Chile sem Perrengues, que a Laíse Mesquita fará no dia 20/11 às 20:02. O evento será 100% online e gratuito e para participar, é só se inscrever clicando aqui. Te esperamoooos!