PASSEIOS TURÍSTICOS Santiago Deserto do Atacama Salar de Uyuni

Feriados, festas nacionais e eventos anuais

Os passeios acontecem 365 dias do ano, com exceção dos dias 25/12 e 01/01. No entanto, é importante observar que as vinícolas geralmente permanecem abertas durante a maioria dos feriados, exceto aqueles considerados irrenunciáveis, quando optam por fechar suas portas em respeito às tradições e às necessidades dos funcionários.

O que abre e o que fecha nos feriados irrenunciáveis


O que abre:

  • clubes
  • restaurantes
  • pubs
  • discotecas
  • cinemas
  • lojas de conveniência em postos de combustíveis
  • comércios atendidos pelos seus próprios donos.

O que fecha:

  • comércio
  • supermercados
  • pontos turísticos

Feriados Religiosos: Uma Jornada de Espiritualidade e Reflexão


O calendário de feriados no Chile reflete a profunda influência da religião católica no país. Um dos feriados mais importantes é a Semana Santa, que marca a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Durante esta semana, as cidades chilenas ganham vida com procissões, missas especiais e representações teatrais que recriam os eventos bíblicos.

Outro feriado religioso significativo é o Dia da Virgem do Carmo, padroeira do Chile, celebrado em 16 de julho. Neste dia, fiéis de todo o país participam de procissões e cerimônias em honra à Virgem Maria, pedindo por sua proteção e bênção.

O que abre e o que fecha na semana santa?

  • Sexta:
FECHA: shoppings, museus, vinícolas e vários comércios (inclusive Casas de Câmbio).

ABRE: restaurantes. Uma alternativa para fazer na sexta é fazer algum passeio com a We Love Chile ou percorrer os parques de Santiago de bicicleta.

  • Sábado e Domingo
ABRE: shoppings, museus, vinícolas, comércios e restaurantes. Aproveite esse feriado para experimentar os frutos do mar e peixes chilenos, que na semana santa são muito consumidos, mas esqueça do bacalhau (no Chile não é costume). Prefira o Salmão, Reineta, Merluza e os mariscos (as Machas a la parmesana são minhas favoritas). Os santiaguinos costumam fugir de Santiago a partir de quinta-feira. Costumam ir para o sul ou para o litoral chileno → e isso significa que as estradas ficam super lotadas!

Festas Nacionais: Celebrando a Identidade Chilena


Além dos feriados religiosos, o Chile também celebra várias festas nacionais que destacam sua rica história e identidade cultural. Um dos eventos mais importantes é o Dia da Independência, em 18 de setembro, que marca o início do processo de independência do Chile do domínio espanhol.

Chamada de Fiestas Patrias, esta é uma ocasião de grande alegria e orgulho nacional, com desfiles, festivais de comida, música ao vivo e fogos de artifício em todo o país. Todos os espaços são decorados com símbolos nacionais, como a bandeira chilena.

Nessas festas, vocês podem visitar as FONDAS. Tradicionais eventos que ocorrem nos principais parques – o maior evento ocorre no Parque O’higgins.

É um ótimo lugar para você experimentar o terremoto, uma bebida típica daqui.

O que abre e o que fecha nas Fiestas Patrias:

  • Dia 17 de Setembro

ABRE: restaurantes, shoppings, museus, comércios, supermercados.

FECHA: nada. É feriado, mas não é considerado irrenunciável. Logo, os restaurantes não são obrigados a fechar. Mas podem fechar mais cedo do que o costume – como 18:30. Shoppings abrem normalmente de 10 às 20h. Você verá que as cidades no Chile já estarão esvaziando no dia 17.09 (quinta), quando as pessoas já começam a viajar.

  • Dia 18 e 19 de Setembro

ABRE: alguns restaurantes, bares, fondas (onde são feitas as festas), baladas, cinemas, casino, farmácia de plantão, posto de gasolina. FECHA: Comércio (loja, supermercado e shoppings) e museus. Há aqui uma exceção, o comércio atendido pelos próprios donos (normalmente são pequenos armazéns), podem abrir.

Outra festa nacional significativa é o Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio. Esta é uma ocasião para reconhecer e homenagear a contribuição dos trabalhadores chilenos para o desenvolvimento do país, com manifestações, marchas e eventos comunitários em todo o Chile.

Quer conferir um pouquinho como funciona as tradicionais festas pátrias? Então vem comigo nesse vídeo:

Eventos Anuais: O Calendário Festivo do Chile


Outro evento imperdível é a Festa da Colheita de Uva, que ocorre em março em várias regiões vinícolas do Chile, como o Vale do Maipo e o Vale de Colchagua. Esta festa colorida celebra a colheita das uvas e o início do processo de produção de vinho, com degustações, tours pelas vinícolas e festivais gastronômicos. Chamada de Festa da Vendimia, essa festa acontecem para celebrar a terra fértil, produtividade e a colheita das uvas. Espere muita música, animação e gastronomia típica chilena.

Se você quer ter a experiência de participar dessas festas, comer a uva docinha das vinícolas direto da parreira e pisar as uvas com os pés, venha em março ou abril. Essa época também é ótima para se hospedar nas vinícolas que possuem hotéis. Elas costumam fazer programações diferenciadas para esse período da Vendímia.

Minha recomendação: vinícola Santa Cruz (pelo teleférico, Museu do Automóvel e Museu do Vinho). Vai ser uma experiência bem completa e não faltarão atividades para fazer durante o dia.

Outros eventos que acontecem durante o ano:

  • Festival Internacional Santiago a Mil: Ocorre, geralmente, no mês de janeiro, e tem como objetivo apresentar ao público várias performances teatrais.
  • Carnaval do Sol – Arica: O Carnaval Andino Internacional com a Força do Sol é realizado todos os anos no final de janeiro e reúne mais de 160 mil pessoas que vêm para aproveitar este espetáculo visual. É considerado o terceiro carnaval mais importante da América Latina e conta com música, danças tradicionais e vestimentas muito coloridas.
  • Festival Santiago OFF: Também no mês de janeiro, este festival oferece música, dança, teatro e circo em diversas partes de Santiago.
  • Festival Lollapalooza: Conhecido pela maioria dos brasileiros, este evento musical reúne grandes nomes da música internacional (Foo Fighters, Pearl Jam e The Killers, por exemplo). Ele acontece, na maioria das vezes, no mês de março ou abril.
  • Festa Tapati – Rapa Nui, Ilha de Páscoa: Se você quer visitar a ilha mais indômita do mundo, faça sua viagem em fevereiro para participar da festa Tapati onde verá a arte em movimento, corpos pintados e competições juvenis de natação. As atividades tradicionais tomam conta da ilha e a tornam em um foco cultural impressionante.
  • Festival Womad: Este é um festival de música alternativa que acontece em meados de fevereiro. Artistas deste estilo musical se reúnem neste evento e fazem a festa dos turistas.
  • La Noche Valdiviana: No dia 09/02 os moradores de Valdivia celebram a fundação da cidade. Neste dia, dezenas de embarcações dão vida ao rio, levando guirlandas que competem pelo prêmio de navio mais glamouroso de todos. E uma queima de fogos encerra a noite do festival.
  • FILSA: Essa feira internacional do livro costuma acontecer entre outubro e novembro em Santiago. Ela fornece aos seus visitantes muitas palestras, apresentações, lançamentos de obras e exposições. Aos amantes de literatura, vale a pena ir até lá!
  • Maratona de Santiago: evento anual onde corredores do mundo inteiro se encontram aqui para correr milhares de quilômetros. Tem de 5, 10, 21, e 42 km.

Os feriados, festas nacionais e eventos anuais no Chile oferecem uma visão fascinante da alma festiva e da rica herança cultural deste país sul-americano. De manifestações religiosas profundas a celebrações alegres da identidade nacional e tradições regionais, há algo para todos nesta terra de contrastes e beleza.

Então veja se tem algum feriado/festa nacional na semana que você viaja. Se sim, se programe para fazer algo nesses dias (como por exemplo: passeios). Caso não tenha reservado o seu ainda, é só clicar aqui e falar com uma de nossas consultoras no WhatsApp.

Veja também

Black Friday 2024: passeios em promoção no Chile

Neve no Chile: 13 dicas para ter a melhor experiência

Vem a Santiago do Chile no inverno? Saiba quando vir e o que trazer

Está curtindo nosso Blog? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn