Como em qualquer aventura, é crucial estar preparado para situações de emergência que possam surgir durante a sua viagem. Aqui eu vou te passar orientações essenciais e dicas valiosas sobre como lidar com emergências no Chile.
É claro que a gente não quer que você passe por nenhuma situação de emergência, mas imprevistos podem ocorrer e nós temos a obrigação de te orientar o que fazer nesses casos.
Nosso objetivo é capacitar os viajantes com o conhecimento necessário para agir com calma e eficácia em momentos críticos. Assim, você poderá desfrutar de sua viagem ao Chile com tranquilidade, sabendo que está pronto para enfrentar qualquer desafio que surgir.
A primeira coisa que você precisa saber é que situações de emergências são apenas aquelas que envolvem risco à vida, à segurança ou à dignidade humana de cidadãos brasileiros.
Como saber se sua situação é realmente de emergência:
- Ocorrências policiais
- Detenções
- Casos de tráfico de pessoas
- Casos de violência e maus tratos
- Catástrofes naturais e conflitos armados
- Acidentes e hospitalizações
- Falecimentos
- Inadmissão/deportações
Em casos de comprovada emergência, o plantão consular deve ser contatado. Para tanto, os casos devem ser de extrema urgência e devem ter ocorrido fora do horário comercial (das 8h às 20h).
Nesse caso você irá procurar pelo Consulado Brasileiro.
O número de telefone do plantão consular funciona 24 horas por dia, mas receberá demanda apenas encerrado o horário normal de expediente.
Para ligar, disque: 00 + código da operadora de longa distância + (569) 9334-5103.
Como último recurso, pode-se ligar, ainda, para o telefone do plantão no Brasil, pelo número (61) 981972284.
Ressalta-se, novamente, que os telefones de plantão devem ser utilizados SOMENTE em situações de emergência e APENAS fora do horário comercial (antes das 8h ou após as 20h).
Em horário comercial, deve-se enviar e-mail para dac@itamaraty.gov.br aos cuidados do Núcleo de Assistência a Brasileiros, indicando o país onde se encontra.
Não São Emergências:
- Perda de passaporte ou outros documentos
- Extravio de bagagem
- Vencimento de documento de viagem
- Perda de voos
- Recusa de concessão de vistos e autoridades estrangeiras
- Quaisquer outras situações que não impliquem risco iminente à vida ou à segurança de um brasileiro no exterior
Casos que não sejam emergências (ou emergências que tenham ocorrido no horário comercial, entre 8h e 20h, de seguda à sexta) poderão ser reportados ao Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB), em Brasília, ou ao Consulado ou Embaixada do Brasil mais próxima.
Recomenda-se que, no contato com o NAB ou com a Representação do Brasil no exterior, seja fornecido o maior número possível de informações sobre o caso em questão, incluindo:
- Nome completo do brasileiro a ser assistido
- Data de nascimento
- Filiação
- Número do passaporte
- Breve relato do ocorrido (o que aconteceu, onde aconteceu, telefones e/ou endereços de contato)
O Consulado-Geral do Brasil em Santiago não se responsabiliza pelo pagamento de dívidas de hotel, hospitalares ou por passagens de retorno ao Brasil, mesmo em situações classificadas como emergenciais.
Consulado Geral do Brasil em Santiago
- Endereço: Calle los Militares 6191. Santiago, Chile.
- Telefone: (562) 2820-5800
- Plantão Consular: (569) 9334-5103 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
- E-mail: cg.santiago@itamaraty.gov.br
- Site da Repartição: cgsantiago.itamaraty.gov.br
- Solicitando assistência – CLIQUE AQU
- Em situação de emergência – CLIQUE AQUI
- Fale Conosco – CLIQUE AQUI
O que fazer se você for roubado no Chile?
Santiago é uma das cidades mais seguras da América do Sul, porém, como uma grande metrópole, tem os seus riscos.
Infelizmente, é muito comum ocorrerem furtos com turistas por aqui (principalmente no centro da cidade). Isso porque, quando estamos viajando acabamos por nos encantar pelos lugares e acabamos ficando um pouco distraídos com nossos pertences e é aí que corre o perigo.
Caso aconteça com você, procure um policial pelas proximidades. Os policiais no Chile são muito respeitados e poderão auxiliá-lo. O telefone gratuito dos Carabineros é 133.
Mesmo que a probabilidade de recuperar seus valores seja pequena é importante fazer a denúncia e bloquear seus cartões do banco.
O que fazer em caso de perda ou roubo de documentos
Essa é outra situação bem comum de acontecer também, principalmente com aquele documento que a gente recebem assim que passa pela PDI (como não é avisado que você precisa guardar esse documento para sair do país e ele parece com uma nota fiscal, é bem normal de vocês acabarem jogando fora sem querer).
Caso aconteça, vá até a PDI (Policia de Investigaciones) e faça a queixa da perda/ roubo de seu documento (algo como o boletim de ocorrência que temos no Brasil).
O que é importante você saber:
- O local costuma estar sempre lotado, pois por aí são feitos vários trâmites, mas na entrada há uma fila para senha, ali o atendente poderá te ajudar. O trâmite é pago.
- Se você tiver perdido a sua Tarjeta Unica Migratoria, você também pode solicitar a segunda via na PDI – esse trâmite não é pago.
- ENDEREÇO EM SANTIAGO: Calle San Francisco, 253 (metrô Santa Lucía)
- ATENDIMENTO: segunda a sexta das 8h às 14h
Depois disso, vá ao Consulado do Brasil no Chile para pedir uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).
Para a emissão de documento podem pedir que você comprove que é brasileiro, então o ideal é ir com TUDO o que você tiver (habilitação, voucher do voo, etc).
A perda ou roubo de documentos NÃO É considerada uma emergência para o consulado.
Isso quer dizer que você terá que resolver pessoalmente a questão e no horário de funcionamento do consulado.
- ENDEREÇO EM SANTIAGO: Los Militares, número 6191 (Térreo) Bairro Las Condes (alguns quarteirões do Metrô Manquehue)
- ATENDIMENTO: segunda a sexta das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 16h30
Dicas:
Leve cópias dos documentos pessoais e envie cópias no seu e-mail para qualquer eventualidade. Você pode, por exemplo, andar na rua com sua carteira de habilitação e deixar no hotel o seu RG e passaporte . Assim, para qualquer IMPREVISTO você estará garantido!
Guarde bem sua via do cartão de entrada/saída (“tarjeta de imigración”), porque é necessário a apresentação desse documento quando da saída do país, juntamente com o passaporte ou a carteira de identidade (RG). O ideal é circular no Chile com cópia desta via, para caso perder não ter que pedir a segunda via (na PDI).
Contatos importantes em caso de emergência
- PDI Policía de Investigaciones: 134
- PDI (Aeroporto): +22690 1796
- Ambulancia SAMU: 131
Esperamos que este guia de emergência no Chile tenha sido útil e informativo para você. Nossa missão é garantir que você esteja preparado para lidar com qualquer situação crítica que possa surgir durante sua viagem aqui pelo Chile.
Lembre-se sempre da importância da prevenção e do planejamento antecipado. Mantenha-se informado sobre os recursos disponíveis, como números de emergência locais e contatos de serviços médicos, e certifique-se de ter um plano de ação claro em mente para diferentes cenários.
Embora ninguém deseje uma emergência durante suas férias, estar preparado pode fazer toda a diferença em sua segurança e bem-estar. Com a preparação adequada, você poderá aproveitar ao máximo sua jornada pelo Chile, sabendo que está pronto para enfrentar qualquer desafio que possa surgir.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar suas próprias experiências e conselhos sobre emergências no Chile, não hesite em deixar um comentário abaixo. Estamos aqui para ajudar e aprender juntos.